Nos dias de hoje, conseguir realizar uma venda, ou até mesmo levar alguém a acessar o seu conteúdo é um desafio.
As pessoas não se deixam mais influenciar por qualquer anúncio ou mensagem publicitária, muitas outras coisas são levadas em conta também.
É aí que entra o Copywriting, o post de hoje vai te ensinar o que é e algumas dicas para aumentar as conversões!
Copywriting é direito autoral não é?
NÃO!
É muito comum as pessoas confundirem Copywriting com Copyright, então vamos colocar os pingos nos “is”.
Copywriting, em resumo, é a prática de se desenvolver textos publicitários de qualidade e que prendam a atenção do leitor.
Seu objetivo convencer o consumidor a realizar uma ação, em outras palavras um bom copywriting influencia o cliente a realizar uma compra, download ou até mesmo realizar uma assinatura.
Copyright são os direitos autorais de uma pessoa ou empresa.
Quem possuir esse direito pode reproduzir, vender, publicar e distribuir o trabalho de alguém legalmente.
Seu objetivo é proteger uma obra e evitar a utilização da mesma por pessoas não autorizadas. Espero que tenha ficado claro a diferença.
Importância do Copywriting
Os profissionais na da área (Copywriters) tem como objetivo promover um produto, escolhendo minuciosamente as palavras e construindo textos que levarão o leitor a uma ação específica.
Por isso eles são capazes de identificar quando os seus anúncios e sua maneira de se comunicar com o cliente não está funcionando.
Seus textos precisam sensibilizar o leitor, fazer com que ele se envolva e que ao mesmo tempo ele saiba identificar o que aquele texto quer dizer.
Atente-se a gramática, formatação do seu texto e o tipo de linguagem que será utilizado.
E como eu vou aumentar minha taxa de conversão?
Simples, trabalhando melhor o seu copywriting. Para isso vou listar algumas técnicas essenciais para um bom copywriting e que você pode começar a utilizar hoje mesmo.
1 – Escreva Headlines chamativas
Um bom título de E-mail, post e anúncios é o primeiro passo para uma venda ou para despertar o interesse para uma leitura. Confira algumas dicas para você criar uma headline incrível:
- Utilize números no início do título
- Um bom título tem no máximo, 65 caracteres;
- 6 palavras é o recomendado;
- Desperte a curiosidade do leitor com perguntas;
- Fale diretamente com o cliente, use o pronome você;
- Use adjetivos legais e interessantes em seus títulos;
- Apresente os benefícios na headline;
- Vá direto ao assunto;
- Fórmula do título clássico: Número + adjetivo + palavra-chave + benefício.
2 – Seja claro e objetivo
Manter a atenção de uma pessoa por um muito tempo é uma tarefa difícil, se ela procura uma informação em específico e essa se encontra no meio de um texto enorme, ela vai perder a paciência e fechar a sua página.
Por isso, crie conteúdos que sejam fáceis e agradáveis de se ler, com uma linguagem leve e que agregue valor aos leitores.
Outra dica é reduzir as suas frases para umas 16 palavras em média sempre que possível, (abaixo de 20 é muito bom também) isso torna seu texto mais fluido e agradável de ser lido.
3 – Seja organizado
Crie um conteúdo organizado, aquele que só de você bater o olho dá para entender do que ele trata, quais são os assuntos principais e o quão detalhados eles estão. Use títulos, subtítulos, listas e tabelas no seu texto, assim nem você e nem o leitor irão se perder.
4 – Me convença
Parece óbvio, eu sei, mas uma boa persuasão é a alma de uma boa “copy”. Se ponha no lugar do cliente e crie o conteúdo atrativo para você. Em vez de escrever “Trabalhamos com E-mail Marketing” tente algo como “Aumente o seu engajamento com conteúdos envolventes através da nossa plataforma de e-mail marketing”.
5 – Use Exemplos
Às vezes, explicar algum assunto complicado para outra pessoa é bem difícil, ainda mais por textos.
Caso você se encontre nessa situação, de exemplos simples para o leitor. Quanto mais próximo da realidade do leitor, mais ele irá se identificar e seus argumentos se tornaram mais convincentes.
6 – Elimine as dúvidas
Muitas pessoas deixam de realizar uma compra por medo de que aquele produto ou serviço não satisfaça as suas expectativas.
Uma maneira para acabar com essa dúvida é apresentar cases e depoimentos de pessoas que já utilizaram do seu produto/serviço.
Depoimentos trazem uma forte impressão da sua marca, já que ele elimina ou até mesmo ameniza aquela dúvida e desconforto que todos temos quando não conhecemos algo.
7 – Conte uma boa história
Como foi dito no Post de Storytelling, uma forma eficiente de convencer as pessoas e aumentar o seu engajamento, é contar uma história convincente.
No copywriting não é diferente, as pessoas tendem a se enxergar dentro daquela história por isso crie algo que seu público alvo se identifique.
8 – Utilize gatilhos mentais
Os CopyWriters tendem a usar gatilhos mentais para aumentar o engajamento de suas personas para que estas tomem as decisões certas.
Esses gatilhos são argumentos que ajudam os clientes em suas escolhas.
Eles mexem com as sensações básicas dos seres humanos por exemplo: afinidade, identificação de autoridade, oportunidade e escassez.
Quando você diz que a edição dos Vingadores de um determinado smartfone está acabando via e-mail, você tá falando assim por seu cliente: “Ei! O celular do homem de ferro tá acabando hein?! Só tem 50 no mundo inteiro, seu eu fosse você eu corria para comprar…”
Existem diversos métodos que atiçam esses comportamentos, porém vou deixar para falar em um post específico.
9 – Revisão
Revise mais de uma vez o seu texto, além do conteúdo relevante que ele deve passar, ele deve estar bem escrito.
A persona do seu negócio é que definirá o tipo de linguagem, formal ou informal, porém em ambos os casos o texto deve estar escrito corretamente.
10 – Opte por um Layout limpo e profissional
Um layout limpo com as fotos em resoluções corretas e bonitas é o mínimo que o cliente espera para realizar alguma compra no seu site.
Isso demonstra profissionalismo e confiança para quem não conhece o seu trabalho.
A Arte de gerar conversões através de um bom conteúdo
O Copywriting é arte de produzir um bom conteúdo voltado para a promoção e venda de produtos e serviços. Um bom Copywriting é capaz de converter a lista de leads em clientes além de ser fundamental para os consumidores em todos os estágios do funil de vendas.
Hoje em dia não é preciso ser um profissional da área para se fazer um bom copywriting, se você apenas produz conteúdo, essas dicas são essenciais para se obter mais leitores ou visualizações.
Mas e você? Utiliza algumas dessas técnicas? Qual delas? Deixa nos comentários e vamos propagar o conhecimento sobre Copywriting!
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