Você sabe o que é Marketing de Guerrilha?

Tudo que as empresas procuram quando se utilizam do marketing é conseguir atingir as pessoas de forma positiva, fazendo com que isso dê resultados, sejam eles qual for. Existem vários fatores para que seja possível fazer um bom marketing, porém, um dos pilares primordiais que não se pode faltar é a capacidade de chamar atenção do público. E neste quesito, o marketing de guerrilha tem um destaque imensurável.

Ele é um tipo mais agressivo de divulgação, afinal, a forma com que as campanhas são criadas apela na questão de explorar o ambiente em que vivemos para criar algo criativo que salte os olhos das pessoas.

Ou seja, ele pode ser aplicado na rua, fachada de loja, prédio, copo plástico, espelho, etc. O foco é chamar atenção. Se interessou? Fique conosco neste post para descobrir mais sobre como este tipo de marketing funciona e alguns bons exemplos!

 

O céu é o limite!

O marketing de guerrilha apesar de saltar os olhos quando se vê, passa a impressão de que só grandes empresas conseguem atingir este nível de apresentação e eficiência. Isto é, toda a grandiosidade que a campanha passa, esconde a sua real origem.

Já que, este tipo de ação publicitária foi criado para que as pequenas empresas pudessem divulgar sua marca ou produto/serviço, sem a necessidade de investir rios de dinheiro.

Sendo assim, elas poderiam competir com empresas grandes e não sairiam no prejuízo. Certamente conseguiriam atingir seu público, pois a forma com que este tipo de marketing é feito, consegue chamar a atenção de forma incrível!

E compare com os métodos tradicionais que vemos por aí. Sempre recebemos uma enxurrada de qualquer tipo de publicidade em todos os lugares: Redes sociais, televisão, rádio, sites, apps, revistas, etc. Geralmente é difícil encontrar algo que realmente vá se destacar entre os demais, alguns dão sorte de viralizar ou realmente ter alguma ideia diferente.

Contudo, no caso do marketing de guerrilha, cada um tem sua peculiaridade, fazendo com que não seja difícil se destacar, inclusive, muitas vezes de maneira natural.

Não é à toa que empresas grandes, ao ver a repercussão disso tudo, aderiram o uso deste recurso áudio visual incrível. Caso você procure no Google, verá como a Coca-cola, por exemplo, adora fazer várias campanhas neste estilo. Outro exemplos é o McDonalds é outro que vira e mexe faz alguns memoráveis. No final das contas, todas as empresas estão utilizando deste meio para se destacar dos demais.

 

Criatividade levada ao máximo

Falamos até agora algumas das características que tornam este método de marketing tão único e eficiente, agora vamos mostrar alguns exemplos bem legais para atiçar suas ideias!

Como já citamos o McDonalds faz diversas campanhas nessa vibe, cada uma com um toque especial:

Há infinitas possibilidades para que a criatividade seja livre, leve e solta! Olhe o exemplo da Simply Orange que brinca com a forma que a laranja é espremida:

Campanha da empresa Simply Orange. Na foto está uma parada de onibus onde a parte de cima do banner está espremendo uma laranja, abaxio está a garrafa com o suco da empresa
Fonte: Alexandre Buiate, Pinterest. Disponível em: https://www.pinterest.de/pin/174866398010505243/?nic_v2=1a6W9E6sl

 

Quero ver alguém conseguir passar por esta escada rolante. Fala a verdade, como isso poderia passar despercebido?

Na foto mostra uma campanha de marketing de Guerrilha do Programa: O mundo selvagem de Richard Rasmussen. Mostra na visão de cima a parte debaixo de uma escada rolante onde tem uma foto realista de um crocodilo na água.
Fonte: Antonio Cassilha, Pinterest. Disponível em: https://sk.pinterest.com/pin/526358275202459181/?amp_client_id=CLIENT_ID(_)&mweb_unauth_id={{default.session}}&from_amp_pin_page=true&nic_v2=1a6W9E6sl

 

Mesmo que você não tenha muitos fundos para investir nesta área, sempre há um jeito, afinal, isso tudo foi criado para que o truque final seja a forma com que se pode fazer para ganhar a preciosa e tão disputada atenção. Com pouco também pode-se conseguir muito!

Camoanha de Marketing de Guerrilha da Nestle. Na foto temos homem sentado em um banco todo marrom em volta de uma embalagem de Kitkat.
Fonte: The 80 Best Guerilla Marketing Ideas I’ve Ever Seen, Creative Guerrilla Marketing. Disponível em: http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/the-80-best-guerilla-marketing-ideas-ive-ever-seen/

 

Mais uma campanha de MArketing de Guerrilha. Na foto temos uma faixa de pedestre pintada de amarelo, abaixo está a pintura de uma embalagem de batatas fritas da empresa Mcdonalds
Fonte: 28 Deliciously Creative Ads from McDonald’s, Creative Guerrilla Marketing. Disponível em: http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/28-deliciously-creative-ads-mcdonalds/

 

Outros utilizam deste artifício para fazer as pessoas se conscientizarem não só sobre a nossa vida como planeta em si! Tudo que possa existir, é uma oportunidade para transformar aquilo em uma publicidade sem igual.

 

Os detalhes fazem diferença

Aqui no blog sempre frisamos a importância de sempre estar de olho nas novidades e informações sobre este rico mundo do marketing. A quantidade de maneiras diferentes que você pode fazer para conseguir divulgar.

Claro que não é obrigatório que isto seja feito, apenas o fato de ter noção que esta opção existe é uma vantagem!

Por isso mesmo que recomendamos você a dar uma olhada por aqui. Com toda a certeza irá encontrar conteúdos do seu interesse. Por fim, não esqueça de compartilhar a postagem, assim como deixar um comentário, sua opinião é importante para nós.

 

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