É importante para qualquer profissional, saber utilizar as ferramentas certas para conseguir extrair o melhor possível de seu trabalho. Atualmente a maioria destes recursos são pagos e muitos preferem utilizar plataformas gratuitas em sua estratégia de marketing digital. Se você é uma dessas pessoas, hoje vamos te ajudar a conhecer algumas ferramentas sem custo e muito eficientes!
Google Analytics
O mais indicado dentre todos os sites que você possa encontrar, a Google Analytics tem funções bem simples, porém muito eficientes para ajudá-lo de diversas formas diferentes, visando a melhor forma de fazer com que você tenha noção do que está acontecendo com seu site (ou algum site que você gerencia).
Basicamente, o objetivo do Analytics é fornecer dados concretos sobre os usuários que visitaram seu site: Região, idade, sexo, quanto tempo ficaram no site, páginas mais acessadas, etc. Ele disponibiliza estas informações através de relatórios, assim como diagramas para uma visualização mais simples.
Como Google é Google, caso não tenha muita confiança de como utilizar a ferramenta ou qualquer tipo de dúvida, na própria página da Google Analytics existem opções para que ninguém fique com dúvidas de como tudo funciona.
Google Trends
Continuando a falar das ferramentas do Google, agora temos uma para pesquisar as melhores palavras-chaves para o seu nicho, elas são extremamente importantes para saber como atingir corretamente seu público, além de conseguir chamar atenção, claro!
Para quem está começando, esta é uma ferramenta que será muito bem-vinda para conseguir saber, quais são as palavras que os usuários estão mais pesquisando. Bom ficar sempre de olho para utilizar a melhor palavra, aquela que irá gerar muito mais visitas ao seu site.
SEMRUSH
Como é bom ter uma gama de opções a mais, este é um outro recurso para conseguir achar a melhor palavra-chave. Nele você terá diversas funcionalidades para uma pesquisa mais centrada, o que deixa a pesquisa um pouco mais refinada.
O SEMRUSH possui um banco de dados próprio, trazendo uma diferença muito boa com relação ao seu “rival” Google, assim você poderá ver se há muita divergência com os resultados.
Bom lembrar que esta ferramenta tem sua parte totalmente gratuita, porém, muitos outros recursos estão só disponíveis na versão paga. Isso não muda o fato de ainda ser uma boa escolha utilizá-la para realizar suas pesquisas, afinal, tudo que foi dito está incluso na versão gratuita, ainda é muita coisa!
Gerador de títulos
Agora que temos mais chances de conseguir uma ótima palavra-chave, podemos pensar em um bom título para atrair seu público. Nós sabemos bem o quão é difícil pensar em um título chamativo, que seja único, mas também simples. Por isso, não fique com vergonha e utilize a ferramenta da Rock Content em parceria com a RD Station, que pode criar títulos para você.
Muito simples de usar e, nem precisa criar um cadastro para isso. Basta entrar no site, preencher os termos (no caso, a palavra que seria o destaque) e… pronto. Só isso. Várias dicas irão aparecer sugerindo diversas ideias para o título.
Por mais que talvez não seja muito preciso, com certeza irá funcionar para dar inspiração, já que muitas vezes temos um bloqueio criativo muito forte e, olhando exemplos como este, talvez consiga liberar as correntes que estão te segurando.
Similar Web
Algo que sempre é dito quando estamos aprendendo sobre o mundo do Marketing Digital, é o quão é importante ficar de olho na concorrência. Analisar o que estão fazendo de certo e errado, para que assim, possamos ajustar nossas estratégias melhor ainda. Similar Web é uma grande mão na roda, quando o assunto é “bisbilhotar o gramado do vizinho”.
Nele você pode ver os dados de diversas empresas referente a quantidade de pessoas que pesquisam sobre elas, forma de engajamento que utilizam, muitas informações sobre o tráfego de pessoas, índice de rejeição, etc. Isso sem falar das funções à mais que estão disponíveis, um destaque para uma das mais relevantes que é: Visualizar as palavras-chave orgânicas e pagas de qualquer site.
Bom lembrar também nesse caso, que o site só tem opções de linguagem em inglês, japonês e francês. Só não se assuste, com um inglês básico você não terá muita dificuldade em entender o que está sendo disposto no site.
MailChimp
Esta é uma ferramenta muito especial para aqueles que têm dificuldade com a criação de Email Marketing. Seus problemas acabaram! O MailChimp é a melhor opção para conseguir desenvolver tudo para você. A plataforma deles é bem intuitiva, com um visual que deixa tudo mais simples de se entender e, com isso você pode criar diversos tipos de Email Marketing personalizados de uma forma simples, sem falar na rapidez.
Apesar de ser uma ferramenta paga, a versão gratuita possui um com catálogo enorme de funções que podem ser aproveitadas. Lembre-se que este tipo de recurso é muito bom para conseguir Leads, fazendo você ter um contato mais próximo ainda com o cliente.
Canva
Agora, uma das mais úteis em relação a edição de imagem, o Canva! Sabe o trabalho que dá conseguir montar uma imagem bonita para postar nas redes sociais da empresa, criar algo bonito, chamativo e, que mantenha um padrão bom? Isso exige uma organização bem estruturada, também sabemos o quão pode se tornar demorada a edição, às vezes até por culpa de coisas bem singelas.
Então, surge o Canva para salvar o dia! Com ele tudo fica muito mais dinâmico para se criar, com os tamanhos que você pode escolher para a imagem, fotos da galeria deles onde pode-se usar (algumas são pagas), além de tudo, o que for feito no site, poderá ser salvo e usado caso você necessite posteriormente. É super indicado para manter um padrão de excelência, no visual de suas redes sociais.
Já que o Canva vai ser o seu guia para montar as imagens sempre em um padrão organizado, facilitando sua produtividade. Agora é bom saber o melhor lugar para procurar as suas imagens e, se o que você procura é imagens com uma qualidade excepcional, o Pinterest é o caminho certo.
A variedade de artes que se pode encontrar lá é exorbitante e com uma qualidade de cair o queixo! Sempre é bom dar uma olhada no que ele tem a oferecer. Como toda rede social, ele também possui um algoritmo próprio para lhe ajudar, analisando seu perfil de pesquisa, ele irá recomendar mais imagens parecidas com suas pesquisas anteriores, ou seja, ficará cada vez mais fácil conseguir achar o conteúdo ideal para seus posts ou fotos para redes sociais.
Bom ficar atento antes de sair pegando as artes e as utilizando em seus posts, primeiro é importante perguntar para o autor/criador se ele(a) pode ceder para você de graça ou por alguma forma de pagamento, em algumas imagens já está sinalizado se há a liberação de uso.
Facebook Insights / TweetDeck
Seguindo a linha das redes sociais, temos uma aba específica no Facebook, quando o assunto é administração de sua página. Quando se tem uma página no Facebook, existe uma aba com o nome “Informações” onde pode-se visualizar diversas informações muito relevantes, algo que é muito bom ficar de olho. Existe uma vasta gama de opções desde ver qual o alcance de suas postagens (pagas ou não pagas) até qual é o horário em que sua página tem mais visitantes.
Agora falando no TweetDeck ele é uma aplicação feita para facilitar o controle de sua conta no Twitter. Com ele você pode ver como está indo seu engajamento, incluindo agendar suas publicações. Ele é totalmente gratuito, basta apenas acessar o site e, caso já esteja logado no Twitter, ele fará uma conexão automaticamente.
WordPress
Algo essencial que todas as empresas devem se atentar, com o intuito de aumentar seu relacionamento e influência perante ao seus clientes, é ter um blog ativo! Para isso, nada melhor do que utilizar a maior plataforma de gerenciamento do conteúdo Web, o WordPress.
Com uma interface intuitiva, você será capaz de criar seu próprio blog sem muitas dificuldades, sem falar na variedade de temas e plugins que estão a disposição e completamente gratuitos.
A plataforma está sempre em constante atualização para melhorar seu desempenho e fornecer mais opções para que todos tenham um site do seu jeito e do seu gosto. Porque não aproveita este momento para conferir nosso post onde detalhamos mais sobre os motivos que fazem o WordPress ser sua primeira escolha? Caso tenha interesse, basta clicar aqui.
Yoast Seo
Falamos já sobre tudo que engloba criação do blog e formas de achar a palavra-chave perfeita. Agora por último mas não menos importante, o SEO deve ser levado a sério também e, para isso existe um plugin completo e gratuito no WordPress.
Com o Yoast Seo você terá um controle bem expressivo de como o google irá tratar seu texto. Existem diversas funcionalidades como: Editar a descrição do texto quando aparecer no google, marcar a palavra-chave, mostrar o quão bem otimizado o seu texto está com relação às regras do google. Talvez uma das funções mais interessantes, seja o fato do plugin dar dicas de como poder melhorar a performance do texto para se encaixar adequadamente e conseguir posições melhores no rank de pesquisa.
Nós também temos um post especial sobre SEO, contendo informações detalhadas de como este plugin de wordpress funciona, então não deixem de conferir clicando aqui.
Tudo isso e muito mais!
Existem outras dezenas de ferramentas que podem ser utilizadas ( muitas delas também gratuitas), então fique de olho no nosso Blog para que você não perca nada quando der as caras por aqui. Não só isso como também, todo o conteúdo que estamos lançando! Isso tudo irá trazer benefícios excelentes para seu negócio ou sua carreira nesta área de marketing.
Espero que tenham gostado, compartilhem com todos os seus amigos e deixem um comentário sobre o que está achando desta nossa enxurrada de novos conteúdos.
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