Quem está interessado em aprender mais sobre o universo do marketing digital já está acostumado a estudar sobre o que fazer.
Porém, um ponto muito importante na hora do aprendizado é entender aprofundadamente sobre o que NÃO FAZER.
Então, hoje você vai conferir aqui os 19 maiores e mais comuns erros em estratégias de marketing digital.
Dentre eles você vai entender melhor:
- A importância de um conteúdo relevante e não apenas focado em vendas;
- A usar corretamente as Hashtags;
- Como atrair mais seguidores;
e muito mais!
Portanto, aprenda com esse conteúdo a crescer e a conquistar o sucesso!
Não ter uma estratégia
Criar uma conta nas redes sociais, fazer alguns posts e esperar para ver o que acontece nunca funciona.
Mas, isso não é estratégia.
Assim como você elaborou um plano de negócios para sua empresa decolar, você deve ter o mesmo cuidado para estabelecer sua estratégia de marketing digital.
Tudo isso, consequentemente, requer um investimento não apenas na implantação, mas também na manutenção.
Nas redes sociais a interação com o público é muito rápida, intensa e próxima, o que pode ser ótimo para a sua empresa.
Porém, se não for feito de maneira inteligente, pode se virar contra a sua empresa e ser um caminho sem volta.
Não existe uma abordagem perfeita ao construir sua estratégia de redes sociais, tudo vai depender do seu nicho, tipo de negócio, público-alvo, local e etc…
Então, elabore tudo com cuidado e nos mínimos detalhes, e, se necessário, mude tudo novamente no meio do caminho.
Mas não persista nos erros de estratégia, no mundo do marketing digital se adaptar às mudanças é fundamental.
Não contratar um Social Media
Como as redes sociais são consideradas ambientes informais, muitas empresas fazem o próprio marketing digital acreditando que não é necessário um estudo aprofundado.
Porém, após um tempo sem resultados, acabam acreditando que o marketing digital não funciona, ou que não é para esse tipo de empresa.
Mas, isso é causado pela falta de profissionalismo.
Então, para realizar um trabalho de qualidade nas redes sociais é necessário muito estudo, dedicação e conhecimento.
Não deixe as mídias sociais da sua empresa nas mãos de um profissional desqualificado.
Contrate alguém que saiba mostrar o valor da sua empresa e atrair novos clientes para o seu negócio.
Não estar preparado para gerir uma crise
Quando há uma grande interação com o público, sempre esperamos que seja em forma de elogios e propaganda espontânea, mas nem sempre é isso que acontece.
Muitas empresas têm grande dificuldade em identificar e treinar a equipe para lidar com situações de crise numa rede social.
Contudo, alguns erros podem ser contornados facilmente, outros vão requerer um esforço maior da equipe.
Mas isso não significa o fim do mundo. Uma crise de comunicação nas redes sociais não invalida um projeto inteiro.
Entretanto, uma interação negativa pode acabar se transformando em uma oportunidade para crescimento ou indicar uma melhoria necessária na sua empresa.
Assim, você deve pensar em como lidar com as interações negativas de modo a transformar esse consumidor insatisfeito em um cliente que pode voltar a fazer negócios e recobrar a confiança na sua marca.
Não postar conteúdo relevante
Às vezes, temos uma dificuldade em equilibrar a balança entre quantidade e qualidade na hora de postar.
Se você não tem nada importante a dizer (ou postar) é melhor não falar nada, não é?
Então, não foque tanto na quantidade, e sim na relevância do seu conteúdo!
As pessoas querem algo que seja interessante ao que elas estão vivendo e não apenas uma enxurrada de propagandas.
Lembre-se: o mesmo botão que curte é o que deixa de curtir.
Usar espaço apenas com publicidade e propaganda
Com certeza é o erro mais comum cometido pelas empresas.
Não adianta publicar apenas os seus produtos e preços e não acrescentar nada a vida das pessoas.
Então, mais uma vez, seja relevante!!
Mostre ao seu público-alvo materiais que eles gostem. Dê acesso àquilo que eles desejam conseguir.
Se você vende batatas, que tal mostrar receitas interessantes ou dicas maravilhosas sobre como prepará-las?
Menos da metade do seu conteúdo deve ser propaganda. Mais do que promover, as redes sociais são canais de engajamento!
Copiar + colar respostas
Interações automatizadas nas redes sociais são facilmente percebidas.
Copiar respostas e colar como forma de comunicação não apenas é falho, como também é indicativo de uma falta de atenção para com o seu público.
Saia do automático!
Alguns Chat boots podem realmente ajudar na hora do atendimento ao cliente, mas…não se esqueça: as redes sociais estão cada vez mais humanizadas!
Dê a devida atenção que o seu público merece.
Não entender o seu público-alvo
Algumas perguntas devem ser feitas antes de começar qualquer atividade no marketing digital, como:
- Quem são as pessoas que você deseja atingir?
- O que elas querem e como elas se comportam?
- Quais os horários em que acessam as redes e através de quais meios (smartphones, tablets, computadores…)
- Quais redes sociais esse nicho prefere?
- Que tipo de postagem mais engaja esse público (fotos, vídeos, stories…)
Entenda bem suas personas para alinhar corretamente a sua estratégia!
Não conhecer a sua concorrência
Uma valiosa dica de como melhorar sua estratégia e como focar seus esforços para conquistar melhores resultados é examinar minuciosamente o seus concorrentes.
Estude e descubra o que ele está fazendo de certo, de errado e até mesmo para saber qual o público que ele atinge.
Que fique claro que não estamos falando aqui para você copiar descaradamente os seus concorrentes ok?
Apenas para analisar a sua estratégia!
Muitas contas, pouco a dizer
Outro erro é achar que, quanto mais contas em redes sociais diferentes tiver, mais conectada sua empresa está.
Que engano! Ter diversas contas sem conteúdo pode ser pior do que não ter conta nenhuma.
Como já falamos aqui: Se não tem o que postar, é melhor não postar nada!
Se você está começando a se localizar no mundo das redes sociais, escolha duas redes e invista seus esforços e suas finanças nelas!
Após um período analise os resultados e veja se é o momento de partir para outras redes, ou não!
Mas, não esqueça, tudo sempre com a devida orientação.
Uso ineficaz de hashtags
Colocar hashtags é uma ferramenta que deve ser usada para fortalecer a sua marca e fazer as suas postagens atingirem mais pessoas.
Colocar linhas e linhas delas em uma imagem não faz a sua empresa parecer moderna, muito pelo contrário.
Isso acaba sendo muito desconfortável para a visualização do público.
Ainda mais se as hashtags não tiverem nada a ver com o seu nicho ou com a foto.
Não ouvir seu público
Ter em mente apenas fazer postagens de coisas interessantes para que você obtenha sucesso nas redes e deixar de ouvir o seu público é um caminho curto para o fracasso.
Afinal, esse mesmo público é quem indica o que deseja ler ou consumir da sua marca.
Ao invés de quebrar a cabeça pensando em novidades, leve em consideração o que ele tem a dizer!
Como já falamos aqui, humanize as relações nas redes sociais!
Não questionar os seus clientes
Por falar em não ouvir o seu público….
Alguma vez você já questionou seus seguidores?
Certamente as pessoas adoram dar opinião e influenciar as companhias, mas é improvável que eles façam isso sem serem solicitados primeiro.
As empresas precisam ter o costume de utilizar o Facebook, o Instagram ou Twitter para questionar seus clientes sobre determinados produtos ou serviços.
Sendo assim, trata-se de um ótimo caminho para aumentar o engajamento da sua rede social e ainda descobrir o que realmente interessa aos seus clientes.
Uso de imagens de baixa qualidade
Aqui no blog batemos muito na tecla do uso de imagens de qualidade.
Então, postar imagens feias e de baixa qualidade não podem passar nem perto de uma rede social, não existe mais desculpa para isso hoje em dia.
Valorize a sua marca investindo em material de qualidade para o fundo do perfil, avatar, fotos para matérias e afins.
Atualmente, existem diversos bancos de imagens gratuitos na internet.
Não converter seguidores em clientes
Não adianta ter um milhão de seguidores se eles são apenas um número.
Inegavelmente eles precisam se transformar em clientes, ou seja, em consumidores do seu produto/serviço.
Afinal, sua empresa precisa garantir retorno aos seus esforços e investimentos.
Não se esqueça do que falamos acima, não foque apenas em postagens de vendas, crie conteúdo relevante!
Comprar curtidas e seguidores, um dos maiores error no marketing digital
Cada dia mais, as redes sociais declaram guerra a usuários que compram curtidas e também seguidores.
Mas, o objetivo principal das mídias sociais é gerar engajamento, então, comprá-lo foge desse foco.
Adquirir centenas ou milhares de seguidores com pouco ou nenhum esforço parece tentador, mas são seguidores vazios.
Eles não se importam com o que você está dizendo ou o que você está fazendo.
E, provavelmente, não estão interessados no que você está oferecendo, não gerarão lucros para a sua empresa, apenas gastos.
Pode demorar um pouco mais, mas com um trabalho focado e dedicado ao seu nicho, você terá seguidores reais!
Não investir dinheiro
Certamente, um ponto muito crítico quando se fala de redes sociais é a parte de investimentos financeiros em anúncios patrocinados.
Algumas empresas ainda acham isso desnecessário, já que, usá-las é algo totalmente gratuito.
Porém, sem o correto investimento em conteúdo e também na parte financeira o alcance será muito menor e o objetivo a ser alcançado ficará comprometido.
Não tem muito o que dizer sobre isso, afinal, as redes sociais são empresas como todas as outras e vão te ajudar se você investir nelas.
Então, anúncios patrocinado são necessários SIM!
Não analisar métricas
Não existe crescimento no marketing digital sem análise de resultados. Simples assim.
Se você fez algum investimento, seja ele financeiro ou em alguma estratégia, após um determinado período é necessário analisar tudo.
Essa análise vai permitir que ocorram ajustes na sua estratégia e, também, que ela possa cada vez mais se adequar ao que seu nicho.
Esse é o caminho para o sucesso no mundo digital, aperfeiçoar a sua estratégia cada dia mais, baseado em resultados reais e comprovados.
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Planejamento é fundamental!
Aqui nesse blog sempre batemos muito na tecla do planejamento.
Afinal, fazer o marketing digital de uma empresa não se resume a apenas elaborar boas imagens e legendas e postar no Facebook.
Se você está atrás de visibilidade, então, saiba que por trás do sucesso existe muito estudo e conhecimento.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para melhorar ainda mais o funcionamento das redes sociais da sua empresa!