Por ter passado por uma reformulação recente, o Ubersuggest talvez ainda não tenha adentrado a sua estratégia de Marketing Digital.
Todavia, saiba que esta ferramenta ganhou uma nova força, agora sendo quase que obrigatório utilizá-la caso queira melhorar o alcance de suas postagens.
Junto das regras de SEO, o Ubersuggest vai ajudar você a escolher as melhores palavras-chaves para seus posts dando um maior retorno, tudo isso de maneira gratuita.
Quer saber mais? Então venha ler este post! Vamos falar um pouco sobre o que é essa ferramenta online e fazer um breve tutorial de como funciona na prática.
Você terminará este texto sabendo:
- O que é Ubersuggest
- Quais são suas vantagens
- Como funciona os elementos principais da ferramenta
O que é Ubersuggest?
Antes de aprofundar mais na funcionalidade da ferramenta, é importante apresentar primeiro para vocês o que é o Ubersuggest.
Basicamente ele é uma ferramenta online que realiza uma pesquisa e análise de palavras-chaves, dependendo de qual palavra você selecionar. Além de poder escolher de qual país você quer receber as informações.
O que o Ubersuggest te apresenta são:
- Volume de busca dessa palavra que você selecionou
- O nível aproximado de pesquisa orgânica feita
- O nível aproximado de pesquisa paga por aquela palavra
- Custo médio de cliques pagos
Esse é o básico que a ferramenta apresenta, porém, ainda tem muito mais para conhecer sobre suas funcionalidades.
Vale destacar também, que ela existe hoje graças a uma pessoa chamada Neil Patel.
Considerado um dos 10 melhores profissionais de Marketing, foi ele quem reformulou o Ubersuggest (originalmente criado por Alessando Martin).
Por não conseguir concorrer com outras ferramentas similares, o projeto não conseguiu se destacar até que Neil entrou em cena.
Agora, o Ubersuggest é uma ferramente bem mais completa e 100% gratuita.
Vantagens do Ubersuggest
Como qualquer outra plataforma, existem pontos positivos, principalmente para algo que ajuda bastante no trabalho de sua equipe de Marketing Digital.
Quer saber quais são algumas dessas vantagens? Então vamos lá:
Gratuidade
Pode parecer uma vantagem muito simples, mas faz uma diferença tremenda quando se trata do investimento do seu conteúdo online.
Existem diversas ferramentas que lhe ajudam para identificar qual o valor por traz de uma palavra-chave, porém a maioria só atinge o seu auge de forma paga. Por exemplo, o SEMrush que já falamos algumas vezes aqui no blog.
Tem basicamente a mesma qualidade e de maneira totalmente grátis não é de se jogar fora essa oportunidade.
Claro que não elimina a importância de outras plataformas pagas, mas para quem não tem muito poder aquisitivo, é uma ótima oportunidade utilizar o Ubersuggest como porta de entrada.
E ainda por cima você não precisa fazer nenhum tipo de cadastro, quer algo melhor que isso?
Praticidade
O Ubersuggest tem um visual bem limpo e simples.
Nada de banners, palavras em inglês que você não conhece ou qualquer tipo de coisinha que atrapalha sua navegação.
Tudo é bem intuitivo e o que você não souber, na própria ferramenta você encontra descrições para facilitar sua compreensão de cada item disposto no site.
Variedade na apresentação
Se o visual simples não fosse o bastante, o Ubersuggest ainda tem uma enorme variedade de informações para o usuário.
É possível visualizar as diversas informações em gráfico, tabela ou lista.
Dependendo da categoria que você estiver procurando vai aparecer de uma certa forma, até mesmo as cores variam. Não se preocupe que é fácil de compreender, pois tudo é bem exemplificado.
Diversificação de insights
O Ubersuggest disponibiliza diversas informações diferentes para serem consultadas através da palavra-chave que você escolheu.
Você pode verificar:
- Uma visão geral da pesquisa feita por aquela palavra
- Ideias de palavras-chave semelhante que possam ser utilizadas
- Ideias de conteúdos relacionados a palavra que foi pesquisada
- Analise da visão geral do tráfego da palavra
- As principais páginas que utilizam essa palavra-chave
Tudo isso e mais, apresentado em poucos segundos sem tomar seu tempo.
Na pratica
Agora vamos acompanhar na pratica como funciona o Ubersuggest.
Primeiro de tudo, precisamos acessar o site, para isso, basta clicar neste link aqui.
Você dá de cara diretamente com o mecanismo de busca bem grande, já programado para o idioma português/brasileiro.
Mais abaixo você encontra outras informações de como funciona a ferramenta.
Bom, para iniciar digite alguma palavra-chave em que lhe interessa saber os resultados.
Em seguida clique em “buscar”, ou simplesmente aperte o botão “enter” no seu teclado/celular.
Visão geral
No caso, nós utilizamos a palavra “SEO” como palavra-chave.
Na página que apareceu, mostra diversas informações diferentes.
Vamos focar na que está ao centro.
Aqui você observa o volume de buscas por aquela palavra por mês além de: seu nível de competição por essa palavra pesquisada organicamente e de maneira paga.
Além do custo por clique dessa palavra.
Sugestões
Descendo mais essa página, você vai encontrar tabelas mostrando informações mais detalhadas.
Destacamos a importância dos números da última tabela, onde mostra os títulos que utilizam aquela palavra-chave que você digitou, assim como a quantidade de vezes que é usada nas redes sociais Facebook e Pinterest.
É uma boa maneira de se guiar comparando os números e observar no que sua concorrência está se focando.
Barra lateral
No canto superior esquerdo da tela, temos algumas outras opções.
Ali você consegue ter uma visão mais aprofundada sobre a palavra-chave que foi pesquisa.
Por exemplo, caso você clique em “ideias de palavra chave”, o resultado obtido é uma série de web sites que usufruem daquela palavra-chave e qual seria o trafego de visitas que recebem, métrica, links compartilhados, etc.
O melhor ainda é que a tabela pode ser exportada em uma planilha, caso você desejar.
Basta clicar no botão que está posicionado no canto inferior direito.
Veja em vídeo!
Preparei também um vídeo explicativo para você aprender a usar o Ubersuggest da melhor forma! Confira:
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