Todo negócio, seja de pequeno ou grande porte, é fundamental dar uma atenção especial ao marketing digital. Antes de tudo, você precisa saber quem é o seu público, quais seus pontos fortes e fracos, e por onde começar a atuar. Por isso, o primeiro passo é planejamento estratégico. Após essas etapas cruciais já definidas, vamos ao que interessa: Quais serão os desafios para 2020?
É preciso estar atento às mudanças das tecnologias, o comportamento do público e ir além, apostar no que ainda é o futuro para sair na frente. Saiba quais serão as principais tendências em marketing digital para 2020, e o que você deve levar em conta para alavancar o seu empreendimento:
Tenha um diferencial
Hoje em dia, somos bombardeados com milhares de informações, por isso, o cliente deseja se sentir único. Ele quer ter uma experiência diferenciada e lembrar daquela marca como se fosse parte da sua vida.
Explore ações que causem impacto e façam com que a sua marca seja parte da memória do seu público. Entregar um bombom no Dia do Professor, enviar uma carta junto com a entrega do seu produto ou oferecer pequenos brindes para o consumidor experimentar um novo serviço, por exemplo, podem ser fundamentais na fidelização do cliente. Em suma, aproveite as datas comemorativas, mas com cautela.
Lembre-se: simples atitudes podem fazer a diferença.
Pesquise a concorrência
Pensar que o seu negócio não tem concorrentes é um erro gravíssimo. Por mais exclusivo que seja o seu serviço, sempre terá alguém fazendo o mesmo. Por isso, pesquise o que a concorrência está fazendo, quais públicos está atingindo e avalie se esse caminho é positivo, ou você deve ir na contramão.
Analise o mercado, busque informações seja na mídia tradicional, nas redes sociais ou até mesmo conversando com o seu público. Ouça o que o consumidor tem a dizer para você e como avalia o seu trabalho.
Redes sociais são o termômetro do seu segmento
O mundo das redes sociais é muito dinâmico e veloz. Todo momento surge novas ferramentas novas e as plataformas se reinventam. Estima-se que no Brasil 66% da população está nas redes sociais, segundo relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social. Dentre as principais redes estão Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e Linkedin.
Mas calma, não é preciso estar em todas as redes e publicar todo dia.
Mais importante que manter um perfil em todas as redes sociais é saber em qual delas o seu público está presente. Assim, será possível mapear o comportamento do cliente, e entender qual conteúdo é o melhor para cada rede.
Use e abuse dos seus canais de comunicação
Aqui também vale lembrar que é preciso muito planejamento e objetivos bem definidos, obviamente. Aproveite mídias como Whatsapp, Telegram e E-mail marketing para gerar conteúdo interessante e impulsionar seu negócio.
Outra dica importante: os vídeos são ótimos para quem quer transmitir uma mensagem rápida ou reviews de produtos. O importante é ser lembrado pelo seu público!
E-mail marketing: sim!
Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância do e-mail marketing. Além de ser uma ferramenta muito importante, tem amplo alcance e captura a atenção de quem está interessado no seu produto ou serviço.
Outro ponto fundamental é que você consegue mensurar os resultados. Afinal, no marketing digital a mensuração de dados é essencial para saber se o seu investimento teve retorno.
Deixe um comentário sobre as suas expectativas para 2020 e o que está em alta no marketing digital na sua opinião.
Se você tiver dúvidas de como implementar estratégias de marketing digital na sua empresa, entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você e trocar ideias fantásticas!
Podcasts já são o presente
Frequentemente ouvimos a expressão: Não tenho tempo para nada! E cada vez mais isso tende a aumentar. Com as diversas obrigações e atividades ao longo do dia quase não sobra tempo para ler ou aprender sobre novos assuntos. É uma verdadeira maratona para conseguir absorver tanto conhecimento.
Os podcasts vieram para ficar. Com eles é possível você continuar as suas atividades cotidianas e ainda consumir conteúdo de qualidade, de maneira prática e com mais liberdade. Confira algumas dicas de podcasts e plataformas para ouvir esse tipo de conteúdo.
Continue no Blog!
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