Possuir uma rede social com um alcance alto, um bom engajamento, seguidores fiéis e ativos não é tarefa fácil.
Com o Instagram não diferente. Apesar de a plataforma ser uma das que dá mais retorno para as empresas, ainda é difícil para alguns perfis conseguirem a tão esperada visibilidade no Instagram.
Pensamento nisso, no post de hoje eu vou te contar alguns métodos certeiros que vão ajudar muito a aumentar os seus resultados na plataforma.
Mas antes, gostaria de dizer que tudo o que vou falar aqui eu mesma testei no meu Instagram e consegui mais de 100 mil impressões em uma semana!
São métodos certeiros, porém simples de se fazer, e que se forem aplicados com dedicação você também terá resultados bem significativos!
Vamos lá?
Como vai a sua BIO?
A bio é muito importante pois é a primeira impressão que o seu público vai ter do seu perfil.
É fundamental que você tenha em mente como quer que a sua audiência o veja. Por isso, seja claro sobre quem você é e qual a sua profissão!
O primeiro passo é colocar uma foto, seja ela sua ou do logo da sua empresa, é ela quem vai chamar a atenção das pessoas logo de cara.
Ela deve chamar a atenção, passar profissionalismos e também credibilidade.
Imagine o seguinte situação: alguém está abrindo uma empresa ou loja virtual.
Além dos diversos processos para abrir um MEI, criar um site e etc, pode ser que ela precise de um designer para a criação do logotipo da nova marca.
Sendo assim, essa pessoa pode muito bem pesquisar a palavra “Designer” no Instagram.
A maioria dos profissionais da área utilizam a plataforma como cartão de visita e portfólio.
Se o seu perfil de profissional estiver com essa palavra chave, você irá aparecer nas pesquisas. Ou seja, uma maior visibilidade no Instagram!
Outra dica é adicionar Hashtags na sua biografia, isso aumenta muito o alcance do seu perfil nas buscas. Gerando assim, mais seguidores, visibilidade e potenciais clientes!
Muitos clientes que temos por aqui me encontraram pela pesquisa de palavras ou de Hashtags no Instagram.
Quer saber mais sobre as vantagens de se utilizar a Hashtag? Clique aqui!
Não se esqueça também de colocar na bio os dados para contato da sua empresa e, também, se caso seja um negócio local, as regiões de atendimento.
Coloque também, o seu site para que os clientes possam saber mais sobre sua empresa.
Além de palavras, também é possível usar emojis na bio do instagram.
As pessoas utilizam bastante e com certeza isso vai chamar a atenção, por isso, explore bastante este recurso e, obviamente, procure aqueles que possuem ligação com a mensagem que está falando.
Não se esqueça: uma bio bagunçada e confusa pode fazer você perder seguidores e clientes para o seu negócio.
Seu perfil é um perfil comercial?
Com as grandes empresas criando estratégias de vendas voltadas para as redes sociais. Mark Zuckerberg resolveu nos dar uma ajuda e lançou uma funcionalidade que permite que você transforme o seu perfil em um perfil comercial.
O Perfil comercial do Instagram oferece diversos tipos de vantagens. Por exemplo, adicionar informações bem relevantes sobre sua marca, tais como:
- Telefone para contato
- Localização da sua empresa (ideal para negócios que possuem uma loja física)
Além disso, os perfis comerciais do Instagram tem acesso a uma funcionalidade fundamental para qualquer empresa: as métricas.
Com elas você é capaz de verificar informações detalhadas como:
- Alcance das suas publicações;
- Número de visitas do seu perfil e site;
- Qual das suas publicações gerou mais curtidas, comentários e etc;
- Qual dos Stories foi mais visto;
- Qual o horário que o seu público é mais ativo;
- Qual o gênero predominante dos seus seguidores;
- Faixa etária do seu público;
- Principais localizações onde seus seguidores estão concentrados;
Sendo assim, com essas informações em mãos, você é capaz de estabelecer a sua estratégia de publicações dentro da plataforma.
E, com isso, poderá aumentar muito o seu engajamento, seguidores e por que não, suas vendas.
Outra vantagem é a possibilidade de adicionar um CTA dentro de alguma publicação. Excelente recurso para e-commerces.
Se o Instagram da sua empresa ainda não é um perfil comercial, aproveite e mude isso agora mesmo!
Engajamento é a chave de tudo!
Muitas pessoas pensam que ter mais de 5 dígitos de seguidores basta para ser ter um perfil de sucesso no Instagram.
Que grande equívoco!
O que essas pessoas não sabem é que o número de seguidores, é apenas uma métrica de vaidade.
Seguidores que não estão interessados no seu conteúdo dificilmente vão te contratar ou comprar com você.
Inclusive no Post: 7 Razões para NÃO comprar uma lista de E-mail ou seguidores, você pode conferir que o fraco engajamento está em 1º lugar.
A minha dica aqui é: crie conteúdo voltado para a interação e o engajamento.
Se dedique a tentar entender o que o seu público busca, quais suas dúvidas e dores.
Faça perguntas, forneça dicas, estimule comentários, participação em enquetes e tudo mais que possa te ajudar a obter informações sobre o seu público-alvo.
Mesmo que você possua uma loja virtual, crie conteúdos para que as pessoas interajam com sua a marca.
O Instagram é uma rede social, produzir conteúdo pensando apenas em vender pode não ter um bom resultado.
As pessoas podem deixar de seguir o seu perfil por não acrescentar nada de verdade a elas.
Acompanhe marcas relevantes
Uma boa forma de se manter atualizado sobre a área de atuação da sua marca é seguir perfis relevantes dentro dessa mesma área.
Isso é essencial, pois você pode ficar de olho no conteúdo que essas marcas produzem, na visibilidade com os clientes e observar o que gera mais engajamento e curtidas.
Além disso, é uma ótima forma de se pegar inspiração para as suas próprias publicações.
Veja bem, eu disse inspiração, não confunda com Plágio.
Não copie o conteúdo dos seus concorrentes, isso pode acabar com a visibilidade da sua marca.
Compartilhe a sua rotina
Uma dica de conteúdo muito boa é mostrar o seu BackStage, ou seja, compartilhar com seus seguidores a sua rotina.
Isso pode ser aplicado na maioria das situações do seu dia a dia.
As pessoas gostam muito de situações com que elas possam se identificar.
Uma foto da sua mesa, seu café e sua Internet não funcionando podem fazer muita gente se sentir mais próxima da sua marca.
Que tal a foto de um BrainStorm? Ou de uma confraternização da empresa? Tudo isso é um ótimo material para o Instagram da firma!
Isso humaniza a sua empresa e pode gerar um bom número de curtidas e comentários.
Aproxime as relações com os clientes e veja seus resultados triplicarem!
Se jogue nas Hashtags!
Nas legendas do feed do Instagram são permitidas 30 hashtags. Mas, não há a obrigatoriedade de colocar todas elas.
Por isso, escolha com sabedoria as que vai utilizar nas postagens da sua marca.
Se o Instagram notar que está usando hashtags que não tenham nada a ver com a sua marca você será punido!
Perderá alcance. Perderá Visibilidade. E isso demora um certo tempo para reconquistar.
Então, selecione apenas as melhores hashtags que tenham realmente a ver com a foto publicada e com sua marca, ok?
Não se esqueça de sempre colocar hashtag nos stories também!
Elas aumentam consideravelmente as visualizações e podem te trazer novos seguidores!
Vídeos
Eles são os queridinhos das redes sociais, não há como negar! É só ver o estrondoso sucesso do Youtube.
As pessoas gostam muito de assistir vídeos sobre conteúdos específicos, sem contar que o alcance para vídeos é maior do que para imagens.
Então, perca a vergonha de aparecer na câmera e aproveite esse gancho!
Vídeos levam a visibilidade no Instagram sua marca para um outro nível!
E não precisa ser nada muito demorado, afinal, no feed só pode vídeo de até 60 segundos e no stories apenas pequenos vídeos de 15 segundos.
Não sabe sobre o que fazer vídeos? Que tal fazer sobre os bastidores da marca (como falamos acima), fazer um unboxing, teste de produtos que você vende…..
São infinitas possibilidades!
Aumente sua visibilidade no Instagram com Parcerias
Nada melhor para aumentar a visibilidade do que uma bela parceria!
Escolha alguém que tenha um bom engajamento e que seja da mesma área que a sua empresa (ou aproximada).
Faça um post especial sobre ela e peça para que essa outra marca também faça o mesmo.
Assim, ambos saem ganhando e acabam divulgando as marcas para mais pessoas.
Fazer parcerias ajudam muito na hora de estabelecer a confiança de uma marca.
Afinal, existe uma outra pessoa ali (no caso de um influencer, por exemplo) que tem milhares de seguidores e está ali divulgando uma marca.
Ou seja, essa marca é de confiança.
Dica Bônus!
Para quem ainda não tem um site mas mesmo assim quer fazer um Instagram comercial e divulgar a sua marca.
Minha dica especial é: Utilize local o reservado para site na bio do Instagram para colocar um Link direto para WhatsApp.
Isso mesmo, já que o cliente não tem um site para saber mais informações, então, ele pode entrar em contato direto com o responsável para tirar suas dúvidas e fechar uma compra.
Hoje em dia, é quase impossível ouvir Marketing Digital e Instagram fora da mesma frase.
Assim como o Facebook, a plataforma possui muita força dentro das estratégias de mercado.
Essas são apenas algumas dicas que podem aumentar os números do seu Instagram pessoal ou até mesmo da sua marca.
Continue no Blog!
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