Ao postar um conteúdo no Instagram, sempre esperamos um feedback – curtidas, comentários, reposts… Porém, existem momentos que não há nenhum tipo de engajamento por parte do seu público-alvo.
Nesse momento, começamos a nos preocupar com a qualidade do conteúdo. A empresa compra uma câmera nova, faz um milhão de cursos de marketing digital, mas ainda sem efeito.
Por que isso está acontecendo?
O fato é que o conceito de “qualidade” nas redes sociais é bastante vago. Você pode considerar um vídeo estúpido e de baixa qualidade, mas ainda assim ganhará um milhão de visualizações.
Simplesmente porque seu autor conhece seu público-alvo, ele o reúne ao seu redor e distribui conteúdos que esse público-alvo vai conferir sempre.
No universo do Marketing digital, entender para quem você está criando conteúdo já é 1/3 do sucesso!
O que é público-alvo?
Simplificando, essas são pessoas que estão interessadas em você, no seu produto, conteúdo ou negócio. Esses são os usuários para os quais você escreve, publica fotos, grava histórias.
Aqueles sem os quais seu blog nunca será ativo e sua empresa não obterá clientes suficientes.
Por que você precisa conhecer seu público-alvo?
Conhecendo seu público-alvo, você pode:
1. Criar conteúdo direcionado aos interesses do público-alvo.
Os interesses do público-alvo ajudarão a determinar o tema das postagens e a criar um bom plano de conteúdo. Não adianta escrever sobre uma crise de meia-idade se seu público-alvo são adolescentes. Um bom conteúdo aborda os problemas do público-alvo, o que ele enfrenta na vida, seus sonhos e interesses.
Se você tem um Instagram que fala sobre viagens, então, as pessoas interessadas em viajar o estarão observando. Mas quem são essas pessoas? Qual é o seu orçamento de viagens?
- Se sua renda for acima da média, então será apropriado fazer posts avaliando hotéis caros, mostrando opções de lazer confortável, restaurantes de luxo…
- Se forem estudantes, famílias jovens, pessoas com renda abaixo da média, então é melhor se concentrar em como você pode economizar em viagens, onde comprar ingressos com desconto e falar sobre preços em cafés / parques / hotéis em análise.
Quanto mais você estudar o público-alvo, mais engajamento receberá. Quando você entende para quem está escrevendo, é fácil entender o que exatamente precisa ser escrito.
2. Ajustar o visual do perfil.
Diferentes grupos de pessoas preferem cores e apresentações visuais completamente diferentes. Por exemplo, se o público-alvo une amor pela natureza, coisas ecologicamente corretas, então você precisa focar em tons naturais, adicionar mais verde e bege ao perfil.
A maneira mais fácil de entender isso é com publicidade. Cada produto tem seu próprio público-alvo. Produtos direcionados para famílias podem ter tons mais calmos onde prevalecerão: azul, verde-amarelo.
O público-alvo do Instagram verá seu perfil, destaques, fotos, vídeos. Dê-lhes a imagem, cores e imagens que mais gostam.
3. Conquistar o público-alvo já na Bio do Instagram.
Qual é o seu argumento relevante para o público? Por que eles deveriam seguir este e não aquele perfil? O que os atrai? O que os desafia? Qual o seu diferencial?
Até conhecer seu público-alvo, você não receberá uma resposta a essas perguntas. E uma Bio bem esclarecedora pode te ajudar.
Afinal, se o usuário se identifica com o que está descrito lá e começa a te seguir então ele faz parte do seu público alvo!
Pessoas que valorizam a individualidade e originalidade da sua marca vão escolher participar e engajar com a sua rede social.
O principal que precisa ser entendido é que, sem conhecer o público-alvo, você não consegue se decidir por um nicho.
PRINCIPAIS segmentações do público-alvo:
Ao estudar o público-alvo, preste muita atenção a estas segmentações:
- Sexo – Se o público for 80% masculino, mudando para o tópico de “cuidados com os cabelos”, você verá uma atividade de queda. Porque 70% dos homens não se interessam pelo assunto.
- Idade – Cada faixa etária tem seus próprios interesses, problemas, fases da vida. Anunciar produtos premium para crianças em idade escolar e estudantes é uma proposta perdida.
- País e cidade – Isso é necessário para entender horários adequados de postagem e culturas regionais.
- Dor – Simplificando, os tópicos que o emocionam e o tocam. Por exemplo, quando as pessoas têm problemas de dinheiro, procuram uma oportunidade de economizar dinheiro e respondem a qualquer menção de descontos, reduções de preços e benefícios. Quanto mais você escrever sobre as dores, mais fácil será vender um produto oferecendo-se para “acabar” com suas dores.
- Tempo online – Quando o público-alvo está online? À tarde ou à noite? Se à noite, não há sentido em gastar dinheiro com publicidade diurna, o público-alvo não verá de qualquer maneira.
- Renda – Este parâmetro mostrará se é apropriado falar sobre hotéis caros, ou é melhor avaliar apartamentos bons, mas baratos. Além disso, ao vender, você precisa entender se o público-alvo poderá comprar seus produtos.
- Interesses – Eles o ajudarão a decidir sobre um tema para postagens, pesquise o público-alvo por hashtags e em grupos de interesse.
Como determinar o público-alvo no Instagram
⚡ Faça uma pesquisa. Se você já formou um público, faz sentido conhecê-lo melhor por meio de pesquisas. A pesquisa pode ser realizada em uma série de stories ou em postagem.
E aqui cabe a você decidir a que tipo de pergunta os seguidores serão perguntados. Por exemplo, você pode pedir a eles que escolham um tópico que mais lhes interessa entre vários tópicos sugeridos. Isso ajudará muito se você tocar em vários tópicos de uma vez em suas postagens, mas quiser escolher um principal.
O adesivo “Teste” ou “Quiz” ajudará a implementar isso. Caberá 4 opções de resposta. Se houver mais tópicos, basta fazer algumas histórias e adicionar uma nova enquete para cada um.
Você pode fazer uma pesquisa simples como:
Você está interessado em X? sim / não?
Você compra produtos no Instagram? sim / não?
Quando você visita o Instagram com mais frequência?: antes das 18hs / depois das 18hs?
Do que você mais gosta? conteúdo de vídeo / foto?
Não tenha medo de pesquisas. Não se preocupe se isso assustará alguns de seus seguidores. Se você deseja seriamente desenvolver um perfil, então precisa de um público interessado em qualquer uma de suas atividades.
⚡ Analise seu público ativo atual. Você ficará surpreso, mas apenas olhando suas estatísticas das suas páginas, poderá encontrar semelhanças entre o público.
⚡ Descubra quem seu público está seguindo . Mesmo que à primeira vista o público seja muito diferente, ainda podem seguir pessoas em comum. Selecione os 15 a 30 seguidores mais ativos e visualize suas assinaturas. Anote todas as correspondências.
Um exemplo de análise de público-alvo
Existem duas maneiras de analisar o público-alvo – manualmente ou usando serviços de terceiros. Vamos começar com o segundo método.
Análise automática:
Serviços pagos de análise de público-alvo:
- InstaHero: Aqui você pode estudar os seguidores em detalhes: tipo de perfil, país de residência, idioma, tempo gasto online. O preço de análise é formado individualmente para cada perfil.
- Feedspy: Este serviço mede a eficácia das postagens. Você será capaz de descobrir a taxa de engajamento de cada publicação e entender quais tópicos “chegam” ao público e quais assinantes não respondem de forma alguma. Este é um recurso muito útil, porque nem sempre está claro quem exatamente interagiu com a postagem.
- Iconosquare: O serviço é totalmente em inglês, e profissionais de marketing e especialistas em SMM o utilizam. Aqui você encontra a localização dos seguidores, o gráfico de sua atividade, a relação entre hashtags e engajamento. O Iconosquare estrutura os seguidores por gênero e interesse.
Mas dentro do próprio instagram existe o Insights, onde existem diversas estatísticas interessantes e gratuitas.
Então, não tire conclusões precipitadas até ver as estatísticas de gênero para um público ativo. Muitas vezes acontece de haver mais homens nos assinantes, mas eles não são ativos e nem visitam a página. Mas não há muitas mulheres, mas elas são a “espinha dorsal” muito ativa.
💭 Aliás, as estatísticas dentro do instagram também mostram muitos detalhes interessantes, como a geografia. O serviço mostrará em quais cidades os assinantes vivem.
A idade do seu público também é facilmente encontrada.
É a partir desses números que entendemos informações muito úteis para direcionamento. Normalmente, as empresas descrevem o público como “todas as mulheres de 20 a 50 anos” e isso é um intervalo muito amplo. A diferença de 5 a 10 anos é de grande importância. Aqui os números são muito específicos, o público é muito estreito após a análise.
Onde encontrar seu público-alvo no Instagram
Então, finalmente você decidiu o público-alvo, ajustou o conteúdo e o design para ele. Agora é a hora de atrair mais pessoas do seu público-alvo para o seu perfil. Como fazer isso?
Método número 1: Análise de concorrentes
Ao examinar as páginas do público-alvo, você pode identificar quem são seus concorrentes em potencial. Pesquise pessoas de seu nicho por palavras-chave ou hashtags.
Método número 2: segmentação
Tendo dados claros à sua frente: idade, sexo, interesses do público-alvo, você pode encontrá-los por meio de anúncios patrocinados. Esta é a maneira mais fácil de atrair um público certeiro.
Método número 3: Promoções
Uma opção mais simples, barata e um pouco menos eficaz são as promoções. Elas vão atrair diversos públicos, porém, é uma grande chance de aumentar a sua visibilidade!
Método número 4: geolocalização
Conhecendo os interesses do público-alvo, é possível encontrá-lo por meio de geolocalização. Por exemplo, digamos que você tenha uma loja física de acessórios para motos. É interessante procurar pessoas que se registram em clubes e centros de motoqueiros na sua cidade. Com uma probabilidade de que 70%, não serão pessoas aleatórias, mas sim o seu público.
Método número 5: hashtags
As hashtags também podem ajudar nas pesquisas. Examine as postagens dos seguidores, anote as palavras-chave mais usadas.
Por exemplo, o público-alvo dos mercados ecológicos geralmente adiciona as tags #eco #ecologia #eco-friendly #eco-life, #estilodevidasaudável às postagens. Pense nas tags pelas quais os clientes em potencial (leitores) procuram conteúdo.
Mas fique sempre atento as hashtags para não cair no Shadowban!
Quanto mais amplo o tema no perfil, mais difícil é analisar o público-alvo.
Como saber se o seu tópico é restrito? Por exemplo, a rede de supermercados tem um público muito amplo, pois todos precisam de produtos: estudantes, aposentados, famílias jovens e pessoas ricas. Mas a loja de produtos agrícolas premium tem um público muito menor. Quanto menos pessoas seu produto (conteúdo) puder atrair, mais restrito será o seu nicho.
No início, a única maneira de aumentar o seu alcance por meio da promoção orgânica (gratuita) é atingir um público restrito. Você NÃO tem que escrever sobre tudo de uma vez, seja um especialista / líder de opinião em um nicho específico. Com isso, você vai entender claramente:
- Para quem escrever;
- Como chegar ao público;
- Quais dificuldades os seguidores enfrentam;
- O que e por que eles estão dispostos a comprar;
- Qual layout focar;
- Para qual público-alvo lançar anúncios patrocinados.
Continue no Blog!
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