Tudo Sobre a Regra de 20% de Texto na Imagem

As redes sociais são ótimas aliadas na hora de promover um produto ou o seu negócio.
Todo mundo quer divulgar o máximo de informações para atrair o público, porém, é preciso levar em conta que textão dentro da imagem não é a melhor maneira.
Na imagem tanto do post quanto dos anúncios é permitido somente 20% de texto na imagem.
Lembrando que cada rede social tem um formato e objetivos diferentes, ou seja, se o seu propósito for transmitir algum conteúdo em texto existem dicas de como fazer da melhor maneira a atingir o público que desejar.
A estratégia do Facebook é tornar a experiência do usuário mais agradável, sem poluir a rede social e camuflar os anúncios entre o conteúdo exibido no feed, por isso é feita essa seleção quanto ao texto.

Como saber se o meu anúncio ultrapassa os 20%?

Para garantir que está tudo certo com o anúncio, a dica é simples: o próprio Facebook disponibiliza a ferramenta Facebook Text Overlay que identifica se o seu texto está com o tamanho adequado ou precisará de ajustes. Veja como funciona:

Além disso, ao criar um anúncio e a plataforma detectar que a arte contém muito texto, você poderá receber uma notificação antes de enviar o anúncio, e assim, é possível solicitar uma análise manual.
Caso você julgar que seu anúncio foi avaliado incorretamente, selecione a opção: Solicitar análise manual.

Classificações do post em relação ao texto na imagem:

O mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de diagnosticar o problema e ainda explicar o porquê, ajudando-o a corrigir o que não está certo.
Ao todo são quatro níveis:

  • Texto da imagem: OK

A imagem do seu anúncio contém pouco ou nenhum texto. Este é o estilo preferido de imagem. Significa que o seu anúncio será veiculado normalmente para o público escolhido.

  • Texto da imagem: Baixa

O alcance do seu anúncio será reduzido e pode ser um pouco menor. Você pode alcançar menos pessoas porque há muito texto na imagem do anúncio. Imagens de anúncios com pouco ou nenhum texto são preferíveis. Experimente uma imagem com menos texto, um tamanho de fonte menor ou sem logotipos com palavras.

  • Texto da imagem: Média

É preciso atenção, o alcance do seu anúncio será bem menor, então é importante tentar outras formas. Você pode alcançar menos pessoas porque há muito texto na imagem do anúncio. Experimente uma imagem com menos texto, um tamanho de fonte menor ou sem logotipos com texto.

  • Texto da imagem: Alta

O seu anúncio poderá não ser veiculado devido à quantidade excessiva de texto. Você pode não alcançar seu público devido ao excesso de texto na imagem do anúncio. A menos que você se qualifique para uma exceção, experimente uma arte mais limpa, um tamanho de fonte menor ou sem logotipos com texto.

Dicas de como arrasar nos seus posts/anúncios:

Primeiramente, vamos explicar no que consiste o texto da imagem que estamos falando:
1 – Texto do corpo;
2 – Imagem do anúncio;
3 – Texto da imagem (o que se aplica à regra dos 20%.)

Vamos então às preciosas dicas, que inclusive, foram publicadas pela própria rede social:

  • Opte por textos curtos e concisos;
  • Reduza o tamanho da fonte do texto (deixando legível, é claro);
  • Procure substituir ou usar menos palavras;
  • Concentre o texto em uma caixa de texto, evitando deixá-lo por toda a imagem.
  • Dê atenção ao conteúdo da imagem, para que o sentido tenha a ver com o que está escrito.
  • Logotipos, Marca d’água e números são contados como texto, então mais cuidado ainda!

 Como tudo na vida, há algumas exceções!

Existem alguns tipos de materiais nos quais a regra não se aplica, entre eles:

  • Cartazes de filmes e eventos;
  • Capas de livros e de álbuns;
  • Texto legal
  • Infográficos



Se você ficou com dúvidas acesse a Central do Facebook que têm muito conteúdo sobre o funcionamento da rede e também um fórum, onde os participantes trocam experiências.

Está pronto para ter os melhores anúncios da rede?

É preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passarem dos 20% de texto nas imagens em anúncios, como a cobrança mais alta e até a punição de não ser exibido para o público selecionado.
Já anunciou? Conte a sua experiência nos comentários. Para outras dicas de como anunciar com sucesso em uma das maiores redes sociais do mundo continue acompanhando o nosso blog!

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