A palavra da vez é interatividade digital, todas as marcas buscam constantemente fazer coisas e produtos que interagem o tempo todo com o público. Será que isso é tudo para conquistar o mercado? A resposta é: depende. Muitas vezes você realmente precisa de um conteúdo digital mais interativo, mas antes de mais nada é preciso planejamento e ideias boas.
Conteúdo interativo nada mais é que produzir conteúdo que atraia o público e ofereça algum tipo de ação. Quem nunca fez algum teste do Buzzfeed para saber qual personagem da Disney tem mais a ver com você? Isso é um exemplo clássico!
Além de conquistar a nossa atenção, esse tipo de conteúdo são materiais dinâmicos que estimulam a participação do usuário para transmitir suas informações. Conteúdo interativo, em resumo, alia informação e entretenimento.
Dicas para tornar o seu conteúdo digital mais interativo:
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Quizzes
O quizz é um tipo de conteúdo interativo que tem boas chances de dar certo. Além de serem super populares são ótimas ferramentas para aumentar a força de marca e você ainda consegue conhecer melhor o seu público através das respostas.
Geralmente com uma linguagem leve e divertida, você consegue captar leads para uma futura ação e consegue filtrar os interesses de cada um.
O local mais comum onde podemos ver esse tipo de abordagem nas redes sociais é no Instagram Stories, onde o Sticker de Enquetes faz o maior sucesso e tem uma ótima aderência e participação entre os usuários.
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Aproveite tudo que você já produziu
No marketing de conteúdo (quase) tudo é reaproveitável. No início você não precisa correr para produzir novos conteúdos e em grande quantidade. É possível reutilizar materiais (textos, posts e conteúdo) que já possui.
Então, na verdade, nada mais é que dar uma cara nova e um novo propósito para o que você já tem em mãos. Esse processo até tem um nome: Reciclagem de conteúdo.
Por exemplo: Se você tem um blog com diversos textos cabe reavaliá-los e ver a possibilidade de transformá-los em e-book, infográficos ou até mesmo pequenos vídeos.
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Landing Pages
A landing page, ou página de aterrissagem, é uma página a parte do seu site que tem um propósito, na maioria das vezes ele é captar um lead e gerar conversões.
Ao invés de apresentar um formulário estático apenas com texto, invista em um conteúdo digital mais interativo, como vídeos, infográficos e muitas imagens explicativas sobre o seu produto ou serviço.
Chamar a atenção do seu público alvo nesse momento vai ser decisivo para a sua tomada de ação na página.
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Vídeos
Já não é mais novidade que os vídeos são os queridinhos do momento nas redes sociais. A maioria delas já tem uma plataforma própria para publicá-los.
Além disso, é um tipo de conteúdo envolvente, dinâmico e que atinge muitos públicos.
O estilo tutorial é um dos preferidos, no YouTube, por exemplo, você cria uma conta grátis e consegue publicar os vídeos ensinando o seu público a usar o seu produto.
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Infográficos
O infográfico por sua natureza já é interativo, pois o leitor precisa percorrer uma ordem para entender a informação. A dica é adicionar pontos de ação em que a pessoa possa clicar nele e então, entregar outro conteúdo.
Sendo assim, lembre-se de cuidar da parte estética do seu material é fundamental, por isso, aposte em ilustrações e num bom design para esse material.
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