Dicas de Marketing Digital para Clínicas e Consultórios

Na área de saúde, ajudar pessoas é o mais importante, não é mesmo? Além de toda a confiança envolvida é necessário tratar qualquer assunto dessa área com muito respeito e responsabilidade. Se você é profissional de marketing e quer dicas de estratégias para clínicas e consultórios, bem-vindo a esse post. Caso você não entenda nada desse mundo, tudo bem, também daremos dicas simples de como começar!

A primeira dica é: para fazer Marketing Médico você precisa prestar atenção nas limitações de legislação, ou seja, existem diversas regras sobre a divulgação de conteúdo sobre saúde.

 

No caso do Facebook, por exemplo, as políticas de publicidade são claras e você deve evitar:

  • Declarações que possam criar uma visão imprecisa dos resultados, ou criar expectativas não atendidas.

Exemplo: Prometer emagrecimento de 20kg em 5 dias. Tratamento dentário que reconstrói sua arcada dentária em 2 dias. Coisas do tipo, afinal, isso pode ser mal interpretado e passar a imagem de uma propaganda enganosa.

  • Conteúdo que mostre longas partes do corpo, sangue ou qualquer outra coisa que vá causar estranheza ou sensibilização em seu público.

Depois dessas dicas básicas vamos às principais ideias para você movimentar as redes sociais e criar uma estratégia de marketing para sua clínica ou consultório!

consultórios

  • DEFINA OS OBJETIVOS PARA SEU CONSULTÓRIO

A maioria dos médicos e clínicas que seguem um modelo antigo, contam com indicações de pacientes e dos catálogos de plano de saúde. Com estratégias bem traçadas, o Marketing digital pode te ajudar a trazer mais pacientes e criar autoridade na sua área.

O primeiro passo é definir, claramente, o que você pretende, qual seu objetivo:

Você quer aumentar o número de pacientes na sua clínica?

Quer ser uma celebridade/autoridade no assunto em sua cidade?

Você quer fidelizar aqueles que já são pacientes?

Aqui é importante lembrar o que você realmente quer para a sua clínica, só assim será possível executar ações incríveis e focadas em resultado. Por isso, é muito importante ter um profissional de marketing qualificado e envolvido nessa etapa.

 

  • CUIDE BEM DO SEU SITE

Você cuida bem do seu consultório? Ele necessita de reformas, pinturas e inovação de tempo em tempo, certo? Seu site segue esse mesmo princípio.

O site deve ser funcional, simples e organizado. Cuidar do conteúdo é essencial, é preciso ter clareza nas informações e fornecer pelo menos um formulário para contato.

Uma dica valiosa é oferecer pré agendamentos, agendamentos online ou informação de datas disponíveis para marcação de consulta, isso irá facilitar bastante na praticidade para seu consultório.

 

  • INVISTA EM CONTEÚDO NO BLOG

O blog é fundamental se a sua estratégia for ganhar a confiança do paciente. Além disso, se outras pessoas tem dúvidas sobre determinado assunto e forem pesquisar em seu blog, lá eles poderão agendar uma consulta ou até mesmo indicar seu serviço para outras pessoas.

Você pode escrever sobre coisas que digam respeito ao seu público, não somente vender um produto. Veja algumas sugestões de pauta:

  • 5 dicas de uma alimentação saudável para evitar problemas bucais
  • Dicas de receitas deliciosas com pouco açúcar
  • Qual é o sorriso perfeito para você?

 

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  • USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Apesar das regras de publicidade e anúncios serem bem rigorosas quanto as campanhas de saúde, dá para fazer bastante coisa nas redes sociais.

É a chance que você tem de se tornar mais próximo do seu público e conquistá-lo ainda mais. Quando um paciente pode acompanhar novidades, saber que você está em constante atualização e saber mais sobre o assunto a sua marca/produto/serviço só tem a ganhar.

Lembrando: se você seguir as normas, não há problema algum em utilizar as redes sociais. Elas são um ótimo canal de divulgação para os textos que são publicados no blog, seu site, bastidores da clínica, e por aí vai.

O Instagram, por exemplo, é uma das redes mais populares e apresenta muitas oportunidades de marketing digital, podendo ser um forte aliado para sua clínica ou consultório.

Então, para te ajudar, aqui vão algumas sugestões de ações:

– Fotos de antes e depois

Quando um potencial cliente procura por um determinado tratamento, ele busca locais que deem resultados positivos. Por isso, mostrar fotos de antes e depois é uma ótima estratégia para atrair o público.

Lembre-se sempre de preservar a imagem do seu paciente: ele nunca deve ser totalmente exposta.

– Fotos e vídeos de bastidores no consultório

Mostrar que você e sua equipe estão sempre em atualização e aperfeiçoamento mostra autoridade e a preocupação com estar sempre inovando.

Publique fotos em congressos, palestras e novos cursos, além de ações cotidianas como um café, uma reunião, um bom dia da recepcionista.

 

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Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

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