De acordo com o serviço de pesquisa “Insider Intelligence“, os anunciantes gastarão US $ 15 bilhões em marketing de influência até 2022.
Dados da agência de marketing Mediakix mostram que em 2019 o valor era de US $ 8 bilhões. O marketing de influência está crescendo e se desenvolvendo ativamente, escondendo outros canais de publicidade.
Mas afinal, o que é marketing de influência, como funciona e por que você deve estudar essa área? Neste artigo responderei a todas as perguntas.
Marketing de influência – o que é?
Marketing de influência (também conhecido como marketing de influenciadores) é a promoção de bens e serviços por meio de influenciadores. Simplificando, assim, uma forma de alcançar o público certo por meio de pessoas que os influenciam nichos ou público específicos.
Os influenciadores são divididos em:
- Bloggers – criam conteúdo na Internet, seja em texto, vídeos, posts e compartilham com seu público;
- Celebridades – pessoas que se tornaram muito famosas graças a menções frequentes na mídia e em outros sites;
- Microinfluenciadores – líderes de opinião em um nicho estreito;
- Macroinfluenciadores – formadores de opinião com públicos de mais de 100.000 pessoas;
- Nanoinfluenciadores – pessoas com um público pequeno, mas tendo um grande impacto sobre ele;
- Especialistas – um profissional em uma área de mercado específica, ao qual colegas e clientes em potencial ouvem;
- Famosos – pessoas famosas que alcançaram sucesso em qualquer área: músicos, atores, atletas, designers de moda.
Um influenciador pode ser qualquer pessoa em qualquer plataforma, seja TikTok ou LinkedIn.
A principal característica é a influência sobre um determinado grupo de outras pessoas. O número desse grupo pode ser qualquer, de uma dúzia de seguidores a um milhão de fãs.
Como funciona o marketing de influência?
O marketing de influência tem tudo a ver com recomendações e audiência.
O formador de opinião não faz vendas diretas nem aparece em comerciais. Ele apenas recomenda um produto / serviço / local / especialista para seu público.
Recomendações de pessoas reais, e não de personagens fictícios, como é o caso dos comerciais, funcionam com muito mais eficiência.
Afinal, quanto maior a credibilidade do influenciador, maior a chance de o público seguir sua recomendação.
O formato de colaboração/parceria no marketing de influência pode assumir muitas formas diferentes:
- Menção/marcação em redes sociais, sites e podcast;
- Postagens completas sobre a empresa em redes sociais com demonstração de produtos;
- Uma visão geral das vantagens da marca sobre os concorrentes em vídeo.
O marketing de influenciadores já existe há muito tempo. A diferença é que nos últimos dois a três anos, houveram muitos influenciadores em uma ampla variedade de nichos.
Se antes as pessoas estavam dispostas a comprar produtos promovidos por um político ou uma estrela de cinema, hoje estão mais dispostas a confiar nos proprietários de pequenos blogs ou redes sociais.
O que torna o marketing de influência tão eficaz?
Bem, parte disso tem a ver com confiança. Se você parar para pensar, existem diversos influenciadores a sua volta te indicando e recomendando coisas o tempo todo, como sua família e amigos.
E como você confia nessas pessoas, uma indicação vinda delas é fator decisivo de compra.
O marketing de influência quebra as barreiras da publicidade tradicional porque os clientes conhecem sua marca de uma fonte confiável (o influenciador) em uma plataforma autêntica e casual (como o Instagram ou o Youtube).
Quando o influenciador recomenda um produto ou serviço por meio de seus canais, isso pode ser percebido como uma recomendação confiável de um amigo. Isso é obviamente muito benéfico para as marcas – dá a elas acesso direto ao público alvo.
Vantagens do marketing de influência:
⚡ Aumentar o conhecimento da marca: Os psicólogos provaram que o comprador, na maioria dos casos, faz uma escolha em favor de um produto de uma marca conhecida por ele e reluta em comprar de empresas “sem nome”. Quanto mais as pessoas ouvirem sobre sua marca, seus benefícios e valores, mais fácil será promover e vender seus produtos. Isso é igualmente verdadeiro para empresas de grande, médio e pequeno porte. Como as pessoas descobrem sua marca? Por meio de líderes de opinião.
⚡ Demonstrações do produto: A empresa N desenvolveu um aplicativo de processamento de vídeo móvel muito legal. Mas os usuários não o baixam, porque a empresa N é nova no mercado. Ninguém sabe disso e não entende que tipo de produto eles têm e como usá-lo. Nesse caso, você pode solicitar uma demonstração do produto feita por influenciadores. Você pode mostrar qualquer produto – um carro, maquiagem, uma câmera, um alto-falante inteligente.
⚡ Aumentar a conscientização do público: Os investimentos financeiros são um ótimo exemplo aqui. A maioria dos brasileiros não entende este assunto e tem medo de se envolver com ele, o que impede as empresas de investimento de ganhar dinheiro. Portanto, eles encomendam material educativo de formadores de opinião, no qual eles educam a população e revelam os benefícios do investimento. Essa categoria é relevante para o segmento de bens de alta tecnologia ou vários novos produtos (por exemplo, um sistema doméstico inteligente).
⚡ Aumentar as vendas: Embora um post mencionando uma marca pareça apenas uma recomendação, isso é um anúncio, e a maioria do público entende isso. Então, a propaganda de um blogueiro ajuda a aumentar as vendas consideravelmente. Nesse caso, os programas de afiliados funcionam especialmente bem, que é quando um influenciador posta um código promocional ou um link de compra e recebe uma pequena porcentagem das vendas usando esse código promocional.
Estes são apenas alguns exemplos. O objetivo de uma campanha publicitária pode ser: diminuir objeções, aumentar o número de assinantes nas redes sociais, formação da imagem da marca.
Dicas importantes:
⚡ Certifique-se de verificar se os influenciadores estão trapaceando. Infelizmente isso acontece. Até pessoas famosas usam bots, compram curtidas, seguidores e comentários.
⚡ Dê uma atenção especial aos microinfluenciadores. Quanto maior o número de assinantes, menor o engajamento. Portanto, hoje as marcas e empresas estão mais propensas a prestar atenção a influenciadores com um público pequeno. Milhões de pessoas não são confiáveis, e os microbloggers são mais como consumidores reais, e seus anúncios parecem uma recomendação sincera.
⚡ Não se esqueça da publicidade de troca. Sim, os influenciadores estão focados em serem pagos pela publicidade. Mas trabalhar com microinfluenciadores te da a oportunidade de oferecer um escambo. Basta enviar o produto para o blogueiro certo e receber anúncios e análises de produtos em troca.
⚡ Confie a redação do texto ao artista. Os anunciantes adoram escrever textos padronizados e enviá-los para blogueiros, mas isso não funciona. O formador de opinião conhece bem o seu público, desenvolveu uma “linguagem” própria para comunicar com ele e sabe a melhor forma de apresentar o produto. Não permita textos publicitários sem vida.
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