Público-alvo e Persona são termos que eu já utilizei em muitas postagens aqui no blog.
São palavras que aparecem muito quando o assunto é marketing digital.
Mas vocês sabem a diferenças entre os dois?
Muita gente se confunde ainda em relação a essas duas palavras.
Por isso no post de hoje eu vou te falar quais são as suas características e diferenças.
O que é Público-alvo?
Público-alvo é um grupo de consumidores ou organizações que possuem um perfil semelhante, para quem as empresas direcionam as ações de marketing e vendas dos seus produtos/serviços.
Esse é o grupo de indivíduos que vai comprar os seus produtos/serviços e gerar lucro para a sua empresa, por isso a ações de marketing e vendas devem ser voltadas inteiramente pensando nele.
Para definir adequadamente esse público é necessário reunir uma série de informações, tais como:
- Idade;
- Sexo;
- Profissão;
- Região do país;
- Estado civil;
- Formação;
- Religião;
- Hábitos de consumo;
- Classe social;
- Gostos pessoais;
Uma forma de se iniciar a investigação e definição de público-alvo, é analisando o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Qual a vantagem de usar o público-alvo?
Quando você está no processo de criação do produto e estudo do mercado, definir o público-alvo é um bom jeito de se iniciar, pois necessita de menos pesquisa e te mostra uma perspectiva de um nicho de mercado ideal.
Pode ser muito vantajoso também para definir que tipo de campanha e quais canais de comunicação a sua empresa abordará.
Exemplo de Público-alvo
Para ilustrar melhor vamos usar o exemplo vamos usar um exemplo de uma escola de marketing digital fictícia: M&M Marketing.
Ela é uma escola de marketing digital que oferece diversos cursos na área. Um deles é um curso presencial que ensina técnicas de SEO que deixarão o conteúdo do seu site irresistível e aumentarão a sua classificação nos mecanismos de buscas.
O público-alvo para esse curso são:
- Homens e mulheres de 18 a 40 anos, solteiros(as) ou casados(as), com ensino médio completo, que desejam trabalhar com marketing de conteúdo ou produção de conteúdo online em blogs e sites, com a renda mensal de até R$ 2 mil a R$ 3 mil, que morem na zona sul de são paulo.
- Empresas que trabalham com tecnologia no Sul do estado de São Paulo, de pequeno a médio porte, com área de Marketing ainda pequena para o tamanho da empresa.
Perceberam como essas informações são de um grupo de indivíduos?
O público-alvo é uma parte da população que tem interesse no meu produto ou serviço, e é para esse grupo que devemos concentrar as nossas campanhas não o público em geral, ficou claro?
Tá, mas o que é Persona?
Persona é um personagem semi fictício que você cria para identificar as características e necessidades de um cliente de maneira mais aprofundada. Em outras palavras, é personificação do seu cliente ideal de forma mais humanizada e personalizada.
Esse termo ficou muito conhecido graças a ascensão do Inbound Marketing, também conhecido por Marketing de conteúdo.
Como eu identifico uma persona?
Dentro do seu público-alvo existem diversos tipos de clientes, para criar uma persona você deve segmentar ainda mais o seu público-alvo, porém em vez de informações que pegam um contexto mais geral, você vai pegando informações personalizadas que torna aquele cliente único.
Para formar uma persona basta coletar as seguintes informações, além das informações que você encontra no público-alvo é claro:
- Nome fictício;
- História do dia a dia desse persona;
- Profissão (sendo capaz de especificar o seu cargo);
- Hábitos de compra;
- Estilo de vida
- Redes sociais favoritas;
- Hobbies;
- Valores;
- Dores relacionadas ao seu produto/serviço;
- Dúvidas;
- Ambições;
Se você notar, com essas informações é possível construir um perfil extremamente detalhado de uma pessoa.
É quase como se você contasse a história daquele cliente.
Qual a Vantagem de utilizar a Persona?
Segmentando o persona, é possível trabalhar melhor em uma abordagem de comunicação que você vai utilizar para convencer esse cliente que o seu produto/serviço é necessário para o ele.
Através de informações que a persona te fornece é possível determinar qual a linguagem será abordada, canais de comunicação ele se encontra, quais assuntos abordar para ele conhecer o seu produto, qual formato de conteúdo é mais chamativo para ele, estilo de email marketing e periodicidade, qual o melhor momento para oferecer um produto para ele e etc.
Exemplo de Persona
Ainda usando a M&M Marketing, vamos analisar uma persona que é pode se tornar um aluno do seu curso de SEO:
- Josney tem 26 anos, começou agora a sua graduação em marketing e trabalha como suporte técnico em uma empresa de telecomunicação. Ganha entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, é solteiro e procura trocar de área e abrir um site sobre cultura pop bem famoso. Gosta de comprar quadrinhos e livros na internet, as vezes ele às vezes parcela os pagamentos dos seus livros pois aproveita tudo que é promoção. Sua principal dificuldade é à distância de cursos para área de marketing digital de cursos presenciais. Costuma seguir influenciadores digitais que falam de cultura pop e tecnologia no Instagram e Twitter. Mora em Embu e toda semana faz uma social na casa de um amigo falando sobre filmes e séries. Gosta de roupas confortáveis e se sentir bem, dentro e fora do trabalho.
- Juréia tem 32 anos, ganha entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e trabalha como estagiária na área de marketing em uma empresa de tecnologia de médio porte em São Paulo. No seu dia a dia, enfrenta as dificuldades de trabalho pois seu conteúdo do site da empresa não gera visitas e engajamento. Está namorando, não possui filhos e suas redes sociais favoritas são o Facebook e o Instagram pois lá ela consegue informações muito úteis sobre marketing digital. Gosta de viajar com o namorado e ir a shows de rock aos fins de semana.
Perceberam a diferença? Aqui o cliente em potencial tem nome, personalidade, objetivo de vida e necessidades.
Para ele um curso de SEO é interessante pois ele deseja começar um site e Embu fica próxima a região sul de São-Paulo.
Quando usar persona e quando usar o público-alvo?
Isso depende do quão amplo é o seu produto ou serviço, eu vou explicar.
Produtos que atendem as necessidades da grande massa não precisam necessariamente ser segmentados a ponto de se definir uma persona.
Por exemplo uma empresa que vende água mineral, seu público-alvo são pessoas e empresas que tenham um filtro em casa/empresa.
Nesse caso você deve fazer uma comunicação mais geral e ampla. Afinal se ele serve para a grande massa, quanto maior a visibilidade melhor.
Quando o seu produto é para um público bem específico por exemplo (Bonés e camisetas de um determinado time de futebol, logo você vai vender para os torcedores desse time não para o público em geral) aí você deve utilizar a persona, caso contrário se você tem um produto mais amplo, como no caso da empresa que vende água mineral que a maioria precisa e está disposta a comprar, ai você segmentar usando características gerais de um público-alvo.
Público-alvo X Persona
Ambos os casos são importantes dentro do marketing.
O público-alvo nos dá informações mais gerais sobre o seu cliente, já a persona traz um nível maior de detalhes, além de contar uma história do cliente.
O que ajuda a criar empatia pelo cliente e nos ajuda a escolher qual a melhor abordagem de comunicação com ele.
A persona é uma ferramenta de marketing poderosa. Ela serve aperfeiçoar o seu público-alvo e oferece uma análise mais completa do mesmo.
Mas e vocês? Utilizam persona ou público-alvo? Definir uma persona realmente traz mais resultados nas suas campanhas?
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