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O que é Marketing de Performance?

O que é Marketing de Performance?

O que é Marketing de Performance?

Como sabemos, o marketing digital é uma área muito extensa e dentro dela existem muitas vertentes, uma dessas vertentes é o Marketing de Performance.

 

O que é Performance?

Marketing de Performance (ou apenas performance) são estratégias dentro do marketing digital voltado inteiramente para os resultados e sua mensuração.

Nas campanhas digitais temos uma facilidade muito grande de registrar e obter dados, então é possível saber quantos usuários entram na minha página, de onde esse usuário veio (através de mídias sociais ou busca orgânica), se eles acessam mais meu site através de desktops (computadores) ou pelos smartphones (mobile) etc.

Quando se fala de marketing de performance, estamos falando de medição do comportamento dos usuários, por exemplo: Quantas vezes os usuários clicaram no seu anúncio, se a sua campanha foi exibida para ele, se ele colocou um produto no carrinho, finalizou ou não a compra e infinitos outros dados que podemos obter.

Com esses dados contabilizados, podemos gerar relatórios detalhados que mostram quantas pessoas fecharam negócio e se o investimento naquela campanha em específico valeu a pena, ou seja, é possível entender se a sua estratégia de marketing está funcionando de verdade.

Além disso, esses relatórios podem mostrar qual o canal de divulgação gera um maior retorno financeiro e ticket médio, quais das suas campanhas se saem melhor, qual categoria de produto do seu e-commerce gera maior número de conversão e qual desses produtos gera maior lucro.

Com esses dados, você acaba conhecendo quem é realmente o seu público-alvo e pode direcionar melhor o seu orçamento para divulgação, cortando aquelas campanhas que não te dão o lucro desejado e melhorando aquelas que geram maior retorno.

Com a Performance é possível também conhecer o percurso que o cliente faz na sua loja online.

É possível saber se um anúncio foi exibido para um cliente em potencial, se ele clicou no seu anúncio, se ele chegou a colocar algum produto no carrinho de compras e se completou a compra ou desistiu.

Com esse “caminho” é possível identificar possíveis problemas em potenciais com sua página, esses que podem atrapalhar o seu retorno financeiro.

 

Mas como eu posso aplicar isso no meu negócio?

Imagine a seguinte situação, um cliente clicou em um anúncio seu, levou um produto ao carrinho de compras, porém ele desistiu da compra. O que fez ele desistir?

Se sabemos que ele se interessou em um produto e colocou no carrinho, pode ser que as opções de pagamento não tenham agradado, ou que ele não achou o site confiável, ou até mesmo só deixou o produto ali para depois realizar a compra (Quem nunca!?).

O meu ponto é: Ao notarmos que esses são os reais problemas do site, já sabemos onde vamos investir para solucionar isso, talvez um certificado de segurança, ou melhorar as opções de pagamentos (aumentando o número de parcelas ou incluindo boleto bancário…)

Se um cliente viu o anúncio, mas não clicou, talvez seja necessário segmentar mais ainda minhas campanhas e melhorar a qualidade do texto e da imagem do anúncio, por exemplo.

Esse é o diferencial do marketing de performance, a capacidade de medir dados que apontam se a mídia escolhida é eficaz, se o canal escolhido está dando retorno e se seu site apresenta requisitos mínimos para as pessoas comprarem.

Isso torna o Marketing de Performance essencial para qualquer empresa, tanto as mais pequenas, quantas as multinacionais.

Quais dados devo medir?

Existem diversas métricas que você pode analisar para entender como vai a  performance da sua empresa, hoje vamos falar aqui sobre as mais relevantes.

  • CPC

CPC significa Custo por clique, ou seja cada vez que um usuário clicar no anúncio você paga um valor. Imagine que você invista 500 reais em um banner, cada vez que alguém clicar nesse banner você paga 10 centavos. É praticamente assim que o google opera com seus anúncios. Porém, o valor no CPC não é fico, ele varia de acordo com a demanda de acessos e o engajamento.

  • CTR

Click Through Rate ou Taxa de Cliques é uma métrica que é usada para fazer a verificação da eficiência dos anúncios através de uma pequena conta: Número de cliques que o seu anúncio recebeu, dividido pelo número de visualizações (cliques ÷ impressões = CTR).

Exemplo: se o número de cliques no seu anúncio foi 5, porém 100 pessoas o visualizaram temos 5 / 100, logo seu CTR é de 5%.

Quanto maior for o resultado do seu CTR mais eficientes e relevantes seus anúncios estão sendo.

Você pode usar o CTR para avaliar quais anúncios ou palavras-chave apresentam uma boa performance e quais precisam de melhorias.

  • IMPRESSÕES

Impressões são as vezes que seu anúncio foi exibido na timeline das redes sociais, ou na página de resultados de pesquisa, no caso do Google Adwords.

  • ALCANCE

Alcance são quantos usuários aquele post ou anúncio conseguiu alcançar.

Muitas pessoas confundem alcance com impressões, então vamos usar um exemplo para facilitar a sua vida!

Imagine o seguinte cenário, alguem posta uma foto no facebook, você visualiza a foto uma vez, com isso é gerado uma impressão e uma pessoa alcançada, no caso você.

Caso algum amigo compartilhe essa mesma foto e você visualize ela novamente, isso gera outra impressão, mas ainda conta como uma pessoa alcançada pois você visualizou o mesmo conteúdo duas vezes. Ou seja, estamos com duas impressões nessa postagem e uma pessoa alcançada.

Espero que tenha ficado claro então não confundam, ok?

  • TAXA DE ENVOLVIMENTO (OU TAXA DE ENGAJAMENTO)

Essa é uma métrica muito útil, ela avalia o número de pessoas impactadas pelo seu post ou anúncio, versus as curtidas, comentários e reações que o conteúdo gerou.

Quanto maior essa taxa, maior é o número de engajamento, isso mostra que o seu conteúdo é de qualidade. É uma ótima métrica para descobrir se existe algo de errado com seu conteúdo ou se ele simplesmente não é atrativo.

  • CRESCIMENTO DO NÚMERO DE SEGUIDORES

Essa é uma métrica presente em muitas mídias sociais. Ela mostra quantos seguidores você vem conquistando com o tempo.

Ter muitos seguidores ou fãs em uma página faz com que chame muito a atenção, tanto de empresas como de novos clientes.

Uma página com muito fãs se torna atrativa, significa que de alguma maneira você está atraindo o público e as pessoas vão querer receber mais do seu conteúdo, isso impacta diretamente na qualidade dele.

A dica aqui é mensurar seus números de fãs atuais e analisar os dados com os da próxima semana ou do próximo mês, assim poderá enxergar a evolução.

  • CHECK-INS

É o número de vezes que as pessoas fizeram check-in em um local, pode ser em um evento organizado pela sua página por exemplo.

Essa é uma métrica muito valiosa em caso de empresas que tenham um negócio em local físico, como uma loja, um restaurante ou um café, por exemplo.

As pessoas darem check-in quando estiverem no seu estabelecimento vai espalhar rapidamente a sua localização e pode atrair novos clientes.

Dica: Ofereça um desconto para quem fizer um check-in quando estiver no seu estabelecimento!

  • VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO

O número de visualizações de um vídeo mostra quantas pessoas assistiram o vídeo postado na sua página, no facebook o usuário é contabilizado depois de 3 segundos de visualização.

A métrica funciona tanto em busca orgânica quanto patrocinada. Vídeos novos que não obtiveram muitas visualizações em relações aos anteriores podem estar com algum problema ou não ter agradado ao seu público.

Foque no seu conteúdo e melhore suas visualizações! Lembre-se, seja relevante!

  • TAXA DE CONVERSÃO

Essa é uma métrica muito importante dentro da publicidade online. Seu objetivo é medir a taxa de conversão é entender qual o resultado real que tem sido gerado em sua campanha.

Pode-se dizer que a conversão é uma meta pré-determinada por você para um determinado objetivo. Esse objetivo pode ser uma venda realizada no seu e-commerce, captura de emails, telefones, download de produto como um e-book e etc.

Em outras palavras, conversão é quando o objetivo da sua campanha é cumprido.

Assim como a Taxa de Cliques, para se calcular essa taxa de conversão fazemos outra pequena: Número de visitas / Número de Conversão.

  • FEEDBACK NEGATIVO

Feedback Negativo é um relatório onde é mostrado alguma ação negativa de um fã ou seguidor.

Posts ocultados, bloquear os posts de sua página, ou até mesmo uma denúncia de spam ou conteúdo inapropriado, tudo isso é mostrado no feedback negativo.

Em outras palavras, a métrica do feedback negativo te mostra o número de usuários que não gostam de seu conteúdo ou não querem mais recebê-lo.

  • TICKET MÉDIO

Ticket médio é uma métrica que apresenta o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.

  • ROI

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return over Investment” em português: Retorno sobre o Investimento. Essa métrica nos revela o quanto que a empresa está investindo em publicidade ou anúncios patrocinados e o quanto isso está retornando financeiramente. Também é uma ótima maneira de definir quais canais estão dando mais lucro.

  • VISITAS NO SITE

Visitas no site mostra quantas pessoas visitam seu site diariamente ou durante determinado período de tempo. Além de mostrar quais páginas do seu site são mais acessadas. Através desta métrica também é possível visualizar, por exemplo, quantas pessoas chegam até a página de carrinho da sua loja virtual mas não finalizam a compra.

  • TEMPO GASTO NO SITE

Essa métrica mostra quanto tempo os usuários passam dentro da sua página. Quanto mais interessante for conteúdo para o seu público mais tempo ele ficará navegando na sua página.

A partir desses números, você pode descobrir e corrigir possíveis problemas que estejam afastando os visitantes ou impedindo-os de passar mais tempo no site.

Fique atento, se muitas pessoas passam apenas 10 segundos no seu site, por exemplo, alguma coisa deve estar errada.

  • ALCANCE ORGÂNICO

O alcance orgânico é o número total de pessoas que visualizaram suas publicações por meio de uma distribuição não paga. São todos os conteúdos que chegam nos usuários através de compartilhamentos de outros usuários. É uma ótima maneira de saber se o seu conteúdo é realmente atrativo.

 

Ferramentas que podem te ajudar no Marketing de performance

Agora que você já sabe algumas métricas bem importantes que devem ser mensuradas constantemente, vamos listar algumas ferramentas que podem te ajudar a analisar a performance do seu negócio.

mLABS

No mLABS você é capaz de gerenciar as páginas da sua empresa em um só lugar. Ele mensura Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin além de possui um sistema de report com grande parte das métricas, lá é possível programar postagens futuras e responder mensagens de clientes. Porém, a plataforma não é gratuita.

Link: https://www.mlabs.com.br/

 

 

Dinamize

Essa é uma plataforma que está crescendo bastante ultimamente. Seu diferencial é o seu editor de emails, ferramentas de segmentação que se baseia no comportamento dos usuários, oferece métricas do google analytics e um sistema de funil de vendas.

Link: https://www.dinamize.com.br/

Hootsuite

Hootsuite assim como Buzzmonitor tem um plano gratuito e oferece suporte para diversas redes sociais e também WordPress.

Link: https://hootsuite.com/pt/#

leadlovers

Ótima para a obtenção de leads, o leadlovers tem ferramentas de automatização de email marketing, sms marketing, relatórios de métricas e integração com o Facebook Messenger.

Link: https://leadlovers.com/

Buzzmonitor

O Buzzmonitor além de oferecer monitoramentos de posts orgânicos e pagos e análise de métricas, possui um plano gratuito. Ele tem uma ferramenta de SAC, onde você pode responder diretamente as dúvidas de seus clientes.

Link: https://www.buzzmonitor.com.br/

Likealyzer

Esse site é muito legal porém ele está em inglês, em resumo, ele faz uma pequena análise da sua página de Facebook. Foto de capa, perfil, informações que você disponibiliza, engajamento, etc.

https://likealyzer.com/

Slack

Slack é  uma ferramenta voltada para a comunicação e gestão de times. Nele ainda é possível criar “salas” de discussão, compartilhamento de arquivos, e tem integração com ferramentas externas.

Link: https://slack.com/

Google Analytics

Essencial para sites e blogs, essa ferramenta apresenta métricas essenciais para uma análise crítica do desempenho do seu site e é 100% gratuita.

Link: https://analytics.google.com/analytics/web/

E você, sabia dessas métricas? Quais delas você acha mais relevante? Já usou uma dessas ferramentas? Quais? Conta pra gente nos comentários!

 

Fontes

https://blog.admatic.com.br/o-que-e-marketing-de-performance-e-por-que-ele-e-importante/

https://blog.admatic.com.br/o-que-e-cpa-e-cpc/http://inboundlabs.com.br/cpa-cpc-impressoes-o-mundo-de-siglas-do-adwords/

https://support.google.com/adwords/answer/2615875?hl=pt-BR

http://www.produzindodigital.com/2017/08/21/alcance-e-impressoes-saiba-a-diferenca/

https://www.camilaporto.com.br/facebook/metricas-de-desempenho-no-facebook-5-maneiras/

https://vidmonsters.com/blog/metricas-de-videos-no-facebook/

https://www.conversion.com.br/otimizacao-de-sites-seo/conversoes/taxa-de-conversao/

https://marketingdeconteudo.com/metricas-de-marketing-digital/

https://www.camilaporto.com.br/ferramentas-que-utilizamos/

https://www.camilaporto.com.br/facebook/ferramentas-para-midias-sociais/

 

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