Você sabe o que é Storytelling?
Todos nós temos uma história para contar. Passamos por vários tipos de situações para chegar no momento em que estamos agora e, carregamos conosco toda essa trajetória.
Claro, que em um ambiente sociável, compartilhamos estas histórias com nossos amigos ou conhecidos, isso gera um sentimento de empatia pela pessoa, afinal, todos gostam de saber mais sobre uma pessoa, tudo que já passou, as dificuldades e vitórias.
No final das contas, o laço entre estes indivíduos aumenta, tornando-os mais próximos e também gerando uma certa inspiração e uma boa troca de experiências!
Talvez você esteja se perguntando agora “Tá, mas o que isso tem a ver com Marketing Digital??” E eu lhes digo: TUDO!
Essa é uma outra forma muito eficiente de engajar seu público e deixá-los mais confiantes e emocionalmente ligados com a sua empresa.
Sendo assim, você não pode perder este post! Hoje vamos falar sobre a importância do Storytelling!
O que é Storytelling?
Segundo o site Significados.com, uma ótima definição para a palavra Storytelling seria:
“Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes…
Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história.
Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada. Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos.”
Esta arte de contar histórias relevantes tem TUDO a ver com o meio corporativo, já que este tipo de conteúdo, faz com que seu público tenha mais confiança em você, apostando mais em seu potencial, fazendo com que assim, se interessem pelo seu trabalho.
Pense desta forma: Imagine que entrou alguém novo na empresa e essa pessoa irá participar de um projeto junto com você. Provável que haja algum certo receio, já que não se sabe quase nada sobre ela.
Mas com o tempo, conhecendo mais sobre ela, tudo muda! O clima será outro, trazendo uma sensação de confiança, inspiração e respeito. No caso, este é o papel da Storytelling.
Uma receita para o sucesso
Como este é um dos métodos preferidos para se alcançar o sucesso, existem diversas dicas de especialistas internet a fora para montar uma boa base para suas histórias.
Algo que seja orgânico e sincero, lembrando que é essencial ser sincero e, pode parecer redundante falar isso, mas existem empresas que deixam a parte da sinceridade de lado! (Já vamos falar sobre exemplos do que acontece quando uma empresa mente sua história! Guenta aí!)
Apesar deste post não ser uma lista sobre como deve ser feito um Storytelling campeão, vamos apresentar 3 itens essenciais que não podem faltar. Tenha certeza de anotar ou memorizar, pois é muito importante. Confira abaixo:
- Seja humano. Não invente coisas absurdas ou qualquer coisa que ajude a engrandecer sua história, isso não trará nenhum benefício, no final das contas, pode acabar lhe prejudicando mais que tudo. Conte a história com emoção, já que apesar tudo, é sua trajetória que está sendo contada.
- Cada detalhe faz a diferença. Saiba que poucos detalhes podem render muito benefícios, coisas que para você pode ser algo normal, mas muitas pessoas podem valorizar mais do que pensamos. Obviamente que seguir ao pé da letra também não será algo atrativo, imagine só o tamanho que não ficaria sua Storytelling. Passado, presente e futuro. Detalhado, porém simples. Basta achar um equilíbrio que o resto vem junto.
- Como já falamos, não conte mentiras! Se em nossa vida cotidiana isto já não traz benefícios, imagine no meio empresarial, não é agora que irá mudar, concorda? Seja simples, honesto e direto. Afinal, ninguém vai pensar na hipótese de confiar em uma empresa que mente, que tenta enganar seus consumidores. E pode apostar que isso não será esquecido, garanto
O paraíso das Storytellings: Linkedin
Todos nós sabemos que é bom ficar de olhos abertos para o que a concorrência está fazendo, tanto para não cometer os mesmos erros como para conseguir inspirações.
O nosso tema de hoje cai neste quesito, já que podemos aprender muito sobre como contar histórias através de nossos “amigos ao lado”, e qual seria o melhor lugar para procurar? Com certeza seria o Linkedin.
A maior rede social voltada para os negócios não poderia ficar de fora dessa, um lugar excelente para divulgação de sua empresa.
Todas as informações que sejam pertinentes mostrar, devem ser encontradas lá.
Com toda essa exposição, não é difícil conseguir chamar a atenção, fazer com que se emocionem e impactar.
Para reforçar o que estamos dizendo, um estudo feito pelo InsightSquared e Linkedin, mostra como era antes do crescimento das Storytelling, até a evolução com o passar dos tempos.
Em 2011 praticamente ninguém utilizava o método de contar histórias no marketing.
E em menos 1 ano os números foram crescendo exponencialmente sem parar.
A última análise foi do ano passado (2017) com mais de 570 mil empresas utilizando este artifício como marketing e não há previsão de que isso vá diminuir.
Se você ainda não fez a sua, corra para o Linkedin e mão na massa!
Bom lembrar também que nem tudo é apenas focado em mostrar as histórias sobre uma marca ou um produto, podemos encontrar muitas pessoas contando suas próprias histórias ou acontecimentos simples da vida cotidiana.
E tenha certeza que não são qualquer tipo de histórias, são do tipo que você se envolve junto com a pessoa, tirando sempre alguma lição daquela situação, ou inspiração, quem sabe?
Bons e maus exemplos
Quem aproveita muito bem essa onda são as empresas de cosméticos, como seus produtos são para uso mais íntimo, eles conseguem atingir muito bem o lado mais sentimental de seus clientes, empresas de renome neste quesito são: Dove e Boticário. Sempre buscando inovações que deve ser acompanhada de perto e contando histórias emocionantes!
A pioneira nesse quesito é a marca Dove, que começou lá em 2013 com um comercial muito tocante sobre como as pessoas se enxergam com relação a elas mesmas e como outros enxergam.
Foi uma abordagem bem mais sentimental, passando para seus clientes uma mensagem positiva, talvez até mudando a maneira com que elas pensam sobre si mesmo. Isso mostra como uma história pode influenciar as pessoas.
(Vídeo do comercial: https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM )
Assim como a Boticário também produz conteúdos mais intimistas, passando uma imagem como se fosse de uma pessoa para outra.
Trazendo muita diversidade em suas histórias e visando sempre falar diretamente com seu público mesmo que seja algo específico.
Por exemplo: O vídeo linkado abaixo é de um comercial sobre casamento, quase como um documentário, mostrando o depoimento de pessoas REAIS sobre como é o divórcio.
Passa uma mensagem motivacional sobre este assunto e não deixa de divulgar a marca, a maneira correta de se utilizar histórias reais para o bem de ambos os lados: clientes e empresa.
(Vídeo do comercial: https://www.youtube.com/watch?v=5KSY1XSx_RA )
Aproveitando que ainda estamos no mês do dia dos namorados, existe um vídeo comercial muito famoso da operadora Vivo onde retratam a história de Eduardo e Mônica, personagens criados na música de mesmo nome pela banda Legião Urbana.
A música em si já é um Storytelling sobre como estas duas pessoas se conheceram e, o comercial foca em mostrar esta história.
Contudo, eles conseguem colocar alguns detalhes sobre seus produtos como o 3G e mostrar como a conectividade na época estava crescendo.
Ou seja, apesar de não falar nada sobre a origem da marca ou especificamente de algum de seus serviços, ela conseguiu de forma diferente, apresentar uma história que conseguisse se conectar com o seu público.
Então tenha em mente, existe sim uma variedade grande de Storytelling que deve ser explorada!
(Vídeo do comercial: https://www.youtube.com/watch?v=K-fCDnDQo88 )
Os exemplos estão aí para serem seguidos, porém, existem aqueles que devemos evitar de todas as formas possíveis.
Não importa se a sua marca é bem famosa, tenha certeza de que ninguém esquece quando algum podre sobre a empresa é descoberto.
Este é o caso da fabricante de sorvetes Diletto que inventou todo um passado sobre a produção dos sorvetes artesanais, como se fosse um tipo de tradição que seu avô havia lhe passado.
Algo que realmente parecia muito verídico ou nada que pudesse ser contestado.
Entretanto, a mentira foi descoberta e isto ficou marcado internet a fora, qualquer coisa que você for pesquisar sobre a marca, alguma notícia sobre este acontecimento vai aparecer.
A polêmica que gerou foi tão grande que até o órgão de defesa do consumidor deu uma atenção especial para debater sobre casos como este.
Como podem ver, isso sempre vai ficar marcado na história da empresa, por isso, o cuidado para não cometer algum tipo de erro e manchar sua marca é grande, não só sobre marketing utilizando storytelling, como qualquer outro tipo.
Histórias novas toda a semana
Todos os dias acrescentamos novas linhas em nossas vidas, tentando evoluir sempre.
Por isso que estamos aqui, produzindo conteúdo relevante para vocês toda semana, sem repetir e sobre assuntos diversos.
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