Nos últimos anos, o número de profissionais que abriram uma loja virtual explodiu e com isso também houve um aumento considerável de compras online.
Se você também deseja entrar nessa onda e começar a vender os seus produtos via internet o post de hoje vai te ajudar!
Para abrir uma loja virtual é necessário ficar atento aos seguintes aspectos:
Antes de mais nada, decida seu nicho. Todas as decisões que serão tomadas para iniciar a sua loja virtual partirão daqui.
Certamente, a construção e o layout do seu site dependerão antes da sua escolha do seu nicho.
Tenha isso bem definido no começo de tudo. Mas não tente vender todo tipo de produto no mesmo site.
Existem nichos que são bem populares na internet, como: Moda, Beleza, Pet e Eletrônicos.
Planejamento
Uma vez decidido o nicho, desenvolva um plano de negócios para os próximos cinco anos, pelo menos!
É sempre importante se lembrar de seus objetivos e acompanhá-los.
O plano será o esboço de suas ações futuras e lhe ajudará muito a entender quem você é e para onde está indo.
É sempre necessário conhecer o seu público, saber se ele é adepto a sua loja virtual, se os valores que você pratica estão de acordo com o que normalmente é comercializado eletronicamente, entre muitos outros itens.
Obtenha o seu domínio
Ter uma URL personalizada também é muito importante na sua estratégia.
Certamente ela vai dar ao seu negócio um aspecto profissional e uma marca relevante ao mercado.
A longo prazo, se tiver uma URL personalizada, será mais fácil para os seus clientes se lembrarem e se relacionarem com ela.
Tente usar algo relacionado ao seu nicho no domínio do seu site, isso deixará tudo mais fácil de identificar.
A escolha da plataforma certa para a sua loja virtual
Certamente existem dezenas de plataformas de e-commerce que você pode usar. Algumas como: loja integrada, woocommerce, iluria, Magento, dentre outras….
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Verifique se a plataforma selecionada para seu comércio eletrônico funciona corretamente e fornece todas as opções necessárias com base nos seus produtos.
A plataforma deve ser facilmente utilizável do ponto de vista do operador da loja (especialmente se não tiver conhecimento técnico) e também deve ser intuitiva e simples para o usuário.
Fique atento ao seu estoque
A partir do momento em que o produto é exposto na sua loja virtual ele precisa constar em estoque.
Então, evite a frustração dos seus clientes que vão realizar a compra mas não conseguem concretizar, já que o produto está indisponível.
Se realmente tiver indisponível por longo prazo, ou tire do ar ou deixe uma data aproximada em que seu estoque será reposto.
Lembre-se da agilidade
Qualquer cliente que deseja adquirir um produto ou serviço através da internet, está em busca de comodidade, de conforto e de agilidade.
Neste sentido, se você tem a intenção de abrir uma loja virtual,, você precisa prestar um atendimento rápido e de qualidade, aumentando as possibilidades de seu cliente ter satisfação com sua loja e assim voltar a comprar de você.
Isso envolve realizar uma entrega rápida e eficiente! Então, escolha uma agência dos correios ou transportadora com cuidado.
Este serviço é a chave para a satisfação do cliente, para evitar conflitos e também garantir que o produto chegue em perfeitas condições e no prazo estabelecido para onde ele deve ser entregue.
Métodos de pagamento
Escolha cuidadosamente os meios de pagamento que você usará em seu site.
Dependendo de cada região, haverá sistemas que são essenciais, já que são os mais utilizados, e darão confiança ao cliente ao efetuar o pagamento.
Verifique que tipos de gateways de pagamento são os mais populares, e também considere o seu perfil do seu mercado-alvo.
Então, veja como eles estarão dispostos a pagar, se preferem operação bancária, entrega em dinheiro ou talvez um gateway de pagamento digital como o PayPal. Às vezes, pode até ter que integrar mais do que um.
Teste a loja
Após a configuração dos métodos de pagamento na sua loja virtual, você deve faz o maior número de testes que puder!
Então, não prossiga com a campanha de marketing e não gaste dinheiro em anúncios sem ter a certeza absoluta de que tudo está funcionando como esperado e se algo pode ser melhorado. Lembre-se, as primeiras impressões são importantes.
Marketing Digital
Chegou a hora de se jogar no mundo das redes sociais, dos links patrocinados e da criação de conteúdo!
Todas essas ações serão a chave para direcionar o tráfego correto para sua loja virtual e, em seguida, converter esse visitante em um cliente. Existem infinitas maneiras de realizar marketing digital e em diferentes plataformas.
Certifique-se de aproveitar ao máximo cada plataforma de acordo com o seu produto.
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Se você estiver muito ocupado com toda a administração da sua loja virtual, então contrate um bom profissional de marketing digital, mas não deixe essa parte de lado!
Não se esqueça do e-mail marketing, outra medida popular e de bom custo benefício para divulgação. Com um porém: essa alternativa demora um certo tempo para gerar tráfego já que você, primeiramente, terá que montar a sua própria lista.
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Tenha um Blog
Muitas empresas que estão iniciando suas atividades na internet, não sabem muito bem por onde começar ou nem sabem que o blog ainda existe.
Algumas lojas virtuais simplesmente vão para as redes sociais, e as utilizam como único método de divulgar a sua marca.
Apesar das mídias sociais serem ótimas para divulgar os seus negócios, não se limite apenas a isso. Existem diversos tipos de estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca e o blog é uma das mais utilizadas dentro do marketing digital.
Atendimento ao cliente
Colocar o cliente em primeiro lugar é sempre a parte mais importante de uma loja virtual.
Toda a ideia por trás das compras online foi criada pelo único propósito de tornar a vida dos consumidores melhor e mais fácil.
Sendo assim, o que precisa ser considerado em primeiro lugar, quando criar sua marca, são os interesses do cliente.
Então tenha um atendimento rápido e eficiente em todos o canais: Facebook, instagram, e-mail, whatsapp, chat, telefone e todos os outros que tiver disponível.
Experiência do Cliente
O próximo passo é usar todos os dados e conhecimentos adquiridos sobre o público alvo para tornar a experiência dos usuários com o seu site extremamente agradável e memorável. Assim, ele vai querer voltar a fazer compras nele e também indicará aos amigos.
Existem vários caminhos para seguir. As últimas tendências incluem a personalização direta de todo o conteúdo para seus clientes, com a ajuda de sistemas de recomendação.
O principal fator para fazer recomendações são as interações anteriores do cliente com seu site. Então, trazer tráfego para o seu site é muito importante. Bons exemplos de empresas que adotaram essa estratégia são a Netflix e o Spotify.
Escute o feedback
Uma vez que seu site, o atendimento ao cliente e todos outros detalhes do futuro de seu negócio estiverem desenvolvidos, sempre preste atenção ao feedback de seus clientes.
Como um novo negócio, o processo de desenvolvimento será, inevitavelmente, cheio de erros e atrasos.
A melhor forma para descobrir, e até prever esses erros, é escutar seus clientes, realizando os ajustes pertinentes.
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Obsessão com detalhes
Prestar atenção aos detalhes é uma coisa boa, no entanto, quando se trata de iniciar uma loja virtual, não deixe os pequenos detalhes te atrapalharem!
Claro, haverão coisas que você não pode corrigir imediatamente, mas não precisa ser tudo perfeito na sua loja online no primeiro dia, ok?
Tente fazer o seu melhor ao criar uma loja, no entanto, não espere para lançar um produto perfeito, pois o tempo também pode ser um fator importante no sucesso ou na fracasso de um negócio.
SEO para Lojas virtuais
Se você não tem o conhecimento para otimizar seu site com práticas de SEO, é aconselhável contratar alguém que possa fazer isso por você.
Dessa forma, você pode posicionar seu site no Google para que mais pessoas possam encontrar sua loja virtual, dependendo das palavras-chave que a pessoa pesquisar.
É essencial ter um site otimizado para que os usuários que procuram o que você vende possam encontrá-lo.
*Veja nosso guia completo de SEO na prática –>> CLIQUE AQUI!*
Configure o Google Analytics
Algo que todas as boas empresas fazem é acompanhar os hábitos dos clientes e aprender com eles.
A vantagem de ter uma loja online é que possui ferramentas gratuitas como Google Analytics que pode ver e analisar os dados de tudo o que acontece dentro do seu site. Assim, você pode segmentar o seu público, ver como eles chegaram ao seu site, qual o meio mais popular que eles usam, etc.
Então, isso também o ajudará a entender onde investir mais do seu orçamento de marketing ou pra onde redirecionar a sua estratégia.
Otimizações
A realização das otimizações da sua loja virtual serão eternas. Porque sempre haverá o que melhorar. Mesmo se tiver um bom produto, se o site for fácil de usar, fácil de navegar, visualmente atraente, rápido, etc, sempre existe algo que pode ser melhorado. Seja a cor do botão comprar, o banner da Home ou qualquer outro item, faça testes e veja o que te gera mais resultados.
Como posso alavancar as vendas da minha loja virtual?
Essa é uma pergunta muito boa! Quase todo o empresário se pergunta Como posso alavancar as vendas da minha loja virtual? e a resposta varia muito!
A 1ª coisa que você precisa saber é que independente de ser online ou offline, um negócio é um negócio, portanto você precisa entregar algum valor para seu cliente.
Não tente vender um produto ruim pelo dobro do preço. Isso não funciona!
Resumindo tudo o que já falamos até aqui nesse post, certamente, para aumentar as vendas da sua loja virtual existem 4 caminhos básicos:
- Mídia: invista mais em marketing, seja no Google Ads, Facebook Ads, redes Display e comparadores de preços, traga clientes e venda mais.
- SEO: Nunca deixe essa parte de lado! Trabalhe bem sua loja para trazer clientes gratuitamente. O site SEO para loja virtual tem muitas regrinhas mas o resultado é garantido!
- Recompra: trabalhe bem seus clientes para que eles voltem a comprar. Faça pós-venda, CRM, brindes e promoções para que seu cliente volte a comprar.
- Marketplaces: coloque seus produtos à venda no site de outras empresas, como B2W, Mercado Livre e assim por diante. Dessa forma os clientes deles poderão comprar de você.
Então, agora vamos resumir aqui alguns pontos importantes que você precisa observar:
- Seu site precisa ser: bonito, rápido e intuitivo.
- Sua loja virtual precisa ter uma presença definida e consolidada no ambiente virtual para atrair cliente e mostrar os seus produtos.
- Acompanhe de perto o que a concorrência e os grandes players do mercado andam fazendo.
- Trabalhe intensamente com relação à atração e fidelização de clientes.
- Estude o comportamento dos visitantes.
- Tenha diversas opções de pagamento.
- Foque 80% dos seus esforços nos principais produtos.
- Use algum software para recuperar os abandonos de carrinho.
- Dê muita atenção ao frete e a logística.
- Ofereça um atendimento de excelência ao cliente.
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