Em 2018, o Instagram atingiu a incrível marca de 1 Bilhão de usuários espalhados pelo mundo. Não é de surpreender que esta rede social tenha se tornado uma incrível plataforma de business, sendo possível vender mais produtos e serviços, além de fazer sua marca decolar!
O uso das redes sociais pode parecer fácil e é mesmo. Porém, quando se busca aplicar como plataforma de negócios, alguns pontos devem ser, sem dúvidas, levados em consideração.
O Instagram mantém uma intensa atividade de usuários diariamente. São milhares de pessoas conectadas ao redor do mundo. Isso o torna uma maravilhosa ferramenta para o e-commerce.
Mas… você deve estar se perguntando… “e como fazer meu negócio acontecer e aumentar minhas vendas nesse mar de empresas?”
Então, convidamos você a continuar lendo este artigo.
Vamos lá!
Primeiramente, é importante mentalizar qual o seu objetivo.
Busque saber quais são suas ambições, aonde você quer chegar e o quanto está disposto a fazer acontecer. Dedique-se para ter essa definição inicial e então será muito mais fácil aplicar as estratégicas que trazemos aqui, focando na otimização de suas vendas!
E, lembre-se: todo bom negócio precisa de um planejamento, seja ele físico ou virtual. Dito isso, para te ajudar no sucesso de seu negócio, listamos 8 estratégias para vender mais.
1. Defina o perfil do seu negócio.
É importante ter a definição do seu negócio.
Qual o seu ramo de atividade: alimentos, roupas, consultoria, prestação de serviços?
Qual o seu produto e qual carro chefe?
É fundamental ter a clareza de quais são os seus produtos e serviços a serem oferecidos. Essa definição permitirá o mapeamento do seu público alvo e guiará suas estratégias comerciais.
Recomendamos a elaboração de uma apresentação do negócio para si mesmo. Isso ajudará a fortalecer o conceito e encarar as oportunidades de melhorias.
Escolha seu carro chefe e mentalize qual a sua “marca registrada”, àquela memorável por seus seguidores. Assim, elevará as chances de sucesso.
Feito isso, siga abaixo!
2. Crie um perfil comercial
Parece óbvio, porém o perfil comercial é essencial para as estratégias comerciais, tendo em vista as vantagens oferecidas como: monitoramento da performance de seus posts; inclusão de links nos Stories, análise de dados, métricas e opções de impulsionamento.
Ativar a conta comercial no Instagram é fundamental em uma estratégia de negócio online.
Basta ir até as configurações de seu perfil pessoal, depois clicar em CONTA e habilitar a opção “Alternar para o perfil comercial”.
Para concluir, deverá integrar o seu perfil à fanpage do Facebook.
3. Desenvolva a Bio (biografia)
A sua apresentação deve ser objetiva. Ela é fundamental para introduzir o seu negócio, sendo uma oportunidade para atrair potenciais consumidores, clientes e seguidores.
O campo é limitado – 150 caracteres – então seja direto – sugero uma descrição do objetivo do negócio e os contatos: e-mail, site, telefone e/ou WhastApp.
Escolha a foto do perfil ideal, àquela que represente bem seu produto e seja atrativa.
*Quer saber como TURBINAR a sua Bio do Instagram? –>> CLIQUE AQUI!*
4. Publique, Publique e depois Publique mais um pouco!
Publique!!! Inicie seus posts com muita vontade!
Faça isso com coerência, apresentando seu produto, sua disponibilidade e seu diferencial. Aposte na imagem! É a partir da imagem que o conteúdo será acessado.
A legenda também deve ser impactante para o seu público e transmitir conteúdo relevante. Aposte nas hashtags.
Quando houver necessidade de textos mais longos planeje muito bem oque vai escrever, ok? Não adianta ficar enchendo linguiça alí.
Realize um planejamento para as publicações e não as atropele. De um tempo para que aquela publicação atinja seus seguidores, sem redundâncias.
Busque montar uma sequência lógica de postagens.
Aplique uma estratégia de horário – escolha o melhor horário para publicar.
Se o objetivo é vender, o horário escolhido de suas principais publicações devem ser aqueles em que a probabilidade de que seus seguidores estejam on-line seja maior.
Lembre-se, para um bom produto, uma boa apresentação.
5. Gere Engajamento
Esse faz parte de seu marketing!
O engajamento nada mais é do que a interação do público com o conteúdo. Busque formas de trazer a atenção para os seus conteúdos publicados.
Como?
Uma das estratégias é realizar promoções, produzir conteúdo informativo sobre o nicho, concursos de prêmios, campanhas, e envio de directs.
Quando você toma essas ações, seu público prende a atenção no seu conteúdo e tende a gerar disseminação do mesmo, passando a seguir sua página, encaminhando e recomendando para outros usuários/consumidores.
Você poderá perceber o desenvolvimento do engajamento por meio de curtidas no Feed, Stories, e através de interações e feedback com seus seguidores.
Um exemplo comum de forma de engajamento é induzir o usuário a marcar um amigo nos comentários, enviar um conteúdo, produto, ou dica específica através do direct.
Faça o teste!
6. Se jogue nos Stories
A curiosidade dos Stories está na possibilidade de ser a peça chave e rápida para que o seguidor tenha acesso ao seu conteúdo.
Ele permite um destaque na Bio, o que a deixa em evidência. Nem todos os usuários são adeptos de ver o Feed por inteiro, preferindo ver Stories.
Os Stories são ótimos para postagem de animações e vídeos rápidos e publicitários. Por ser um conteúdo breve e possibilita inserir “arrasta pra cima”, direcionando o cliente potencial para o site ou página comercial – se você tiver mais de 10 mil seguidores no perfil.
Para otimização das vendas pelo instagram, o uso dos Stories é fundamental!
Já testou fazer aquela caixinha de perguntas nos stories? Você vai ver como isso vai ajudar muito no engajamento! – Saiba em detalhes como fazer CLICANDO AQUI!
7. Invista no reels
É uma funcionalidade incrível do instagram! E atualmente, como está concorrendo com o TikTok, o alcance está nas alturas!
O Reels permite criar vídeos criativos de até 15 segundos.
Esses vídeos podem ser publicados no Feed ou Stories, podem ser enviados aos seus seguidores via direct ou podem ser compartilhados na aba “explorar”, o que confere mais visibilidade à sua publicação.
Passe a explorar essa ferramenta para ampliar seus conhecimentos e como melhor utilizá-la. Seu uso tende a ser um grande aliado no seu engajamento e nas suas vendas!
8. Faça um catálogo – portfólio.
Tenha sempre em mãos um catálogo, um portfólio e suas apresentações atualizadas.
Esse catálogo, que pode ser um cardápio para quem é do ramo de alimentação, será fundamental para enviar via Direct quando alguém quiser saber sobre seus produtos, serviços e valores, reduzindo o tempo de espera que seu seguidor – potencial cliente, poderá vir a ter quando lhe solicitar valores!
Se você é designer, por exemplo, tenha um portfólio sempre a mão para enviar aos potenciais clientes!
DICA BÔNUS! Utilize conteúdo produzido pelos usuários
Neste ano, a tendência é que o conteúdo das marcas se tornará ainda mais “vivo”, porque o conteúdo gerado pelo usuário está entrando nas tendências do Instagram.
Não é apenas uma fonte interminável de fotos e vídeos para postar em sua conta, mas também é uma prova poderosa de que uma marca é verdadeiramente amada e apreciada.
Afinal, lembre-se de que seu público é um recurso valioso por si só quando se trata de encontrar um conteúdo incrível!
Dados recentes mostram que 90% dos consumidores confiam nesse tipo de postagem para ajudar a influenciar suas decisões de compra. Ou seja, sua marca vai vender mais!
Esperamos que essas estratégias sejam aliadas no planejamento de seus negócios e que você alcance o sucesso em vendas!
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