Tipos de E-mail Marketing!

Tipos de E-mail Marketing!

Você aí que está começando agora um negócio online ou até mesmo um blog, sabe o que é um E-mail Marketing? Se não sabe, está perdendo uma ótima maneira de ganhar dinheiro ou divulgar mais a sua marca!
Hoje vamos falar de uma das maneiras mais diretas e pessoais de se comunicar com seus clientes, seus tipos e ferramentas úteis!

E-mail marketing não é spam?

E-mail Marketing é a comunicação que uma empresa tem com seus clientes através de e-mails.
Essa é uma estratégia de marketing digital que tem o como objetivo manter um relacionamento e contato com as pessoas que forneceram seu endereço de e-mail para empresa, assim sendo, melhorando as vendas e ao mesmo tempo engajamento seu público alvo.

O diferencial do E-mail marketing é que ele é voltado inteiramente para uma lista de contatos que desejam receber aquele conteúdo, tenham interesse nos serviços, produtos ou soluções que a empresa oferece. Esse contato a empresa só consegue se o próprio cliente fornecer o seu endereço de e-mail. (Infelizmente ainda existem empresas que compram esses tipos dados, mas sabemos que o resultado dessa campanha não será efetivo, pois o público algo não está devidamente segmentado)
Já o Spam é voltado para a venda de maneira invasiva e chega sem ninguém pedir.
Outra característica do E-mail Marketing é a facilidade de cancelamento. A qualquer momento você pode cancelar o recebimento sem muita dificuldade, às vezes só é necessário responder um pequeno questionário com os motivos do cancelamento, isso avisa as empresas no que elas estão pecando para poderem melhorar suas campanhas.

e-mail

Tipos de E-mail Marketing

Os E-mails marketing não ficam limitados apenas a avisar sua lista quando tem novas ofertas ou promoções acontecendo, existem muitos tipos de e-mails como os que comentaremos agora.

Newsletter

Newsletter é um e-mail mais leve, apesar de sempre visar a venda, o foco da newsletter é o conteúdo. Imagine a seguinte situação: você tem um e-commerce que vende bonecas bebe reborn, uma ótima ideia de newsletter é um pequeno artigo de como cuidar da boneca apropriadamente, ou uma imagem com o link com esse artigo no blog da sua loja.

O importante aqui, é você identificar o assunto que sua lista de contatos se interessa e analisar uma forma de abordá-lo, assim você será capaz de criar uma estratégia que intercale e-mails focados em conversão e conteúdo tudo ao mesmo tempo. A chance de sucesso com esse tipo de abordagem é muito maior!

Promocional

Esse tipo de e-mail tem como objetivo promover uma oferta, não necessariamente uma que ofereça desconto de algum determinado serviço ou produto. Esses e-mails podem promover um produto gratuito, conteúdo e até mesmos eventos. Para ficar mais claro, ele visar promover algo, seja lá o que for.
Com um e-mail promocional bem planejado, você será capaz de mandar uma mensagem certa, para a pessoa certa! O segredo é segmentar bem o conteúdo de acordo com o perfil e o estágio de compra que seu lead se encontra. Esse e-mail é uma poderosa ferramenta para o marketing digital quando se planejado e otimizado corretamente.

Sazonal

O E-mail Sazonal é aquele que te deseja boas festas no natal, feliz aniversario, feliz dia da mulher, etc. Esse e-mail é focado nas datas especiais do ano.
Seu objetivo é fazer com que sua base de contatos lembre da sua empresa. É uma ótima estratégia de aproximação e fortalecimento da marca com eles.
A dica aqui são frases curtas e artifícios visuais bem chamativos e de qualidade. Um bom e-mail sazonal traz um impacto positivo com seus possíveis clientes e aumenta a confiança que ele possui no seu negócio.

E-mail de Boas Vindas

E-mail de boas vindas é aquele e-mail que você recebe quando fornece seus dados para alguma empresa e passa a se tornar uma lead. Pode até parecer apenas uma formalidade, porém, um e-mail de boas vindas bem escrito e visualmente bonito demonstra a segurança que a empresa tem com os dados de seus clientes.
Sabe aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”, é exatamente assim que esse e-mail funciona. Quando é mandado um bom e-mail de boas vindas, sua base de dados vai ter credibilidade e vai voltar a consumir suas ofertas, então caprichem bem nesse e-mail!

Ecommerce

Esse é um e-mail bem mais complicado, para dar certo a segmentação tem que ser certeira e a personalização tem que convencer o cliente comprar com você. Muitas lojas online tem uma linha de produto extensa e variada.
Envio de ofertas genéricas tem poucas chances de dar certo, não adianta você mandar oferta de fraudas para um homem solteiro de 22 anos. Isso mancha a reputação da sua marca e você passa a ser aquela empresa chata que só manda promoção nada ver.
Segmentação é a chave de qualquer e-mail marketing, a análise das ações de seus leads é tudo. Pegue esse caso como exemplo, uma mulher de 29 anos compra roupinhas de recém-nascido, qual a melhor oferta para essa cliente? Artigos do mesmo segmento como chupetas, mamadeiras e etc.
Outra sacada bem interessante é se essa mãe comprou agora, roupinhas de recém-nascido é interessante depois de alguns meses você mandar um e-mail com suas ofertas de roupas porém para crianças com 7 meses, um ano.
Não é garantia que isso cause algum retorno, afinal ela pode ser uma amiga que vai dar algo de presente num chá de bebê. Mas a chance de acertar é grande.
Para se ter uma melhor precisão são necessários uma série de testes de conteúdos, assuntos, layout, horário, periodicidade de entrega para se obter um perfil de cada um dos seus clientes.

E-mail para Clientes Inativos

Esse tipo de e-mail marketing deve vir com uma informação realmente relevante para que ele volte a acessar sua página e seus e-mails.
Cabe a você também analisar o porque dele se encontrar inativo, por isso tratamento diferenciado com ele é essencial. Como disse, as vezes a frequência dos e-mails de promoções e dos produtos que não batem com o produto que ele deseja consumir o afastou, então é muito importante segmentar seus dados para trazê-lo de volta.
Agora que falamos sobre os tipos de e-mail marketing que você pode utilizar, vamos falar agora como facilitar esse processo de envio em sua estratégia de marketing.

Automação de E-mails

Automação de e-mails, em resumo, é a uma forma de automatizar processos de relacionamento com sua base de leads, assim fornecendo informações relevantes para eles realizarem uma compra.
A grande sacada é que o envio de conteúdo seja relacionado a alguma ação do cliente, uma atitude feita por ele determine um conteúdo que será enviado.
Por exemplo, eu compro um livro de marketing digital, depois de algum tempo chega um e-mail com ofertas de outros livros relacionados a marketing digital. Apesar desse processo ser automatizado, o conteúdo tem que ter coerência para parecer o menos robótico possível, se eu comprei algumas flores numa loja online, o e-mail que eu recebi tem que estar relacionado aquele tipo de flor ou dicas de como mantê-la saudável.
Quanto mais relevante é esse conteúdo mais o cliente avança pelo pelo funil de vendas gerando assim lucro.

Frequência é importante!

Uma coisa que eu vejo muita gente reclamando é que eles recebem promoções de grandes lojas online com muita frequência. Algumas empresas oferece a opção de escolher a frequência que de recebimento desses e-mails.

A frequência do E-mail marketing é algo que as empresas precisam se atentar. E-mails muito frequentes e sem segmentação podem irritar o cliente a ponto dele cancelar a inscrição da newsletter de sua marca.

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Mas como eu cancelo o recebimento desses E-mails?

Nada é mais frustrante que você estar esperando um e-mail importante de trabalho ou até mesmo de uma entrevista, e chega um e-mail de uma promoção que não te interessa não é mesmo? Por isso vou deixar aqui um pequeno tutorial de como cancelar o recebimento da newsletter e outros e-mails marketing.
No corpo do e-mail, às vezes, pode ter um botão do lado das informações do contato:

Caso isso não resolva, procure no final do e-mail em letras bem pequenas algo como mudar as configurações de recebimento, se descadastrar ou “unsubscribe”:

Ferramentas de E-mail Marketing

Como vocês podem ver o e-mail marketing é um ótimo método de propagar seus produtos, conteúdos e serviços, isso de uma maneira de baixo custo, que se feito de maneira correta vai te dar um retorno considerável.

Assim como já falamos no post de Ferramentas gratuitas de Marketing Digital e no post de Marketing de Performance, vou deixar algumas ferramentas de e-mail marketing que hoje fazem muito sucesso no mercado.

LeadLovers

O leadLovers é ótimo para a obtenção de leads, tem ferramentas de automatização de e-mail marketing, sms marketing, criador de páginas, integração com o Facebook Messenger, encurtador de links e oferece relatórios de métricas bem detalhados.
Link: https://leadlovers.com/

Dinamize

É uma plataforma que está bombando ultimamente, ela oferece um bom editor de e-mails drag and drop, onde você só arrasta para editá-lo, ferramentas de segmentação que se baseia no comportamento dos usuários assim automatizando suas campanhas, métricas do google analytics e um sistema de funil de vendas.
Link: https://www.dinamize.com.br/

MailChimp

O MailChimp é uma excelente plataforma para quem tem um ecommerce, ele fornece dados estatísticos de sua campanha de e-mail marketing, além de automatizar a segmentação de seus leads, seu diferencial é a integração com diversas plataformas de ecommerce com o Shopify, Magento, Woo commerce, Presta shop e Big Commerce.
Link: https://mailchimp.com/features/

Mas e vocês? Recebem muitos e-mails marketing? Eles te incomodam de alguma forma, de qual marca é o mais legal? 

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