Legibilidade é algo que está presente em qualquer texto escrito no universo.
Quem nunca deixou de ler um textão do Facebook, ou até mesmo um artigo que possuía parágrafos enormes?
O porque disso?
Bem, quando procuramos algo na internet, procuramos uma resposta específica e de maneira rápida.
Além de ser relevante, textos para blogs, críticas e artigos, precisam ser atrativos para os leitores.
Para que ele se torne atrativo para os leitores, o redator precisa fazer algumas adaptações.
Essas adaptações podem tanto melhorar a atratividade do seu texto, quanto te ajudar no ranqueamento do Google.
No post de hoje você irá aprender:
- O que é legibilidade
- Como melhorar os seus textos na internet
- Quais ferramentas podem te ajudar com isso
Legibilidade no seu conteúdo é algo fundamental se você deseja conquistar leitores e ter um blog ou site de sucesso.
Dito isso vamos explorar mais sobre o assunto!
O que é Legibilidade
A legibilidade é uma qualidade que determina a facilidade de leitura de algo.
Em tipografia, a legibilidade é a qualidade tipográfica de um texto (ou carácter tipográfico) que determina a sua facilidade de leitura.
Em outras palavras, legibilidade é o que determina se um texto é ou não de fácil entendimento.
Quem lê livros sabe muito bem do que estou falando, existem livros que são super tranquilos de ler, porém, outros que são tão detalhados, com parágrafos tão longos que acabam por fazer o leitor que não está acostumado a ler, se perder.
Que fique claro aqui que isso não determina a qualidade do conteúdo em si, mas sim a facilidade da assimilação do que está sendo abordado.
A linguagem utilizada pode ser um grande fator determinante na legibilidade de um texto.
Isso varia de assunto a assunto, um artigo que dá dicas de filmes pode ter uma linguagem mais leve que um artigo sobre matemática financeira.
Como melhorar a legibilidade do meu conteúdo?
Existem diversas ações que você como redator pode aplicar na construção dos seus textos.
Por isso eu vou deixar algumas dicas que pode melhorar a legibilidade do seu texto e ao mesmo tempo te ranquear melhor no Google.
Utilize a linguagem correta
Como eu disse anteriormente, a linguagem pode sim ser um fator decisivo na sua legibilidade.
Por isso, é mais do que fundamental você conhecer o seu público.
Primeiramente é necessário analisar o seu nicho. Assim, você será capaz de determinar para quem está sendo destinado aquele conteúdo.
Após isso, basta decidir se irá utilizar uma linguagem mais formal ou informal.
Por exemplo: Você deseja escrever um Guia de como utilizar o Google Drive.
Pessoas que tem muito contato com a internet ou informática em geral, provavelmente não ficarão muito interessadas.
Porém, existem pessoas que estão iniciando agora suas atividades no mundo digital. Por consequência, elas não sabem como funcionam algumas ferramentas.
Logo, a linguagem utilizada para esse público deve ser de fácil entendimento.
Normalmente em blogs, as pessoas tendem a mesclar essa linguagem.
Ao mesmo tempo que utilizam termos técnicos, dão exemplos que facilitam o entendimento de quem não está familiarizado com o tema.
Parágrafos com até 20 palavras
Essa é uma dica que pode ajudar no SEO do seu conteúdo. Quer saber mais sobre SEO? Clique aqui!
Parágrafos com mais de 20 palavras podem ser um tanto quanto cansativos de se ler.
Procure não passar dessa quantidades de palavras, isso ajuda muito na legibilidade do seu texto e o Google reconhece o seu esforço.
Utilize subtítulos
Mesmo que seus parágrafos tenham menos de 20 palavras, quando aglomerados eles ainda formam um textão.
Para melhorar a legibilidade do seu texto, utilize Títulos (H1, H2, H3).
Isso organiza o seu texto, você pode separar ele por tópicos e subtópicos.
O ideal é sempre utilizar pelo menos um H2 (ou título 2) a cada 300 palavras no seu texto.
Isso melhora muito a legibilidade e o seu público irá captar a ideia que você quer passar com mais facilidade.
Construa seu textos utilizando palavras de transição
Em primeiro lugar eu quero explicar oque são essas palavras.
Palavras de transição são palavras que conectam expressões, frases, orações ou parágrafos.
Quando aplicadas de maneira correta, elas ajudam muito na fluidez e no entendimento do seu texto.
Que palavras são essas?
Bem eu vou deixar uma lista do site Play-Driven Design, com essas palavras.
Utilizá-las é muito vantajoso pois elas ajudam a deixar o seu texto mais claro, além de melhorar o SEO do conteúdo.
Palavras de transição com 1 palavra
Palavras de transição com 2 ou mais palavras
Palavras de transição que unificam 2 partes:
Que ferramentas eu posso utilizar?
Existem ferramentas que são capazes de analisar o SEO do seu conteúdo e por consequência a sua legibilidade.
Yoast SEO.
Eu já falei muito sobre ele aqui no blog no post: “10 Plugins gratuitos de WordPress que vão melhorar os seus Resultados Hoje Mesmo”. Clique no link e confira.
Ele te informa pontos fortes e fracos do SEO da sua página através de um sistema de cores bem intuitivo.
Eu tenho um post aqui no blog onde eu ensino passo a passo como melhorar o seu SEO utilizando o Yoast. Clique aqui e confira!
The SEO Framework
Eu utilizei esse plugin como alternativa ao Yoast SEO (Ele bugou por um tempo).
Ele possui uma interface bem simples de usar e pode sim ser uma ótima opção quando o assunto é estratégia de SEO.
Ambos os Plugins além de ter ajudar na configuração de palavras chaves, possuem uma aba voltada apenas para a legibilidade do seu texto.
Capriche!
A Legibilidade é alma de qualquer texto para internet.
Se um texto não for de fácil entendimento ou atrativo o suficiente para os leitores, os mesmo podem fechar a sua página.
Por isso é necessário sim um estudo mais aprofundado de SEO e linguagem da internet para que o seu conteúdo não seja prejudicado.
Espero que com essas dicas vocês sejam capazes de melhorar a legibilidade dos seus artigos e textos para que assim sua marca atraia muitos mais leitores e possíveis clientes!
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