Como evitar que o seu E-mail se torne um Spam?

Todos nós já sabemos da importância do e-mail marketing para suas campanhas publicitárias certo? Essa estratégia possui um inimigo que devemos evitar ao máximo: A Caixa de Spam!

Quem trabalha com e-mail marketing sabe que muitas vezes, sem querer, nossas newsletters, e-mails de promoção e afins são mandados para lá. Isso acontece por que as vezes os serviços de E-mails consideram o nosso querido E-mail marketing como um Spam.

Nesse post eu vou te dar dicas de como evitar que os nossos queridos e-mails caiam no limbo eletrônico!

Conteúdo relevante

Eu sei, você como uma loja virtual você quer vender, isso é natural. Porém, enviar e-mails com apenas propagandas pode ser prejudicial para sua campanha. Existem diversos tipos de e-mail marketing a serem disparados, quer saber mais sobre eles? Aqui tem um post onde eu listo os Tipos de E-mail Marketing
E-mails que possuem apenas propagandas são mais propensos a serem mandados para a caixa de spam. Ofereça informações úteis para o seu cliente. Isso vai depender muito do seu nicho de mercado, porém dicas e artigos informativos são ótimos para que o cliente não ignore o seu e-mail.

Saiba mesclar conteúdo relevante com propaganda dos seus produtos ou serviços e fique longe dos filtros anti-spam.

 

Escreva um Título Adequado

Palavras como: Compre Agora, Promoção, Oferta, Grátis, Desconto, $$$, Curso, Imperdível e muitas outras podem prejudicar muito a sua taxa de aberturas de e-mail.

Esses são só alguns exemplos, no site UOL Host tem uma lista mais completa de palavras que você deve evitar. Caso você queira dar uma conferida nessa lista clique aqui.

Nunca deixe o título muito longo (de 5 a 8 palavras é o suficiente), os filtros Anti-Spam não vão perdoar e o seu precioso e-mail, vai acabar indo para o limbo caso isso ocorra.

Evite também escrever o assunto em caixa alta, isso faz com que o e-mail receba uma pontuação e seja classificado como um spam.

Atenção nas imagens

Não use imagens muito pesadas, imagens mais leves tendem a carregar mais rapidamente nos e-mails. Mas se atente a qualidade, não adianta você mandar imagens granulada e de baixa qualidade. Saiba mesclar as duas coisas.

Uma boa pedida é descrever as suas imagens através das alt tags. Assim, mesmo que as imagens não carreguem o leitor irá saber do que a imagem se trata.

Apesar de imagens serem ótimas visualmente falando, não exagere. Saiba mesclar imagens com textos chamativos. Isso faz o leitor com que o leitor aproveite o texto daquele e-mail.

Agora uma dica para a galera mais avançada: Utilize apenas HTML nos seus templates. CSS, JavaScript, Styles e divs normalmente são bloqueados nas plataformas de e-mail.

Confirmação de e-mail

Isso mostra para a plataforma que o usuário te deu permissão para entrar em contato com ele e 

spam

quer receber o seu conteúdo. Isso evita que os seus e-mails caiam na caixa do spam e aumenta a taxa de clicks.

Opt-Out

É para isso que serve o opt-out. Esse é um link que tem como função o descadastramento de um lead na lista de contatos. Através desses links, também é possível que o leitor configure a frequência dos recebimentos desses e-mails.

É fundamental que você insira esse link em todas as suas campanhas. Se o leitor não tiver essa opção ele vai simplesmente mandar o seu e-mail para a lista de spams e acredite, isso é bem pior.

Não compre listas de e-mails

Em primeiro lugar, quando você monta a sua própria base contatos, você tem automaticamente um público mais segmentado, já que esses estão interessados nos seus produtos e serviços.

Quando se tem uma lista comprada, você irá entrar em contato com pessoas que não autorizaram o mesmo. Isso pode acabar com sua reputação além de todos os seus e-mail irem para a caixa de Spam.

Outra desvantagem de listas comercializadas, são os e-ma

spam

ils inexistentes chamados de Hard Bounces e os Spam traps ou “e-mails armadilhas” que os provedores utilizam para identificar os autores de Spams. Essas armadilhas podem condenar no primeiro envio aquela newsletter que você passou tanto tempo escrevendo.

Por isso, não compre listas de e-mails, é o pior investimento a se fazer. Monte a sua base de leads, no começo serão poucas pessoas, mas o interesse delas é real.

Utilize plataformas de teste

Is not a Spam

Ele analisa se o seu e-mail possui palavras que podem ativar os filtros anti-spam no assunto ou no corpo do texto. Além disso ele verifica o código html do e-mail. O ponto negativo desse serviço é que ele apresenta relatórios em inglês, então para quem não tem o domínio da língua fica difícil.

Mail Tester

Essa ferramenta te dá uma pontuação para o seu e-mail, além de apresentar dicas de como melhorar a sua campanha. Eu recomendo essa plataforma, pois ela está em português, é de fácil entendimento e muito intuitiva.

MXToolBox

Esse site verifica se o seu domínio está em alguma lista negra e te permite monitorar isso. Ela também está em inglês então já sabem né.

Não existem uma fórmula mágica que evite que os filtros mandem suas campanhas para a caixa de Spam, mas se atentando a essas dicas, com certeza a sua taxa de abertura vai aumentar mesmo que um pouco.

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