Desde a época que o Instagram “aderiu” ao formato do Stories, lá em 2016 — criado pelo pessoal do Snapchat — essa função caiu na graça de seus usuários, tornando uma das principais atrações da rede social.
Com o passar do tempo, diversas melhorias e adições foram feitas, visando atrair ainda mais os usuários, visando estimular a utilização constantemente a ferramenta.
E neste post vamos abordar uma dessas adições, um tanto quanto recente, que seria a opção de fazer perguntas, utilizando o “Question Sticker”, ou melhor dizendo, “Figurinha de Pergunta”.
Essa “figurinha de pergunta” tem o objetivo de criar uma interação mais direta do usuário com seus seguidores.
E não importa qual tipo de ferramenta for aderida na rede social, sempre pode ser usufruído pelas empresas, visando aprimorar seu alcance, relacionamento com clientes, esclarecer dúvidas, ser mais transparente, etc.
Quer saber como aproveitar os benefícios dessa função maravilhosa?
Então pare o que você estava fazendo e leia este post sem peso na consciência!
Tudo o que você precisa saber, de forma direta e sem enrolação, está aqui.
Question Sticker
Não há mais como falar sobre o Instagram e não citar o Stories.
Pesquisas já revelam que as pessoas, ao acessarem o instagram, olham primeiro o Stories e depois o Feed.
Então, essa função virou carro feche da plataforma, e antes de falar especificamente do Sticker de Perguntas, vamos falar bem brevemente sobre o que é o Stories e para que serve.
Basicamente, o Stories é uma ferramenta que permite o usuário postar fotos e vídeos (curtos), que só podem ser visualizados por um curto período de tempo, além de ficarem no ar por apenas 24 horas.
Esta é a função básica da ferramenta, mas, você consegue incrementar seu Stories com filtros, emojis e figurinhas (Stickers).
É nesse campo que devemos prestar atenção.
Acessando as opções de Stickers, você vai encontrar um que está escrito: “perguntas”.
Essa é a figurinha para incentivar os seus seguidores a lhe fazer algum tipo de pergunta.
Nela você determina qual o tipo de pergunta que se espera receber, por exemplo:
- “Tire sua dúvida sobre nosso serviço aqui:”;
- “Vamos interagir! Pergunte-me algo:”;
- “Quer saber mais sobre finanças? Essa é à hora:”;
- “Pergunte algo aleatório:”;
Um detalhe importante de se ressaltar é que, diferente dos sites específicos de perguntas (Ask e Curious Cat), o do Instagram Stories identifica quem mandou a pergunta, ou seja: nada de ficar no anonimato por aqui.
Dessa maneira, é possível bloquear aquele seu seguidor tóxico que só parece viver para falar mal de você, ou te importunar.
Agora que falamos um pouco sobre a função geral da ferramenta, está na hora de aprender como utiliza-lá corretamente para conquistar os benefícios que ela possui.
Faça-me uma pergunta!
Primeiro de tudo, existem duas formas de responder uma pergunta: digitando ou fazendo um vídeo de curta duração.
Dependendo da situação, cada uma tem sua vantagem e desvantagem.
Responder uma pergunta grande seria interessante se fosse em vídeo, ou mostrar algo que tenha relação com a pergunta em si.
Agora, é mais fácil responder diversas perguntas digitando, por mais que a resposta seja simples. Vale analisar cada situação.
Engajar seu público através de perguntas é uma maneira de trazer conteúdo relevante, ao mesmo tempo em que ganha pontos na relação entre a sua empresa e o cliente.
Observe alguns temas interessantes de se utilizar:
Pergunte sobre o que acham do seu produto
Receber o um feedback do seu trabalho/produto é crucial para sempre continuar aprimorando o que precisa, e mudar o que não está dando certo.
Esclareça duvidas
Não tem como escapar de receber dúvidas. Por mais que algumas informações sejam de fácil acesso, a maioria das pessoas prefere ser direta e perguntar para a fonte oficial.
Além de disso, você também ganha pontos de relacionamento com o cliente, mostrando que você está disposto a ouvir e esclarecer tudo o que necessitarem.
Seja divertido
Traga mais do que aquilo que esperam de você.
Diversifique suas perguntas, com algum tipo de entretenimento.
Na internet dá para encontrar uma lista enorme de perguntas divertidas para se fazer, a questão aqui é quem é seu público alvo.
Nada de tentar engajar perguntas informais, para um público formal.
Defina bem quem você quer atingir.
Ter uma abordagem mais pessoal
Caso opte por ser ainda mais transparente diante de seus seguidores.
Incentive o público para perguntar coisas mais pessoais, seja você autônomo ou empresa.
Dessa forma, as pessoas terão uma relação mais intimista, conseqüentemente, terão mais confiança no seu trabalho.
Juntando duas ferramentas em uma
Juntar o útil ao agradável, geralmente dá resultados satisfatórios.
Outra função de Sticker que o Instagram Stories proporciona é o de “enquete”.
Nele você consegue criar enquetes com duas opções e fazer com que seus seguidores possam votar na que preferirem.
Misturando isso com o Sticker de pergunta, gera uma interação variada entre os usuários.
“Vocês preferem produto Y ou X?”, “Qual cor é a melhor vermelho ou azul?”, “Você compraria algo bem diferente apenas para testar se é bom?”.
Assim, eles utilizarão a enquete de uma maneira que ainda pode lhe render boas informações.
Lembre-se de sempre comentar o resultado de qualquer enquete no próprio Stories.
Desafios
É muito comum observar perfis que criam “desafios” utilizando o Stories.
Eles funcionam bem para ter uma interação com os seguidores, já que eles colocam algum tipo de imagem descrevendo qual é o desafio, depois é só os seguidores tirarem print, e fazer um Stories respondendo o que for pedido.
Por fim, o perfil quem começou isso tudo, comenta sobre alguns Stories que recebeu desse desafio.
Essa é outra boa alternativa para saber mais sobre seus possíveis clientes.
E não se preocupe, existem modelos na internet no qual você pode se basear para criar o seu próprio.
Destacando o que é relevante
Algo extremamente crucial que nenhuma empresa pode deixar passar, é a possibilidade de destacar alguns tipos de Stories.
Não existe pessoa no mundo que aguente responder a mesma dúvida mais de 10 vezes, chega a ser irritante, e na internet acontece esse tipo de situação a todo o momento.
Principalmente por parte das empresas, sempre vai aparecer um usuário perguntando sobre algo bem simples que, apenas com poucos cliques, possa descobrir a resposta sozinho.
Pensando nisso, a função de deixar o Stories destacados junto da sua bio do Instagram, é um artifício OBRIGATÓRIO para qualquer perfil empresarial.
Organize as perguntas mais freqüentes que você recebe, faça um Stories respondendo cada uma e por fim, destaque elas no seu perfil.
Fácil, rápido e útil.
É importante saber o que não se deve fazer
Por fim, mas não menos importante, temos uma dica crucial do que você deve evitar quando for fazer perguntas para seus seguidores/potenciais clientes.
Pelas dicas que demos até agora, percebe-se que todo conteúdo do Instagram Stories é focado em conteúdo simples.
Afinal de contas, temos somente poucos segundos para elaborar algo interessante para mostrar.
Sendo assim, nada de fazer perguntas complexas, algo que demandaria muito tempo para que se possa responder.
Se você prefere criar um conteúdo mais robusto, contendo mais informações faça um evento ao vivo.
Live stream é uma ótima alternativa para conversar com seu público diretamente, e você pode usar esse tempo para responder essas perguntas que ocupariam demasiado tempo.
Deixe as perguntas do Stories para atividades mais simplórias.
E aí, o que achou?
A interação entre a empresa e o cliente é crucial para conseguirem obter um bem ideal para ambas as partes.
Procure adentrar mais nesse assunto para que você consiga bolar estratégias mais assertivas e conquistar aquele seu cliente em potência, enquanto traz conteúdo relevante que dê mais destaque para seu perfil.
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