Sabemos que criar um ótimo e atrativo conteúdo NÃO é fácil. É por isso que para melhorar e facilitar o seu trabalho você precisa usar táticas de SEO, como pesquisa de palavras-chave, legibilidade e etc para ter melhores ideias e aumentar o tráfego do seu site. Quando se trata de pesquisa de palavras-chave, existem inúmeras ferramentas por aí. Hoje vamos falar sobre a Ferramenta: Answer The Public.
O que é a ferramenta Answer The Public?
Answer The Public é uma ferramenta que o ajuda com a pesquisa de palavras-chave e ideias de conteúdo. Ela exibe uma visualização de dados de pesquisas no Google e no Bing.
A ferramenta também tem um enorme banco de dados que é capaz de prever o que os usuários perguntarão. Ela oferece versões gratuitas e Pro para encontrar as melhores ideias de conteúdo para seu blog, YouTube ou outras plataformas.
Os profissionais de marketing devem integrar a ferramenta ‘Answer The Public’ em sua pesquisa de marketing de conteúdo porque:
- Ajuda você a entender seu público
- Otimiza sua pesquisa de palavras-chave
- Ajuda a obter mais tráfego orgânico
- Aumenta as conversões
- Melhora as estratégias de marketing de conteúdo
Vamos falar um pouco sobre isso:
1. Ajuda você a entender seu público
Este é talvez o aspecto mais importante da elaboração de conteúdo ou da elaboração de uma estratégia de conteúdo.
Você precisa primeiro conhecer seu público antes de tentar atraí-lo para suas ofertas.
Conhecê-los, principalmente suas necessidades, é fundamental para atraí-los aos produtos de sua marca.
Essa ferramenta permite que você inclua as informações exatas sobre o que seu público está procurando.
Ela fornece uma visão única das necessidades do cliente que você não conseguirá obter com outras ferramentas como o Google Analytics.
Quando estiver iniciando o trabalho de um cliente, realize uma breve pesquisa de mercado sobre os clientes existentes e seus concorrentes para criar propostas de marketing efetivamente relevantes.
Lembre-se de que quando as pessoas procuram respostas na Internet, elas procuram informações muito pessoais.
Uma ferramenta como o Answer The Public pode apresentar essas pesquisas para que você inclua as informações que eles estão procurando. Isso permitirá que você gere valor ao público-alvo.
2. Otimiza sua pesquisa de palavras-chave
Você pode utilizar o Answer The Public para reunir as perguntas que as pessoas estão fazendo relacionadas ao seu produto. Quando tiver obtido a lista, reduza-a decidindo quais perguntas você gostaria de responder.
Uma maneira de reduzir a lista de perguntas é fazer uma pesquisa de palavras-chave.
Para as perguntas que mais interessam a você, conduza pesquisas de palavras-chave usando ferramentas como Ahrefs ou SEMrush. Isso permitirá que você obtenha os volumes de pesquisa mensais.
Depois de obter os volumes de pesquisa mensal para palavras-chave ou consultas específicas, você tem em mãos uma lista de temas para abordar em seus conteúdos.
Você pode escolher palavras-chave genéricas e palavras-chave de cauda longa para obter mais tráfego.
Lembre-se de que, embora as palavras-chave genéricas possam ter mais volume de pesquisa, as palavras-chave de cauda longa podem gerar tráfego de qualidade que pode levar a mais conversões por um maior período de tempo.
3. Obtenha mais tráfego orgânico
Para certas palavras-chave como ‘vendas de software’, você pode achar que o custo é um pouco alto para anúncios pagos. Mas, se você realizar uma pesquisa, isso te mostrará que as pessoas estão, na verdade, clicando mais em posts orgânicos sobre ‘vendas de software’ do que em anúncios pagos.
Se você deseja trazer mais tráfego orgânico para o seu site, o Answer The Public pode ajudá-lo com isso, pois pode fornecer algumas ideias de conteúdo incríveis.
Basta consultar a lista de perguntas que as pessoas estão fazendo e ver as frases que estão usando.
Essas frases nada mais são do que palavras-chave em alta sobre o assunto. Elas podem ser incluídas em suas páginas de destino, perguntas frequentes e guias para gerar tráfego orgânico.
4. Aumente as suas conversões
Você pode ter certeza de que as pessoas estão procurando as respostas para as perguntas que a ferramenta está gerando. Isso te ajuda a criar artigos, blogs e guias para dar a essas pessoas a resposta.
Então, quando as pessoas pesquisarem as perguntas relevantes, elas encontrarão sua página da web e clicarão nela. Depois de chegar à sua página, eles devem encontrar o que o título prometeu.
Se a página de destino for bem-sucedida em responder à pergunta que o usuário pesquisou, é mais provável que ele converta e execute a ação desejada.
Sua página de destino deve fornecer:
- Uma solução viável para o desafio que o usuário está enfrentando.
- Informações valiosas para o seu público.
- História do seu produto ou serviço para torná-los interessados em comprá-los.
- Bons depoimentos para ganhar credibilidade.
- Conteúdo estruturado para fácil navegação e legibilidade.
Todos esses pontos irão aumentar suas taxas de conversão.
Como usar a Ferramenta Answer The Public
Etapa 1:
- Vá até a ferramenta Answer The Public clicando em: https://answerthepublic.com/
- Insira um tópico, marca, palavra-chave ou produto de sua escolha.
- Mude a localização para Brazil
- Mude o idioma para Português
É recomendado que você use apenas 1 ou 2 palavras para obter melhores resultados.
Vamos pegar o “YouTube” como exemplo.
Etapa 2: Depois de clicar no botão Pesquisar, ele reúne instantaneamente todos os dados em torno dessa palavra-chave em uma bela forma de visualização.
Você também pode clicar na guia “Data” (dados) para ver as sugestões de palavras-chave.
Como mostrado acima, você pode encontrar cerca de 80 sugestões de palavras-chave. Nesta parte, você pode descobrir facilmente quais termos as pessoas estão utilizando, incluindo como, por que, onde, é, pode, qual, quem, quando e o quê.
Etapa 3: Aprofunde-se na ferramenta, ela também oferece várias formas de dados, incluindo;
- Questões
- Preposições
- Comparações
- Ordem alfabética
- Relacionados
Preposições: nesta seção, você encontrará todas as palavras-chave baseadas nas preposições, como, sem, para, pode, próximo, com e assim por diante.
Como você pode ver acima, há muitas ótimas ideias de palavras-chave que você descobrirá, como;
- YouTube para assistir
- YouTube com pc
- YouTube para mp3 online
- YouTube para tv
Comparações: nesta seção, você encontrará todas as palavras-chave de comparação relevantes que incluem e, versus, ou, etc.
Como você pode ver, você receberá muitas palavras-chave de comparação úteis que incluem;
- YouTube vs Tiktok
- YouTube ou Instagram
- YouTube e Netflix
- YouTube vs Spotify
Alfabética: nesta seção você encontrará uma lista de todas as palavras-chave em ordem alfabética.
Para a nossa palavra-chave de exemplo, “YouTube”, essa ferramenta está nos mostrando mais de 200 ideias de palavras-chave em ordem alfabética parecida com esta;
Relacionado: Esta parte contém uma lista de todas as ideias de palavras-chave que são ALTAMENTE relevantes para sua palavra-chave alvo.
Caso precise dos dados no formato CSV você pode baixar, basta clicar em um botão.
Clique em “Download CSV” no canto superior direito para salvar seus dados de palavra-chave.
O Answer The Public é uma excelente ferramenta para pesquisa de palavras-chave e dezenas de ideias de conteúdo para o seu site, negócio, etc.
Quanto custa o Answer The Public? É de graça?
Vamos falar sobre suas opções de preço agora.
Plano gratuito: o plano gratuito oferece pesquisas diárias limitadas. Pode ser útil para iniciantes que desejam ver como sua ferramenta funciona. Nenhum cartão de crédito é necessário!
Plano Pro: Você pode realizar pesquisas ilimitadas usando o plano Pro e custa U$ 99 por mês . Com seu plano anual, você pode economizar 20% adiantado, pois custa U$ 79 por mês.
Características do Answer The Public Pro
Principais recursos do uso dessa ferramenta na versão paga:
- Você pode realizar pesquisas diárias ilimitadas
- Você pode adicionar usuários ilimitados usando uma única conta
- Ele salva automaticamente os relatórios para que você ou sua equipe possam consultá-los sempre que quiser
- Você pode comparar facilmente os dados de palavras-chave ao longo do tempo e obter novas ideias de palavras-chave (por exemplo, você pode criar um relatório para “WordPress” hoje e criar outro para o mesmo termo de palavra-chave “WordPress” após alguns meses e ver quais novas sugestões de palavras-chave estão sendo pesquisadas para)
- Você terá acesso a imagens de alta resolução para cada pesquisa
- Você pode exportar seus dados de palavras-chave no formato CSV
- Suporte ao cliente prioritário
- Você também terá acesso exclusivo a resultados baseados em idioma e localização
- Você pode ocultar sugestões e visualizações de palavras-chave
- Você também pode ocultar resultados individuais que não são relevantes para sua pesquisa
Prós e contras
Prós:
- Excelente ferramenta para pesquisa de palavras-chave e brainstorming de novas idéias de tópicos
- Ele fornece a você uma forma de visualização de dados que é única e fácil de usar
- Você pode exportar seus dados de palavras-chave facilmente usando o formato CSV
- Oferece um plano gratuito (sem necessidade de cartão de crédito). Embora tenha limites diários de pesquisa, não é ruim para iniciantes.
Contras:
- Sem dados de volume de pesquisa por palavra-chave (você terá que usar outras ferramentas como Semrush, Ahrefs etc para as pesquisas mensais)
- Não há outras métricas de palavras-chave disponíveis (como concorrência, CPC, dificuldade de palavras-chave, etc.). Ele só pode ser usado para ideias de conteúdo, então seu preço caro de US $ 99 por mês vai pesar muito no bolso.
Ferramentas alternativas:
Vamos falar brevemente sobre duas ferramentas alternativas para ideias de conteúdo relevante ao seu público, juntamente com preços e recursos.
1. Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta fantástica desenvolvida pelo especialista em SEO, Neil Patel.
É uma ferramenta de SEO extremamente acessível que pode te ajudar em tudo, desde pesquisa de palavras-chave a auditorias de sites, análise de concorrentes e assim por diante.
Recursos do Ubersuggest:
- Visão geral do domínio
- Pesquisa de palavra-chave
- Análise de concorrente
- Dados de backlink
- Rastreamento de classificação
- Site audit
Quanto custa o Ubersuggest?
O Ubersuggest oferece uma versão gratuita onde você obterá recursos limitados. Se você deseja desbloquear todos os recursos, experimente a versão profissional deles.
Ubersuggest tem atualmente 3 planos de preços que são;
- Individual (custa US $ 12 por mês)
- Negócios (custa $ 20 por mês)
- Enterprise (custa $ 40 por mês)
2. Semrush
O Semrush é uma ferramenta de SEO premium usada por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Se você está procurando por uma ferramenta de SEO que o ajude a fazer TUDO, desde a pesquisa de palavras-chave até a análise da concorrência, essa pode ser a ideal, porém, prepare o bolso.
Recursos do Semrush:
- Pesquisa de palavra-chave
- Pesquisa orgânica
- Verifique a dificuldade das palavras-chave
- Comparação de domínio para domínio
- Rastreie quaisquer posições de palavras-chave
- Realize auditorias aprofundadas do local
- Pesquisa de publicidade
- Análise de backlink
- Estimar o tráfego de qualquer site
Quanto custa o Semrush?
A Semrush oferece atualmente três planos de preços listados abaixo.
- Pro começa em $ 119,95 mensais
- Guru começa em $ 229,95 mensais
- O negócio começa em $ 449,95 mensais
Conclusão sobre o AnswerThePublic
O Answer The Public é uma ferramenta útil para encontrar ideias de conteúdo interessantes no seu nicho.
Se você está apenas começando com a pesquisa de palavras-chave, essa ferramenta será muito divertida de usar.
Embora existam muitas outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave, Answer The Public tem seus próprios recursos exclusivos, como o estilo da visualização de palavras-chave, a capacidade de encontrar perguntas sobre qualquer tópico e assim por diante. Vale a pena utilizar essa ferramenta em sua estratégia de produção de conteúdo.
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- 20 dicas de como aumentar os seguidores no Instagram
- Marketing Digital para Pequenos Empreendedores
- Como Abrir um Negócio Próprio Online
- Como Ganhar Dinheiro Pelas Redes Sociais
- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
- Criatividade: 20 dicas incríveis para se tornar mais criativo!
- Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja virtual
- Social Media Marketing
- Como Criar um Blog de Sucesso
- O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer?
- Preço por Inbox é PROIBIDO!
- Tudo sobre o Reels do Instagram
Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!