Marketing digital para iniciantes

Se você pretende iniciar uma carreira em marketing digital ou quer aprender mais sobre o assunto para aplicar os conhecimentos no seu negócio as notícias são muito boas.

O marketing digital tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Hoje não basta estar online, é preciso ter estratégias sólidas para conseguir sucesso.

Hoje o marketing digital faz parte do cotidiano do consumidor, é impossível pensar em sucesso de vendas sem ter a ação de marketing por trás. E assim como todas as áreas do marketing, o digital segue se adaptando aos novos costumes do consumidor e às inovações tecnológicas.

Segundo dados do estudo Social Media Trends, realizado em 2017, 92% das empresas estão nas redes sociais. Isso significa que cada vez mais o profissional de marketing será necessário para absorver todo esse mercado que está tomando forma e que veio para ficar.

Agora que você já sabe da importância que o marketing digital tem para as empresas e pessoas, separamos algumas dicas de marketing digital para iniciantes. Vamos lá?!

 

Planejamento

Parece até clichê, e realmente é, mas tudo começa pelo planejamento.

Antes de tudo pense: o que você quer?

É começar a vender na internet, é ser conhecido como autoridade em algum assunto, ou você quer oferecer serviços de consultoria online? Qualquer uma dessas atividades ganham muito mais brilho com a ajuda do marketing digital.

É bem provável que nessa etapa apareça mais de um objetivo, mas lembre-se que tudo tem o seu tempo. Então prefira ter um ponto de partida para depois ir avançando as casas.

Marketing digital requer paciência, correr alguns riscos em prol do objetivo e também muita análise das ações. Então não vai ser da noite para o dia que você vai virar milionário, pelo menos não é tão comum isso acontecer.

A dica é começar abrindo um arquivo no word, ou se preferir anotar em um caderno, anote tudo que você pretende atingir.

Exemplo: quero aumentar os seguidores, quero despertar a atenção das pessoas para o meu produto, quero ser reconhecido no assunto.

Na segunda etapa, pense como consegue executar seus planos.

Exemplo: para aumentar meus seguidores vou oferecer um desconto de 10% na primeira compra para quem começar a seguir meu perfil; para despertar a atenção vou fazer vídeos de assuntos que interessam ao meu público e no final eu peço para repassar para os amigos.

marketing digital

 

Cuide das redes sociais

Depois de definir os seus objetivos partimos para o segundo passo: as queridinhas redes sociais.

Nós sabemos que muitas pessoas gostam de passar um bom tempo atualizando fotos no Instagram, publicando textos no Facebook, mas trabalhar com marketing digital vai muito além disso. É preciso consistência e muito trabalho para chegar lá.

As suas redes sociais, nesse momento, precisam refletir a mensagem que você pretende passar. De nada adianta ter um feed lindo, bonito esteticamente se não tem conteúdo relevante e não tem uma periodicidade.

Aliás, a periodicidade, ou seja, a frequência com que você publica os conteúdos é fundamental para ter um público fiel.

Por exemplo, imagine se o seu programa de TV favorito não tivesse dia nem horário fixo, seria um caos acompanha-lo. Com as suas redes sociais funciona da mesma maneira.

A dica é ter foco. Não precisa ter um perfil em cada rede social que surge, comece por uma e vá ganhando espaço para então partir para outras estratégias.

Muitos donos de loja ainda pensam que a rede social é um mostruário de produtos. Se você fizer diferente já vai estar na frente da concorrência.

Mesmo que o seu produto não seja tão atrativo visualmente trabalhe o seu conteúdo, conquiste o seu público.

Exemplo: Se você vende placas solares, publique conteúdos sobre manutenção, atendimento ao cliente, cuidado que a sua equipe tem com o produto até chegar na casa do cliente.

 

Torne o e-mail o seu grande aliado no marketing digital

Hoje o e-mail marketing é um dos carros-chefes do marketing digital e tem várias explicações para isso.

A taxa de entrega dele é muito maior, as pessoas têm o hábito de conferir os e-mails praticamente todos os dias, inclusive, se elas não lerem o seu e-mail você conseguirá ter um termômetro do que não está indo bem.

É qualquer tipo de e-mail que serve? Não!

Você precisa pensar num fluxo de e-mails, ou seja, num caminho que o seu lead precisa percorrer.

Lead é todo possível cliente que venha a comprar o seu produto, é como se fosse um contato seu que está propenso a consumir o seu serviço ou produto.

 

Como fazer fluxo de e-mails?

Existem algumas plataformas, que automatizam todo o processo. Imagine você agendando 1000 e-mails e registrando um a um, seria muito cansativo, não é mesmo?

Essas plataformas irão lhe ajudar a lidar com a sua base de e-mails e monitorar quantos assuntos foram lidos, em que horário e em que dia.

Quanto ao conteúdo é preciso fazer uma pesquisa sobre o seu segmento e tentar entender que assuntos seriam relevantes para o seu público.

Exemplo: E-commerce de roupas
E-mail 1 – Cores que são tendência na moda

E-mail 2 – Combinações possíveis (lenços, look monocromático, tie dye)

E-mail 3 – Palavra ou vídeo de uma consultora de moda falando sobre truques de moda e erros que cometemos

E-mail 4 – Cupom de desconto para primeira compra no site (só para quem leu os últimos 3 e-mails)

E-mail 5 – Promocional com algumas peças em liquidação

Esse é só um exemplo, mas a partir disso você consegue desenvolver um bom arsenal de conteúdos que irá vender o seu produto, mas ao mesmo tempo traz algo relevante a quem está lendo, isso se chama engajamento.

A pessoa que leu todos os e-mails acima está mais propensa a fechar uma compra ou indicar a sua loja para amigos e colegas de trabalho, e o resultado disso tudo: mais vendas.

marketing digital

 

Isso não é tudo que você precisa saber, obviamente, mas é um bom começo.

Existem muitas outras coisas para se aprender sobre marketing digital.

Caso você queira se aprofundar mais nesses conteúdos nós preparamos uma lista com lugares que oferecem cursos gratuitos ou por valores bem baixos sobre marketing digital:

 

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

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