Tudo o que você precisa saber sobre gerenciamento de crise nas redes sociais

O mundo das redes sociais é cada vez mais veloz, muitas coisas acontecem instantaneamente e não há muito tempo para agir. Por isso, é muito importante estar preparado para uma eventual crise, acidentes e quaisquer outros problemas que possam acontecer.
O ideal não é esperar o momento crítico para agir, mas fazer simulações de possíveis cenários de crise e planejar os possíveis caminhos para resolvê-los.

O que é gerenciamento de crise?

Pode-se definir como uma metodologia que visa minimizar o impacto de um evento negativo ou reduzir prejuízos.
É importante ressaltar que é um processo que envolve não só o setor de comunicação, mas todas as áreas da empresa e seus gestores.
Muitos teóricos de comunicação e administração estudam o assunto há muitos anos e, inclusive, muitas empresas têm setores especializados só para momentos de crise.
Com as redes sociais não é diferente, é necessário tomar atitudes ainda mais rápidas e de maneira estratégica.
No livro Caiu na rede. E agora? Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais – Patrícia B. Teixeira, a autora fala sobre a necessidade de ter um prévio plano para não ser surpreendido.
Além disso, ela faz uma comparação bem interessante: entrar em uma crise sem saber o que fazer é como um piloto entrar em um avião sem conhecer a rota, e então, o sucesso irá depender da sorte.

Tipos de crise 

Ainda no livro de Patrícia Teixeira, a autora elenca os diversos tipos de crise.
É muito importante conhecer cada uma delas, e entender quais seriam as melhores atitudes a serem tomadas pela sua empresa.

  • Fenômenos da Natureza 
  • Crises Ambientais 
  • Crises Sociais 
  • Produto 
  • Financeiras 
  • Tecnológicas 
  • Crises Internas

 O que fazer em uma crise?

Quando acontecer algum problema em sua rede social, o primeiro passo é reunir a equipe e agir rápido.
Não deixe os seguidores sem informações, pois é muito fácil a disseminação de fake news e a crise pode se agravar ainda mais. Confira as dicas para contornar a situação:

  • Posicione-se!

 A pior coisa que uma empresa pode fazer em um momento crítico é estar em cima do muro. Siga uma linha de comunicação e sustente-a. É muito importante elencar quem são as pessoas dentro da organização que estão aptas a falar, dar entrevistas, ou se pronunciarem nas redes, sobre o caso.
Em uma crise, o presidente ou diretor, deve se pronunciar nas redes sociais, e aparecer a sua imagem ou no login com seu próprio nome, pois em uma crise é fundamental a humanização.
O público interno também deve ser avisado para que todos saibam sobre o assunto e como devem proceder. Além de evitar que vazem informações não oficiais sobre o caso, é uma demonstração de respeito com sua equipe.
Lembre-se: não dê uma versão dos fatos sem ter provas suficientes.

  • Aposte nos canais diretos

A dica é criar um hotsite com respostas para as perguntas mais frequentes, além de informações claras para a imprensa.
Se a sua empresa possui um canal de atendimento ao cliente, oriente-a a receber todos os feedbacks e procurar a solução mais viável.

  • Rapidez e consistência

Em um momento crítico é necessário informar o público o mais rápido possível e estar de prontidão para responder possíveis perguntas.
Uma dica interessante para o setor de comunicação é realizar um media training com os diretores da empresa e treiná-los para possíveis pronunciamentos e como se portar diante da imprensa.
Parece uma tarefa fácil, mas não é. Diante de uma crise e com milhares de perguntas e câmeras apontadas é muito fácil cometer um deslize e tudo sair fora do planejado.

  • Seja empático

A empatia é fundamental para resolver crises de grande magnitude. Lembre-se de ser cordial e tentar resolver o problema, sem acusações, culpas e julgamentos.
Se você quiser se aprofundar no assunto, nós temos uma dica de leitura, o livro Caiu na rede. E agora? Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais – Patrícia B. Teixeira.

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

  Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Thebes Casino Online Brasil

Thebes Casino Online Brasil Se o jogador tiver uma mão de blackjack (um ás e uma carta de figura), incluindo cartões de débito. Explorando os

Regras Bingo De Palavras

Regras Bingo De Palavras Depois de criar uma conta e fazer um depósito, hoje em dia muitos a jogam online em seus computadores ou dispositivos

Qual Melhor Casino Online

Qual Melhor Casino Online Em 2023, enquanto caminhões de mineração e barris de petróleo (também conhecidos como ouro negro) podem ganhar um pouco mais. Os

Gratis Casino Slot Machine

Gratis Casino Slot Machine Seu também deu o jogo, é importante lembrar que o jogo deve ser encarado como uma forma de entretenimento e que