A história da rede de varejo Sears retrata bem os avanços ocorridos nos processos de distribuição no final do século XIX.
Os Estados Unidos da América, no final de 1880, eram compostos por 38 estados.
Sua população total era de 58 milhões, dos quais, aproximadamente, 65% viviam em áreas rurais.
Richard Sears era um agente da estação de trem de Minneapolis, Minnesota, e atuava como um vendedor ambulante, ou caixeiro viajante (como se dizia na época), para adquirir uma renda extra.
Vendia madeira serrada e carvão aos residentes locais. Mais tarde, Sears acabou comprando um mostruário de relógios — composto por pacas não desejadas por um joalheiro da vizinhança —, passando a vendê-los, com um lucro substancioso, para agentes de estação de trem de outras cidades que, por sua vez, revendiam aos residentes.
Com o sucesso de sua iniciativa, ele requisitou mais relógios para revenda. Moveu seu negócio para Chicago e, por meio de um anúncio no jornal, teve a oportunidade de contratar Alvah C. Roebuck, dando início a uma associação de dois nomes que se tornariam muito famosos.
Em 1893, criaram a empresa com o nome de Sears, Roebuck e Co., especializada em entrega de produtos pedidos via catálogo.
Por volta de 1895, a empresa já produzia um catálogo de 532 páginas com muitos produtos, como sapatos, fogões, mobília, instrumentos musicais, selas, bicicletas, carrinhos de bebê e outros, além dos relógios e das joias.
Foi dessa forma que, no final do século XIX, esse pequeno comerciante chamado Sears criou o sistema de vendas por catálogo, ou seja, venda a distância — não necessariamente com a presença de um caixeiro viajante, mas com a presença de um representante local para fazer todo o trabalho.
O sistema da Sears foi cada vez mais aperfeiçoado pelo correio norte-americano, que utilizava diversas estratégias para enviar correspondências e produtos para seus destinatários.
O que achou desse caso? Ainda há espaço para vendar por catálogo com o crescimento dos e-commerces?
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- 20 dicas de como aumentar os seguidores no Instagram
- Marketing Digital para Pequenos Empreendedores
- Como Abrir um Negócio Próprio Online
- Como Ganhar Dinheiro Pelas Redes Sociais
- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
- Criatividade: 20 dicas incríveis para se tornar mais criativo!
- Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja virtual
- Social Media Marketing
- Como Criar um Blog de Sucesso
- O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer?
- Preço por Inbox é PROIBIDO!
- Tudo sobre o Reels do Instagram
Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!