O Periscope ainda existe?

O Periscope ainda existe?

Com muitas possibilidades de compartilhamento de imagem e vídeo no cenário digital atual, fica difícil escolher uma plataforma para interagir com seus seguidores.
Hoje vamos falar sobre uma plataforma que teve um Boom enorme em 2015 e como ela está atualmente: o Periscope.

Peris o que?


O Periscope é uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo para dispositivos móveis. Está disponível para android e ios e só precisa de uma conexão 4G ou Wi-fi para compartilhar seja lá o que você esteja fazendo.
Através dela seus seguidores podem reagir e comentar na sua live em tempo real! Hoje em dia isso já parece algo corriqueiro, não é?
Mas em 2015 foi uma novidade estrondosa e chamou muito a atenção das outras plataformas!

Seu nome é baseado em um periscópio, que é um acessório fundamental dos submarinos, usado para captar imagens acima da água.

Os criadores Kayvon Beykpour e Joe Bernstein, queriam passar a sensação de ver a vida pelo olhos de outra pessoa, quase como um teletransporte para eventos que estão ocorrendo ao redor do mundo!

A Startup foi adquirida pelo Twitter em 2015 antes mesmo do aplicativo ter seu lançamento público.

Segundo o Business Insider a fonte não confirmou o valor da negociação mas foi algo em torno de US 50 a US$ 100 milhões.

Seu lançamento ocorreu em 26 de março de 2015 para ios e em 26 de maio a plataforma chegou para android.

Em agosto do mesmo ano a empresa divulgou que a plataforma atingiu a marca de 10 milhões de usuários, foi um crescimento rápido e muito significativo para a época!

No seu primeiro ano de vida, os usuários vinculavam suas contas do Twitter e quando realizavam uma transmissão, seus seguidores ficaram sabendo através de um Tweet.
No final de 2015, a Apple coroou o aplicativo como aplicativo para iOS do ano.
Porém, tudo mudou em Dezembro de 2016 quando o Twitter liberou um recurso de transmissões ao vivo a partir de um simples Tweet, não necessitando mais do aplicativo para realizar ou acompanhar uma live.

Cenário Atual?


Após 3 anos, o Periscope está completamente esquecido, atualmente, o número de pessoas online fazendo lives via App caiu consideravelmente se comparado ao seu ano de lançamento.
Isso se deve ao descaso que o Twitter tem tido com o aplicativo que não tem atualizações relevantes há muitos meses (apenas implementaram um recurso de monetização em 2017).
O Periscope não foi citado na conferência de resultados do Twitter no ano de 2017, e tem recebido duras críticas de usuários da própria plataforma, alegando falta de compromisso com a comunidade.
Até novembro de 2017 não havia como relatar especificamente um usuário menor de idade no Periscope.
Isso veio depois de anos de pressão dos usuários mais populares da plataforma que alegavam que ela poderia ser usada por pedófilos e estupradores.
Isso tudo sem considerar o fato de que recursos como Facebook Live e o Instagram Stories caíram no agrado da maioria das pessoas que estão ativas nas redes sociais.

Estatísticas

Essas são as últimas estatísticas divulgadas publicamente sobre o Periscope:
Número Total de Usuários
10 Milhões
Última atualização: 14/09/2015

Número Total de Usuários ativos diariamente

1,9 milhão
Última atualização: 22/01/2017

Número total de Transmissões até hoje

200 milhões
Última atualização: 22/01/2017

Não tá fácil pra ninguém

Atualmente o Periscope ainda tem seus usuários, porém, alguns estão ali talvez por que querem ver streamings famosos e outros apenas gostam de usar a plataforma casualmente e se questionam sobre o futuro dela.
Porém, perto do sucesso de 2015, talvez seja uma questão de tempo para ele ser descontinuado assim como o Vine. Uma pena, não é mesmo?
Mas e você? Você conhecia o Periscope? Já fez uma transmissão via twitter? Conta pra mim nos comentários!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,