O que esperar da Black Friday 2020?

Em 2020, a Black Friday chega em um contexto completamente diferente dos anos anteriores.

De certo, a pandemia da COVID-19 provocou uma mudança e adaptação em diversos aspectos da vida de maneira geral. Querendo ou não, o isolamento social fez o e-commerce, registrar a sua maior alta histórica até o momento.

É como se o e-commerce brasileiro tivesse crescido 3 anos em 1.

Muitos brasileiros que nunca haviam feito compras online se arriscaram no e-commerce devido as circunstâncias.

Como é de se esperar, esses novos hábitos de compras, assim como a retomada da economia e a reabertura dos mercados pelo Brasil devem influenciar e muito na Black Friday 2020.

O que você empreendedor e varejista precisa pensar é:

O que o consumidor espera dessa Black Friday?

Quais serão as tendências para esse ano?

Como você irá suprir essas necessidades?

Pensando nisso, neste post eu vou te trazer alguns dados sobre a Black Friday 2020, além de algumas dicas!

 

Black Friday?

Antes de mais nada, vamos falar da sua origem. A Black Friday ou “sexta-feira negra” se trata de um dia inteiro, onde tanto o varejo convencional quanto o varejo digital oferecem descontos generosos nos seus produtos e serviços.

A data foi criada nos Estados Unidos com o objetivo de fomentar as vendas de final de ano e acontece um dia depois do feriado americano de Ação de Graças.

A origem do termo Black Friday não é clara.

O primeiro registro do uso do termo nos EUA data de 24 de setembro de 1869. Outra possível origem pode ter vindo do ano 1965, onde os patrões usavam o termo para ironizar as várias ausências de empregados na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Na Filadélfia, o termo era usado entre policiais, que reclamavam do trânsito e do alto fluxo de motoristas e pedestres nas ruas para fazer compras. Tradicionalmente, esse alto fluxo ocorria na sexta e no sábado seguintes ao feriado.

A origem mais “aceita” por outro lado é a voltada ao mundo financeiro.

No início de 1980, se usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos.

Esse período negativo basicamente correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Esse período lucrativo permanecia até o fim do ano, ou seja, no período de Natal e ano novo.

 

Black Friday no Brasil

Muita gente não sabe, mas a primeira edição da Black Friday aqui no Brasil ocorreu no ano de 2010. Centenas de redes de lojas aderiram a esse dia de promoção, no entanto, nesse primeiro contato, apenas lojas online aderiram à iniciativa.

A primeira da grande liquidação por aqui foi organizada pelo site Busca Descontos, uma plataforma especializada em cupons de descontos que atua nas principais lojas virtuais do país. Sua primeira edição obteve um êxito lucrativo especialmente dentro do comércio eletrônico.

Após isso, em 2012 o Extra adotou a Black Friday também para os preços de suas lojas físicas. Assim o evento começou a chamar atenção de comerciantes grandes e pequenos, dentro e fora do mundo digital.

A Black Friday é um dos eventos mais importantes do mundo inteiro, acontecendo em diversas partes do globo sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

O que é a Black Week?

Anteriormente, a Black Friday era um dia isolado e apenas ocorria no dia específico, contudo, com o passar dos anos, o evento se tornou uma maratona de compras que duram vários dias.

Hoje temos as promoções da Black Week, que ocorrem na semana do evento.

 

Cyber Monday?

Cyber Monday, também é conhecida como Segunda-feira Cibernética. Ela é bem semelhante a Black Friday, entretanto, se passa na segunda-feira após o dia de Ação de Graças.

Todavia, a Cyber Monday é exclusivamente online, enquanto a Black Friday engloba o mundo físico e o digital.

Vale lembrar que a campanha era voltada ao segmento de eletrônicos. Seu foco são ofertas de smartphones, notebooks, etc. Porém, ao longo do tempo ela passou a abranger novas categorias, como brinquedos e moda e acessórios.

Além dessa segunda feira, temos também o Cyber Month (Mês Cibernético), que consiste numa série de descontos em eletrônicos durante o mês de Novembro.

 

Tendências para 2020

Como foi citado anteriormente, a pandemia do Covid-19 teve grande impacto no comportamento do consumidor. Com a Black Friday chegando é preciso ficar atento a essas mudanças para que a sua marca não perca a oportunidade de lucrar.

Sim, lucrar!

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões apenas em abril de 2020!

Resultando em um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Fato que nos leva ao nossa primeira tendência.

 

Foco no Comércio Eletrônico

O e-commerce crescia muito com o tempo, mas com a pandemia esse aumento se intensificou.

Segundo O Guia do Facebook para o Final de Ano 2020, os consumidores vão tentar passar menos tempo em lojas físicas por conta da pandemia, isto é, boa parte deles vai aderir ao comércio eletrônico.

Por isso, é  fundamental que a sua marca esteja preparada!

O Guia afirma que 82% dos entrevistados globalmente que usam o celular para fazer compras que afirmam terem encontrado problemas ao fazer tentar realizá-las.

Então, é essencial garantir que tanto a experiência mobile quanto a desktop seja de fácil de navegação, segura e livre de erros!

Você certamente não quer perder clientes por um erro no site não é mesmo?

 

Comunicação direta com o cliente!

Como era de se esperar, o isolamento social fez todos os consumidores ficarem mais dependentes de serviços de mensagem para manter contato com amigos e parentes.

O WhatsApp, o Messenger e o Telegram são exemplos disso.

Os mesmos oferecem formas simples e instantâneas para se conectar tanto com empresas quanto com pessoas.

Ao facilitar a conexão com as pessoas, as vendas podem aumentar, pois passa a sensação de confiança, humanização e conforto para os consumidores!

 

Anúncios e mais Anúncios!

Se você quer conquistar o seu espaço na Black Friday então você precisa separar uma verba voltada para os anúncios patrocinados!

Não tem como fugir disso, afinal o seu cliente nunca vai saber que pode ter um excelente desconto com você, se tudo o que ele enxerga são as campanhas da concorrência!

Em 2020 as coisas vão estar em outro patamar, por mais que o Facebook tenha acabado com a regra dos 20% é fundamental um enorme planejamento e a elaboração no conteúdo das suas campanhas pagas!

Então, no marketing digital é muito importante que tudo seja perfeito! Então, o seu conteúdo precisa se destacar e unir os bons descontos, chamadas irresistíveis com designs chamativos e de qualidade!

Lembre-se: todos os seus concorrentes estarão usando alcance pago para vender, não fique para trás!

 

Aceitação de novos produtos e serviços!

Diante dos novos hábitos, prioridades, e da nova perspectiva da realidade, as pessoas se abriram para experimentar novos produtos, serviços ou atividades que oferecem preço, qualidade ou conveniência melhor.

O Google espera aumento relevante na busca por alimentos e bebidas: “Acreditamos que essa será a Black Friday mais plural de todas”, diz Rodrigo Chamorro, gerente de insights de varejo do Google Brasil.

Como podemos notar pela imagem retirada do Google Trends, o volume de buscas pela palavra-chave Black Friday 2020 já começou a aumentar!

A dica é ajudar as pessoas a identificarem quais produtos são mais relevantes e quais deles atendem às suas necessidades com maior qualidade, utilidade ou acessibilidade.

 

Preço

Vivendo nessa época de inflação e dólar alto, sabemos que o preço competitivo pode ser o fator decisivo na hora de uma compra.

Mas segundo o site Gazeta do Povo, o Google indicou um aumento de 38% nas buscas pelo tema “promoções” entre abril e julho em comparação com o mesmo período no ano passado.

Isso ainda é justificado na Pesquisa Black Friday 2020, realizada pela Globo. Nessa pesquisa mostra que 67% por entrevistados acredita que o significado da Black Friday seja promoção!

Fonte: Pesquisa Black Friday 2020, Globo. Disponível em: https://gente.globo.com/muito-alem-da-black-friday-2020/

 

Estoque

Como a Black Friday 2020 promete ser muito agitada, analisar o seu estoque é um os primeiros passos!
Assim, escolha alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo e também alguns que estão parados no estoque para dar os maiores descontos!

Realize negociações com os fornecedores com o objetivo de reforçar o estoque desses produtos. Dessa forma, você pode conseguir bons descontos na aquisição e consequentemente oferecer descontos maiores aos consumidores.

Enfim, se preocupe em não frustrar os clientes anunciando uma super oferta, porém o estoque acabar em poucos minutos.

DICA DE OURO: Monte Kits com aqueles produtos parados no estoque.

 

Frete

Não tem jeito, entregas rápidas e frete grátis continuam sendo um grande diferencial competitivo no mercado.

Segundo o Google, em julho de 2020 o tema frete já era 118% maior do que na temporada de Black Friday do último ano.

Mas a opção “clique & retire” tem se tornado outro recurso que as marcas precisam se atentar!

Contudo, para quem não sabe do que se trata, essa opção permite ao consumidor acelerar o prazo para ter seus produtos em mãos, indo buscá-lo na loja física.

É um dado interessante que o próprio Facebook comprova. Segundo o mesmo, 56% dos entrevistados do “Guia do Facebook Final de ano 2020” se importam com essa opção.

 

Cashback

Sem dúvidas uma coisa que tem chamado a atenção e o interesse dos usuários, são termos relacionados a cashback. Segundo o buscador, o interesse cresce cerca de 74% de ano a ano.

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (AbComm), Rodrigo Bandeira, a tendência é sim crescente, mas deve vir junto de uma conscientização por parte da marca varejista a seus consumidores a respeito do uso.

Se você acha que Cashback é benéfico apenas para o consumidor final, está muito enganado! A empresa que oferece o cashback aos seus clientes também usufrui diversas vantagens, tais como:

  • Maior visibilidade da sua loja
  • Aumento da base de clientes
  • Mais vendas
  • Maior entendimento sobre o cliente
  • Oferecimento de benefícios
  • Fidelização de clientes

Então sim! O cashback pode ser uma ótima maneira de recompensar o cliente por escolher a sua marca e fornecer benefícios imperdíveis!

Black Fraude

Hora de falar sobre aquele assunto delicado: A chamada Black Fraude onde muitas empresas se aproveitam da data para enganar o consumidor de alguma forma.
Entretanto, em pleno 2020, seria muito inocência da sua parte achar que os consumidores online não estão de olho em tudo, não é mesmo?

Existem sites que revelam o histórico de preços e se as promoções são reais. Sites como o Buscapé e o Zoom mostram o histórico de preço de um determinado produto.

Além de você não conseguir realizar a venda, sua imagem ficará queimada com o seu público.

Então, não faça a famosa promoção “A Metade do Dobro”. Os consumidores de hoje não são burros.

 

Ainda dá Tempo!

Se você ainda não se planejou para a Black Friday esse ano, não se desespere, mas ao mesmo tempo, não marque bobeira!

Esse é um período muito importante para o mercado e pode ajudar reerguer o seu negócio! Já vi diversos sites e e-commerce perderem vendas por falta de preparo e planejamento, mas com essa edição de 2020 não se pode vacilar!

 

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