Por mais experiente que você seja em criação de conteúdo, sempre existirá aquele momento em que você ficará sem ideias para elaborar novos textos de blog ou posts nas redes sociais.
Então, pensando nesses momentos, hoje vamos te dar algumas ideias de conteúdo. Como exemplo, vamos pegar uma empresa fictícia no nichos de: Móveis e artigos para o lar.
Vamos às ideias!
1 – Conheça a marca
Empresas com posicionamento e história própria tem sempre mais credibilidade do que empresas que não passaram por um caminho de negócios interessante. Portanto, o site da empresa deve ser divulgado: história, valores, prioridades.
Exemplos:
- História da marca.
- Sustentabilidade e qualidade são nossas prioridades.
- Conheça como são feitos nossos móveis.
- Workshop de design de interiores com responsabilidade ecológica.
2 – Conhecendo o produto
Nem todos os clientes em potencial entendem por que este ou aquele produto pode ser útil para eles.
Se tudo está bem com a cama ou com o sofá, então a mobília transformadora e o umidificador de ar inovador são percebidos por muitos como “na moda, mas não necessários”.
Convença-os, através do seu conteúdo, da importância do produto descrevendo seus recursos, funcionalidade e benefícios.
- Cortinas opacas: o que são?
- Por que você precisa de um umidificador com essências?
- Mesas sobre rodas: por que são necessárias e como encaixá-las no interior.
- O que são fechos de armário de cozinha e como alguns podem tornar a vida mais fácil.
3 – Principais produtos
Quando uma pessoa quer comprar o melhor produto, ela usa todos os tipos de “tops”.
Você pode criar vários artigos ou postagens para diferentes categorias: Mais populares, Mais vendidos, Mais baratos, Mais ecológicos, Mais versáteis…
- Top 15 sofás confortáveis para dormir.
- 7 melhores sistemas de armazenamento aberto: escolha do comprador.
- Sua casa ecológica: 10 itens de interior feitos de materiais seguros.
- 10 produtos para jardim mais vendidos esse ano
4 – Ajuda na escolha
Um artigo ou um conjunto de postagens com um conteúdo certeiro pode substituir facilmente um consultor.
Descubra quais são as dificuldades que os clientes enfrentam e ajude-os a escolher o produto certo.
- Como escolher um tapete para sua casa? Dicas úteis.
- Como determinar o tamanho das cortinas de enrolar?
- O que você deve prestar atenção ao escolher a mobília para o quarto das crianças?
- Escolhendo uma cortina para o banheiro. Sete regras de design de interiores.
- Quais cortinas combinam com papel de parede verde?
5 – Entrevista com especialista
Especialistas e bons influencers geram mais resultados do que vendedores e consultores no universo do Marketing Digital.
Então, não custa entrevistá-los (pelo menos online) ou pedir algumas dicas aos leitores. Claro, isso deve coincidir com o nicho e, idealmente, incentivar o usuário a comprar produtos específicos.
- Regras para a escolha de móveis para Home Office. Conselhos do designer da Casa Cor.
- Como a cor da cama afeta a qualidade do sono? A opinião de um psicólogo.
- Quais tendências no interior são relevantes atualmente e quais não são mais? Relatórios do Designer da revista Vogue Brasil.
- Como escolher móveis elegantes para diferentes idades? Perguntamos a um especialista.
6 – Idéias
Se o cliente pensa que já comprou tudo o que precisa, é hora de mostrar algumas outras ideias interessantes.
Pode ser um design original para a sala de jantar ou uma solução para arrumação compacta: a escolha é sua. Estimule a imaginação e os desejos do cliente com seu conteúdo.
- 5 ideias originais para organizar uma sala de jantar.
- Dicas para decoração de janelas: cortinas ou persianas.
- Seis soluções para organizar o espaço de trabalho do seu estúdio.
- Como organizar uma dispensa: cinco idéias práticas.
- Quatro maneiras incríveis de iluminar uma sala com lâmpadas.
7 – Datas Comemorativas
Ano Novo, Natal, Halloween, Casamento, Dia dos Namorados – tudo isso é um grande motivo para criar coleções com enfoque temático em datas comemorativas.
Para as grandes festas, as pessoas sempre querem atualizar o interior, pelo menos em relação a decoração e outras pequenas coisas.
- 10 produtos que trazem o clima de Ano Novo para dentro de casa.
- Corra para comprar essas coisinhas aconchegantes para sua casa no Dia dos Namorados.
- 5 opções para atualizar o interior de forma econômica para o Ano Novo.
- A noite mais assustadora do ano: como as lâmpadas podem ajudar a criar o espírito do Halloween em um apartamento.
8 – Bastidores
Confesso que essa é a minha ideia de conteúdo favorita. As pessoas são por natureza muito curiosas e adoram aprender segredos e fatos interessantes.
Ao levantar a cortina de seu fluxo de trabalho, você não só pode atrair leitores para seu site, mas também ganhar sua confiança e admiração.
- Como os têxteis recicláveis são classificados.
- Dos campos de algodão ao seu quarto: como fica a roupa de cama antes de chegar em sua casa.
- Que horas do dia é melhor fazer compras em uma loja de móveis: segredo dos funcionários.
- De vitrines a descontos: como e por que os produtos recebem descontos.
9 – Conheça os funcionários
Para estabelecer “amizade” entre o cliente e a loja, é necessário não esconder os funcionários, pelo contrário, mostrar as suas fotografias e dar-lhes a palavra.
Saber quantas pessoas estão trabalhando para o benefício dos clientes torna mais fácil entrar na marca.
Mas, não se esqueça de pedir por escrito a autorização do uso de imagem dos funcionários antes de postar a foto deles nas redes sociais da empresa, ta bom?
- Vamos mostrar como são os apartamentos dos nossos designers.
- 10 perguntas para um consultor online.
- Como é a jornada de trabalho de um designer de loja de móveis?
- Protegendo seu conforto: como trabalham os funcionários do departamento de qualidade.
10 – Depoimentos de clientes
Depoimentos de clientes satisfeitos ajudam a “acalmar” um comprador potencial e persuadi-lo a comprar. Sem contar que é um ótimo tipo de conteúdo e que chama muito a atenção.
Mas algumas ofertas não são suficientes, o melhor é dar aos compradores a oportunidade de participar da criação do artigo ou do post. Então, estimule para que eles contem sua história com uma avaliação detalhada e fotos dos produtos no interior de suas casas.
- “Cortinas blackout me salvaram da insônia.” A história de um cliente feliz.
- Experiência pessoal: porque atualizo o interior todos os anos.
- Um dia com nosso sofá de espuma da Nasa: uma crítica do blogueiro do Instagram.
11 – Um pouco sobre preços
Quando existe uma ampla gama de preços no mercado, é difícil saber quanto deve custar um determinado produto. Nesse caso, você pode liberar materiais explicativos: “por que é tão caro? Vale a pena economizar?” É importante apresentar um argumento convincente para o preço de um produto caro.
- Por que um bom colchão não pode ser barato?
- O que compõe o preço das cozinhas modulares?
- Por que os móveis de madeira natural são caros?
- Natural ou sintético: que tipo de cama escolher e se vale a pena economizar.
12 – Dicas de por onde começar
Ajude o usuário a dar os primeiros passos na escolha dos móveis. Mesmo que seu conteúdo pareça um conselho de um amigo de longa data, essa técnica realmente funciona.
- Construir uma cozinha do zero: por onde começar?
- Os primeiros passos para montar uma sala de jantar.
- Primeiro dia em um apartamento novo: 10 produtos multifuncionais que certamente serão úteis no início.
- Arranjos de flores: o que comprar primeiro?
13 – Dicas exclusivas
Dar algumas dicas exclusivas é sempre um conteúdo interessante para um artigo ou uma postagem.
Se você puder dar algum segredo sobre o assunto, certifique-se de fazê-lo. De acordo com as estatísticas de pesquisas online, “Dicas” são pesquisadas todos os dias nos mais diversos nichos.
- Dicas de como atualizar um sofá antigo com tecidos.
- O tamanho não importa: 30 dicas para uma cozinha pequena.
- 10 dicas exclusivas para ajudar a prolongar a vida útil da bancada da sua cozinha
- Estética de conforto: dicas de como transformar um apartamento alugado de forma rápida e econômica.
14 – Temático
As seleções temáticas são sempre relevantes. Eles podem ser associadas a um determinado estilo, localidade, preço e qualidade do produto.
- 10 artigos de interior para a sua casa no campo.
- Utensílios de cozinha para ajudar a jovem dona de casa.
- 7 itens essenciais para uma casa sustentável.
- “As crianças estarão seguras”: móveis de topo sem cantos.
15 – Um pouco sobre “dor” do usuário
Você pode pressionar a dor não apenas em postagens ou anúncios provocantes, mas também na venda de artigos.
Lembre a pessoa de sua “dor” ou situação problemática e ajude a encontrar uma solução, é claro, ligada ao seu produto.
- Como proteger a mobília dos dentes de cachorro?
- 5 produtos para tudo o que você precisa em um banheiro pequeno.
- 15 maneiras de ampliar visualmente um apartamento muito pequeno.
- Cantos de móveis: como manter seu filho protegido de móveis.
16 – Responda a uma pergunta específica
Artigos ou postagens de perguntas e respostas simples ajudarão a preencher seu site com conteúdo útil e nunca entram em desuso.
- Como escolher a cortina certa?
- O que posso fazer para evitar que o lençol escorregue do colchão?
- Que móveis cabem em um interior escandinavo?
- Que tipo de cama é adequada para quem sofre de alergias?
17 – Economia de Dinheiro
Todo mundo adora a sensação de estar economizando dinheiro, mas nem sempre é óbvio. Ajude o leitor a economizar dinheiro de verdade e ele será muito mais fiel à sua marca.
- Sala de estar renovada por apenas 5 mil reais.
- Uma abordagem econômica para equipamentos de cozinha.
- Criamos uma varanda gourmet do zero: em que você vai investir e com o que pode economizar.
- 5 grandes investimentos em cozinha para ajudá-lo a economizar dinheiro no futuro.
18 – Produtos adicionais
Para a maioria dos produtos, você pode vender acessórios adicionais para manutenção, armazenamento e transporte. Se tais produtos são apresentados no catálogo, vale a pena focar neles e descrever todas as vantagens da compra.
- Como cuidar dos estofado?
- Onde armazenar produtos de limpeza?
- Coberturas de móveis são a melhor proteção durante as reformas.
- Como lavar uma pia de cerâmica?
19 – Alternativas
Sempre sugira rotas alternativas. Quanto mais opções você tiver, mais chances terá de vender produtos. Mas lembre-se sempre de que as vendas são o objetivo final.
- Iluminação embutida na cozinha: uma alternativa suave à iluminação superior brilhante.
- Como substituir a ilha da cozinha? 5 opções para uma pequena cozinha.
- Sem teflon: três materiais antiaderentes alternativos.
- Não há espaço para cores? Explore 3 opções alternativas de colocação de roupa de cama.
20 – Produtos multiuso
Um produto com duas (ou mais) formas de utilização. Não é um tópico interessante para um artigo ou postagem?
Todo mundo adora coisas multifuncionais. Sofá-cama, cortina – divisória. Pode haver uma grande variedade de opções!
- Como as cortinas podem substituir uma parede divisória?
- Uma mesa – sete utilizações.
- Guarda-roupa ou cama? Móveis compactos dois em um.
21 – Visão geral do produto
Um produto novo ou apenas interessante com uma história e funcionalidades complexas sempre pode ser descrito em detalhes em uma revisão completa.
- Sistema de armazenamento multifuncional “X”: Avaliação do comprador.
- Test drive do colchão de molas da série “X”.
- Revisão do transformador de mesa do fabricante “X”: Prós e contras.
22 – Erros comuns
Ninguém está imune a erros. Informe os visitantes do seu site sobre os erros mais comuns e certifique-se de oferecer uma solução alternativa correta.
É necessário não só indicar o que uma pessoa está fazendo de errado, mas também dizer “como” ela deve agir para não cometer erros.
- 7 erros que podem arruinar sua bancada de madeira em um ano.
- Um em cada 3 usuários de sofá-cama comete esse erro imperdoável.
- As consequências negativas de escolher cortinas de rolo sem a ajuda de um consultor.
- 10 erros ao escolher um sofá para o seu sono diário.
23 – Fatos interessantes
De vez em quando, manuais e artigos com visões gerais do produto devem ser diluídos em um conteúdo leve e divertido.
Por exemplo, você pode compartilhar fatos interessantes sobre o seu tópico.
- 15 fatos curiosos sobre estofados de algodão.
- Pare de acreditar em mágica: Mitos do umidificador.
- Como o design de interiores afeta nosso sucesso no trabalho? Seis fatos interessantes.
24 – Fatos históricos
Outra maneira de distrair o usuário de revisões e instruções são postagens com alguma história.
Pode ser qualquer coisa que ecoe o tema principal: histórias interessantes sobre móveis, a história do surgimento dos primeiros elementos decorativos, artigos sobre os criadores de produtos.
- Quando e onde a cama transformadora apareceu pela primeira vez.
- Como surgiu a primeira cadeira?
- A história dos fechos de portas.
- Al Capone é um vendedor de móveis e um gangster de Chicago em um só.
25 – Ideias para presentes
Móveis e itens de interior podem se tornar um presente para um evento importante, aniversário, casamento, ano novo.
Ofereça aos seus clientes um conteúdo com seleções pré-feitas de presentes correspondentes. Assim, você não apenas simplifica a escolha, mas também anuncia o produto desejado.
- Visite a sogra: os 10 principais presentes que toda mulher vai adorar.
- Presentes práticos para o paizão da família: 11 ideias.
- Como agradar os noivos? Ideias de presentes.
- 20 presentes úteis para quem acabou de se mudar para o novo apartamento.
26 – FAQ (perguntas frequentes)
Quando você achar que não tem nada a dizer, observe as perguntas que os clientes estão fazendo sobre o produto.
Para cada produto e categoria, definitivamente haverá pelo menos 5 a 20 perguntas populares.
Então, forneça respostas para cada um deles em um artigo ou post geral.
- Resposta da questão: características das pias de cerâmica.
- Como escolher fachadas de cozinha? 20 respostas para perguntas frequentes.
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Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- 20 dicas de como aumentar os seguidores no Instagram
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