A importância do CTA

Quando se consegue chamar a atenção de qualquer pessoa que faça parte do seu público alvo, as chances são grandes de que ela se torne seu cliente. Mas nós nunca temos apenas um produto/serviço para oferecer, não é mesmo? Portanto, é preciso saber induzir de forma natural, seu cliente para que ele veja as outras opções que você tem a oferecer.

É sobre este método que iremos falar no post de hoje, o CTA (Call To Action – Chamada para Ação), maneiras de conseguir gerar interesse em seu público para que ele continue contigo, conhecendo mais do que você pode lhe ofertar, seja uma nova possível venda ou diversos tipos de conteúdo. Quer entender mais sobre este assunto? Então, você está no lugar certo!

“Não esqueça de deixar o seu Like e compartilhar este vídeo com seus amigos!”

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu a frase acima em algum vídeo no Youtube, não importa qual canal, todos usam a mesma estratégia de tentar fazer com as pessoas que assistiram aquele vídeo, façam alguma ação antes de terminar e sair do canal dela. E isso é o que chamamos de CTA.

Conseguir chamar a atenção das pessoas está cada vez mais difícil e, quando você consegue este feito, obviamente que seu objetivo passa a ser mantê-la com você, não concorda? Por este motivo o CTA é crucial!

Claro que, como tudo na vida, sua abordagem irá depender muito de situação para situação. Você não vai criar um CTA direcionado para um post sobre “Mecânica”, sendo que seu texto estava falando sobre “Culinária”.

Tudo deve ser estrategicamente pensado no que seu público tem interesse em ver. Neste caso é legal ter uma Persona que seja mais objetiva e certeira, assim, sua tentativa de conquistar uma ação de alguém poderá ter bons resultados.

Uma boa opção para o nosso exemplo anterior seria um CTA para outro post, com uma lista de receitas que qualquer um possa fazer em casa, ou quem sabe um banner para baixar um ebook com diversas receitas, existem diversas possibilidades!

Assim como as situações em que você irá utilizar este método são variadas, os tipos existentes também estão no mesmo barco.

Daremos pequenos exemplos para que sua percepção sobre o tema seja expandida, já que ele não é só um: “Deixe um comentário e compartilhe, sua opinião é importante para nós!” Sendo assim, vamos conhecer os tipos de chamadas mais comuns que podemos utilizar.

Tipos de CTA

Para que vocês tenham noção, existem tantas formas diferentes de utilizar um CTA que daria para desenvolver um post só com uma lista sobre o assunto. Mas aqui vamos destacar os mais utilizados e que provavelmente todo mundo já está familiarizado:  

1) Comentar e Compartilhar

Digamos que este seja o mais clássico e que podemos ver em todo o lugar. Geralmente nos posts de blog ele fica na parte final, pois o interessante é a pessoa ler todo o texto, depois ser direcionada para outro, assim sucessivamente.

Podemos encontrar este método também nas redes sociais, sempre é um ótimo jeito de tentar divulgar seu trabalho, só não podemos esquecer que tudo deve ser devidamente planejado.

Pegue como exemplo os influenciadores do Youtube. Se você assiste muitos vídeos, pode perceber que eles faziam o CTA no final do vídeo, porém, alguns estão fazendo duas vezes a chamada, tanto no final quanto no começo.

Isso não é um fator aleatório, e sim, uma estratégia, já que muitas pessoas não têm paciência para ver o vídeo inteiro (principalmente se for grande, algo que passe de 15 minutos), então a solução foi acrescentar outra chamada no começo.

Ou seja, faça uma análise bem-feita, para conseguir obter a melhor forma de induzir seu público a fazer algo. (Bom lembrar que isto serve para todos os tipos de CTA)

2) Pop-up para conseguir leads

Este pode ser considerado um dos métodos mais irritantes dependendo do seu humor. Sabe quando você tentou acessar um site, mas ao invés de aparecer a página principal, você foi surpreendido por um pop-up gigante pedindo algo? Pois então, é disso que se trata este tipo de chamada.

Ela é bem eficiente no sentido de conseguir chamar atenção, já que ela cobre a tela inteira, não tem como passar batido. Porém, é justamente isso que algumas vezes consegue irritar, tem casos em que o site dificulta o fechamento daquele pop-up ou utiliza mais de 2 seguidos.

Apesar de tudo, é uma ótima opção para se conseguir leads ou induzir um download, só precisa ser feito de uma forma dosada e, em hipótese nenhuma, abusar dela.

3) Realizar download

Aqui temos uma diversidade muito grande de como podemos induzir o usuário a realizar um download, que tipo de download você pode estar se perguntando.

Na maioria dos casos seria um ebook, mas dependendo da sua necessidade, pode ser qualquer coisa: Folheto sobre um evento em que você está patrocinando, catálogo, cupom de desconto, etc.

Geralmente se não for no formato de Pop-up, provavelmente você encontrará este tipo de CTA em formato de banner, ou e-mail marketing.

4) Saiba mais

Curiosidade é um tipo de sentimento muito angustiante e complicado de se controlar. Exatamente por isso é outra ótima opção quando se quer atenção de alguém.

Quantas vezes nós já não vimos botões como: “Saiba mais”, “Entenda como funciona”, “Conheça mais sobre isso”, etc. Esta é uma maneira de mexer com o emocional das pessoas para gerar interesse, e consequentemente, obter o tão esperado clique.  

5) Promoções limitadas

Quem aí não gosta de uma boa promoção? Este artifício também pode ser utilizado para atrair clientes e, deve ser aproveitado! Se só pelo fato de haver qualquer tipo de desconto já consegue despertar um certo tipo de interesse em alguém, só falta induzi-lo à compra.

Por esta razão que muitas empresas utilizam várias maneiras de deixar claro o desconto ofertado, às vezes também mostram o tempo que aquele produto vai permanecer em oferta, ou que o estoque está acabando, tudo para poder atingir o consumidor e fazer com que ele realize a compra.

6) Linkagem interna

Trata-se de uma parte fundamental para divulgar seu conteúdo e manter o usuário em seu site/blog. Linkagem para quem não sabe, é o ato de colocar links para que o usuário que está lendo seu texto, possa clicar e ser direcionado para outra página.

Muito difícil não se deparar com este tipo de CTA quando se trabalha com conteúdo para web, por razões que citamos anteriormente, chamar atenção das pessoas está difícil, então quanto mais tempo você consegue manter ela em seu site, as chances de conseguir conquistar ela para que volte mais vezes é bem alta.

Lembre-se de sempre fazer uma linkagem que tenha relação com seu conteúdo, você quer manter a pessoa entretida e não perdida e entediada, certo?

7) Teste de graça por um tempo limitado

Ter a opção de experimentar qualquer serviço gratuitamente é sempre algo agradável, assim nós podemos testar e chegar na conclusão se vale a pena continuar.

Sabendo disso, as empresas sempre deixam destacado esta opção para que todos saibam e aproveitem deste recurso.

Mais uma vez o CTA mostra sua importância, pois é com ele que é criado o molde para gerar este interesse, sempre com cores e textos chamativos. Isso ajuda muito para obter o destaque necessário.

Induzir na base do subconsciente

Como podem perceber, uma das características que se destaca neste método, é a forma que se é trabalhado o subconsciente das pessoas. Tentando sempre resgatar algum tipo de sensação que faça com que ela se sinta atraída para qualquer que seja o conteúdo.

Podemos relacionar este tipo de questão observando o neuromarketing, que no caso, seria a área dentro do marketing que cuida deste assunto. Conseguir penetrar na mente de alguém, fazendo com que ela realize algo por vontade própria, não é uma tarefa fácil.

Existem técnicas muito úteis que irão lhe ajudar a descobrir a melhor maneira de abordar seus clientes, por exemplo: Teste A/B, fazer um botão “Saiba mais” de duas maneiras diferentes para ver qual delas se sairá melhor, mudar um pouco o texto também é uma forma válida.

Outro assunto que está atrelado com o neuromarketing, é o de Gatilho mental. Diversas formas diferentes de necessidades que todos nós seres humanos temos e como são utilizadas quando o assunto é marketing. Caso tenha interesse nós temos um post falando sobre este assunto, basta clicar aqui.

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Apesar de parecer um tema simples, agora vocês sabem de sua importância e o quão exige planejamento e maneiras corretas de abordar seus clientes.

Sendo assim, convidamos todos a continuar por aqui e aproveitar nossos outros conteúdos, tudo que fazemos é para lhe informar e ajudar nesta jornada que é o mundo do marketing.

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