Impulsione as vendas de Natal nas redes sociais

Com a chegada das festas de final do ano, a temporada de vendas está a todo vapor. São diversas ações nas redes sociais que fica até difícil escolher qual a melhor oferta.
A dica básica para quem quer impulsionar as vendas de Natal é definir estratégias e pegar carona no momento. Mas antes faça algumas perguntas a si mesmo:

  • Você quer liquidar o estoque?
  • seu objetivo é fidelizar os clientes?
  • Ter o menor preço do mercado?
  • Ser lembrado pela qualidade do produto?

Tudo bem se você não tiver todas as respostas, isso acontece a todo momento. Entenda o que você deve levar em conta na hora de se preparar para as vendas de Natal e se destacar no meio da multidão:

Promoções exclusivas

O consumidor gosta de se sentir único, de ter a experiência de pagar mais barato, ou ter mais vantagens em determinada compra que em outros concorrentes. Por isso, aposte em promoções diferentes, como descontos progressivos, frete grátis, ou até mesmo brindes e amostras-grátis de outros produtos.

Kits com produtos parados em estoque

Invista em kits com produtos selecionados, certamente o consumidor será convencido a levar esses produtos de maneira conjunta, como se fossem complementares. É claro que deve haver uma relação entre os produtos, e eles também podem ser vendidos separadamente (para não configurar venda casada).
Por exemplo, se a sua loja comercializa potes e colheres para o público culinário, por que não montar um kit confeiteiro, acrescentando colheres medidoras e bowls.
Se o seu segmento for B2B ofereça o produto, mais a primeira manutenção gratuita, ou um treinamento para a equipe como bônus. O que importa é surpreender o seu cliente de maneira positiva!

Aproxime-se do seu público

O Whatsapp é a ferramenta perfeita para você estreitar relações com o seu público que já é fiel a sua marca. Aproveite a lista telefônica para enviar conteúdo ao seu cliente. Mas claro, use a criatividade e não somente encha seus clientes de mensagens.
Aqui é importante fazer uma seleção do material e ter uma frequência moderada, não adianta bombardear o público com promoções e não oferecer um atendimento de qualidade.
Vantagens do Whatsapp:

  • Comunicação rápida e eficaz;
  • Entenda a necessidade do seu cliente;
  • Apresente soluções para o problema dele;
  • Ofereça seu produto e fale sobre as vantagens dele.

Anúncios patrocinados

As redes sociais são aliadas da sua marca, então é nelas você irá conquistar o seu público e construir o seu branding. Outra dica infalível: não é interessante encher a sua rede social de promoções e descontos. Para esse objetivo existem os anúncios patrocinados, que são muito mais assertivos, pois você consegue delinear o seu público e convertê-los em clientes.
Veja alguns exemplos de anúncio patrocinado:

  • Formato Carrossel – Serve tanto para o Facebook quanto para o Instagram. É bem interessante, pois você consegue mostrar vários produtos em uma só peça/anúncio despertando a curiosidade do cliente, pois ele precisa passar a imagem para o lado para ver o conteúdo.

Imagem 1 – Carrossel

(Créditos) Imagem: Facebook | Divulgação

  • Story Patrocinado – Mais comum no Instagram, é uma excelente forma de anunciar. Aposte em vídeos e formatos interativos para chamar a atenção do público. Também é possível fazer stories patrocinados no Facebook, Whatsapp e Messenger.

Imagem 2 – Stories Patrocinado

(Créditos) Imagem: Facebook | Divulgação

  • Anúncio de Imagem – O tipo mais comum de anúncio, mas nem por isso deixa de ser valioso. É preciso ter em mente algumas regrinhas como não ultrapassar os 20% de texto e cuidar com as imagens.

Experiências sensoriais

As experiências são cada vez mais importantes quando se trata de vendas. Por isso, pense em ações fora do digital também. Aqui vão algumas dicas valiosas:

  • Invista em ambientes natalinos, os famosos instagramáveis (perfeitos para fotos do Instagram);
  • Cartões fidelidade;
  • Amostras-grátis de produtos (a ideia é fazer com que o consumidor utilize o seu produto e dê um feedback sobre o que gostou e o que poderia melhorar).

Por fim, e não menos importante, pesquise o que a sua concorrência está fazendo e qual foi a sacada dele. Ofereça um diferencial em relação ao seu segmento, afinal, o seu produto deve ser o mais desejado, independentemente se é o mais barato ou não.
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