Customer Service: o que é e qual a importância dele para a minha empresa?

Hoje em dia quando temos um problema com produtos ou serviços de uma determinada empresa, o canal de reclamações precisa ser o mais rápido e eficaz. Afinal, ninguém gosta de ficar horas no telefone tentando resolver um problema e não ter uma resposta consistente. Muitas empresas de sucesso investem na contratação do Customer Service, o setor responsável por receber as reclamações dos clientes.

Mas claro, não se resume a apenas um call center passivo, é uma área que tem uma importância estratégica, pois ao ouvir os problemas, consegue identificar e analisar diversas oportunidades de melhoria.

O termo originado do inglês refere-se ao atendimento ao consumidor no processo antes, durante e após a compra.

Em resumo é uma área de atuação bastante ampla, pois ter clientes satisfeitos em todos os momentos da jornada de compra e que volte a consumir o seu produto é o objetivo de todas as marcas.

Por que devo ter um Customer Service na minha empresa?

Mesmo em um e-commerce, o cliente pode precisar de orientações sobre prazos de entrega, formas de pagamento, entre outras dúvidas. Não é só em loja física que o público precisa de um atendimento mais personalizado.

Por isso, ter um setor especialmente orientado e focado em proporcionar o melhor atendimento é essencial. Confira algumas vantagens de ter um Customer Service na sua empresa:

  • Fidelização dos clientes

Ter um atendimento humanizado e com foco em ouvir os clientes é uma dica preciosa para você atingir o sucesso da sua marca.

Quando o seu público se sente acolhido é muito mais fácil fortalecer o vínculo e fazer com que ele indique o seu produto ou serviço para mais pessoas.

O Customer Service também é fundamental na hora de construir uma reputação para a sua marca, fazendo parte da construção da imagem e do branding.

Mesmo que o seu produto ou serviço tenha apresentado algum defeito ou problema, com o suporte correto de maneira rápida e atenciosa, o seu público irá ter uma experiência considerada positiva, pois tudo foi resolvido.

Quando o cliente for indicar a sua empresa, terá na memória a solução rápida e o bom atendimento que recebeu.

Cuide dos comentários em redes sociais e nas avaliações do site, pois os comentários positivos são ótimos para criar uma reputação boa no mercado.

  • Destaque-se da concorrência

 Ter uma cultura com foco no cliente é a preocupação de muitas empresas que seguem as tendências, mas, infelizmente, ainda não é a realidade do mercado.

Ao adotar uma estratégia de Customer Service a sua empresa será destaque frente aos concorrentes, e além disso, você notará diversas oportunidades de melhorias nos serviços e produtos.

Resumindo, o Customer Service é responsável por inúmeras atualizações e sugestões que podem tornar o seu negócio muito mais competitivo.

Contudo, essa área não se resume a apenas atender reclamações. Ela irá lidar com a insatisfação do cliente, buscando resolver suas dificuldades com eficiência, mas, também deve procurar formas de evitar que os problemas se repitam.

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