Porque fazer o seu site em WordPress é uma boa escolha?

Porque fazer o seu site em WordPress é uma boa escolha?

O WordPress sem dúvida é o CMS (calma, já vou explicar o que é isso) mais utilizado no mundo.

Sites como o G1, Sony Music e BBC América são exemplos de empresas que utilizam desse sistema para produzir conteúdo online para nós leitores.

Nesse Post eu vou explicar o que é o WordPress e porque ele é uma ótima escolha para qualquer pessoa que queira iniciar o seu site, blog ou loja virtual.

O que é CMS?

Bom, antes de falar de WordPress quero explicar primeiro o que é um CMS, afinal, isso não é uma coisa que todo mundo sabe ou se interessa muito para procurar mais informações, então não custa nada dar uma resumida por aqui, não é mesmo?

Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo é um conjunto de funções que servem para facilitar a vida dos criadores de sites.

Esses Frameworks, são um conjunto de ferramentas focadas na criação e edição de conteúdo na internet, o diferencial desses sistemas é que não é preciso saber programação para criar e publicar conteúdo online.

O WordPress

Desenvolvido em PHP com o Banco de Dados MySQL, o WordPress é um desses sistemas.

Atualmente 30% da internet o utiliza, tanto em sites amadores quanto grandes sites.

Com o WordPress, é possível desenvolver sites de tipo e-commerce, institucional, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

WordPress.com & WordPress.org

Uma coisa muito comum de se acontecer,  é as pessoas decidirem utilizar o WordPress e ir ao site do WordPress.com, criar uma conta e desenvolver o blog ali mesmo.

Ou até mesmo falar “Ah eu até queria fazer meu site no WordPress mas têm quer pagar…”

Bom, pasmem pessoal, mas existem dois serviços no WordPress: o WordPress.com e o WordPress.org.

Confuso né? Eu sei mas vamos esclarecer as coisas agora mesmo!

WordPress.com

O WordPress.com é um serviço de hospedagem de blogs com a plataforma WordPress.

Lá é possível criar seu blog, escolher um tema com determinadas funções, como: compartilhamento nas redes sociais, escolher uma paleta de cores para o seu layout etc, porém não é nada além disso.

Nesse serviço, para obter uma opção maior de customização de layout ou ter um domínio próprio você precisa pagar certos valores.

WordPress.Org

No WordPress.org é possível baixar o CMS que estávamos falando até agora a pouco.

Para você instalá-lo localmente no seu próprio computador é preciso ter um banco de dados atualizado também instalado na sua máquina, mas não se preocupe não é nenhum bicho de 7 cabeças, você encontra muitos tutoriais no Youtube e é bem simples.

Também é possível instalar o WordPress no seu serviço de hospedagem, desde que eles lhe forneçam os requisitos mínimos necessários (informe-se antes de contratar a hospedagem, ok?)

 

Então, porque usar o WordPress é uma boa ideia?

Bom vamos listar suas principais vantagens de se utilizar o WordPress como o seu Sistema de Gestão de Conteúdo:

De Graça até injeção na testa!

Por ser um sistema open-source (código aberto) o WordPress é 100% gratuito, basta você baixá-lo e instalá-lo ou no seu servidor local, ou na sua hospedagem online e usá-lo a vontade. (Lembrando que alguns serviços de hospedagens online já tem planos com o WordPress já instalado, então é só logar e começar a criação do seu site!)

Usabilidade

O WordPress tem uma interface de trabalho muito simples e intuitiva, é possível configurar seu site de forma fácil e rápida, além de um excelente editor de conteúdo, nele é possível programar posts, marcá-los em categorias, configurar tags para que eles possam ser achados na barra de busca e adicionar imagens, vídeos e gifs nas suas publicações.

Personalização total

No WordPress é possível trocar de layout com muita facilidade, existe um leque enorme de layouts diferentes pagos e gratuitos que se adéquam ao tipo de site que você quer criar, seja ele um e-commerce, portfólio, blog etc.

Vale lembrar que você mesmo pode desenvolver o seu próprio layout para o sistema, adiciona-lo na biblioteca de temas e editá-lo lá mesmo.

Confira alguns exemplos de Layouts:

  • Blog

 

 

  • E-commece

  • Site Institucional

  • Portfólio

Plugins e mais Plugins

Existe um plugin para tudo no WordPress: Formulários, ícones de compartilhamento nas redes sociais, área de comentários, paginação do site, SEO, Ads, etc.

A variedade de plugins é imensa, esses que trazem uma implementação nas funcionalidades, além de ser é uma ótima ajuda para as pessoas que não sabem HTML, CSS e PHP caso elas queiram alterar algo mais técnico em sua página.

Otimização nos mecanismos de buscas

Assim como antes, o WordPress disponibiliza diversos plugins, um bem famoso e útil para melhorar o SEO do seu site é o Yoast SEO! Ele é uma ótima pedida para quem quer começar bem no quesito de rankeamento no Google.

Para quem não sabe para que ele serve, aqui tem o link com um tutorial completo com dicas de regras de SEO e como aplicá-las utilizando esse plugin. (https://thaisnobile.com.br/seo-na-pratica/)

Site de qualidade com poucos cliques

O WordPress é ótimo para qualquer pessoa que queria iniciar sua marca na internet, ele é simples, rápido, intuitivo, profissional e gratuito. Ele oferece muitas vantagens para você que quer um site mas não deseja gastar muito.

Se você ainda está com alguma dúvida sobre a qualidade dele com um todo, se faça essa pergunta: “Se o G1 utiliza uma plataforma gratuita, porque eu não devo?” Com certeza vale a pena perder algumas horas fuçando nele e vendo vídeos tutoriais caso exista alguma dúvida.

Eaí curtiu o WordPress? Já utilizou? Conhece outro CMS? Deixa nos comentários o que você achou!

3 comentários sobre “Porque fazer o seu site em WordPress é uma boa escolha?”

  1. Pingback: 5 Plataformas de E-commerce que merecem a sua atenção - Thais Nobile - TN

  2. Pingback: Conheça 10 Plugins Gratuitos de Wordpress que Vão Melhorar os Seus Resultados Hoje Mesmo - Thais Nobile

  3. Pingback: 5 Plataformas de E-commerce que merecem a sua atenção - THAIS NOBILE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *