Guia Completo de Preparação para a Black Friday!

Todo ano, cada vez mais pessoas anseiam pela data na qual irão meter o pé na jaca e comprar tudo aquilo que desejam!
Sim, cada vez mais as pessoas esperam pela Black Friday quase como um natal das compras.

Smartphones, livros, TVs, geladeiras, notebooks, tudo isso é vendido por um desconto camarada (em algumas lojas) e o consumidor de hoje, prefere esperar a data para realizar uma compra grande.
Existe toda uma preparação de pesquisa de preços, comparativos, opinião dos usuários, etc. Podemos dizer que o consumidor se prepara para esse “evento”.

Se temos essa preparação por parte dos clientes, é mais do claro que esta é uma preparação bem mais difícil por parte do varejo.
O que muita gente não sabe é que essa preparação precisa ser feita com meses de antecedência!

A Black Friday é uma grande data sazonal no Brasil atualmente, ela é quase tão importante para o varejo quanto o Natal!
Planejar a suas ações durante o mês da Black Friday é fundamental para qualquer varejista, pôr isso, eu lhe pergunto: Você já está se preparando?

Sobre a Black Friday

Black Friday Escito em letra de mão
Antes de mais nada, vamos falar da sua origem. A Black Friday ou “sexta-feira negra” se trata de um dia inteiro, onde tanto o varejo convencional quanto o varejo digital oferecem descontos generosos nos seus produtos e serviços.
A data foi criada nos Estados Unidos com o objetivo de fomentar as vendas de final de ano e acontece um dia depois do feriado americano de Ação de Graças.

No Brasil

A primeira edição da Black Friday aqui no Brasil ocorreu no ano de 2010. Na ocasião, centenas de redes de lojas aderiram a esse dia de promoção, no entanto, nesse primeiro contato, apenas lojas online aderiram à iniciativa.
A primeira da grande liquidação por aqui foi organizada pelo site Busca Descontos, uma plataforma especializada em cupons de descontos que atua nas principais lojas virtuais do país. Sua primeira edição obteve um êxito lucrativo especialmente dentro do comércio eletrônico.

Após isso, em 2012 o Extra adotou a Black Friday também para os preços de suas lojas físicas. Assim o evento começou a chamar atenção de comerciantes grandes e pequenos, dentro e fora do mundo digital.
A Black Friday é um dos eventos mais importantes do mundo inteiro, acontecendo em diversas partes do globo sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Black Week e Cyber Monday

Anteriormente, a Black Friday era um dia isolado e apenas ocorria no dia específico, contudo, com o passar dos anos, o evento se tornou uma maratona de compras que duram vários dias.
Hoje temos as promoções da Black Week, que ocorrem na semana do evento.

Cyber Month, que consiste numa série de descontos em eletrônicos durante o mês de Novembro
Além da Cyber Monday, que também é conhecida como Segunda-feira Cibernética. Esse que é um evento semelhante a Black Friday, porém se passa na segunda-feira após o dia de Ação de Graças.

O seu objetivo é semelhante ao da Black Friday, todavia, a Cyber Monday é exclusivamente online, enquanto a Black Friday engloba o mundo físico e o digital.
Vale lembrar que a campanha era voltada ao segmento de eletrônicos, com ofertas para smartphones, notebooks, etc. Porém, ao longo do tempo ela passou a abranger novas categorias, como brinquedos e moda e acessórios.

Porque você deve se preparar?

Logo da Black Friday com um fundo amarelo
É meio óbvio que você como marca deve se preparar para a Black Friday, mas vou fazer melhor que isso e te apresentar alguns números da Black Friday 2018, talvez isso seja melhor para te convencer a incluí-la dentro da sua estratégia de marketing!

  • Segundo o Site Black Friday.Global, o Brasil registrou um crescimento de 819% nas vendas durante a Black Friday. O Crescimento médio do mundo inteiro foi de 663%.
  • Outro dado interessante: A intensidade de compras do ano passado teve seus     picos entre 11 e 13 horas. Significa que a maior parte dos consumidores online realizaram suas compras durante essas 3 horas.
  • Segundo os dados colhidos, os brasileiros pretendem adquirir em média 3,3 itens.

Que tipo de produto faz mais sucesso entre os brasileiros?
Ótima pergunta!

  • As Estatísticas do ano de 2018 indicam que as categorias de produtos mais populares entre os brasileiros são eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes, assim como produtos da China.

Esse são só alguns dados colhidos, se você quiser mais sobre o desempenho da Black Friday do ano de 2018, Clique aqui!

Como se preparar?

Um carrinho de compra abaixo de uma megafone anunciando promoções da Black Friday
Existem algumas ações que você, como varejista, pode realizar para a Black Friday, nesse dia é necessário estar preparado para tudo.
Crises durante essa data são muito mais comum do que se pode imaginar. Por isso é fundamental estar precavido para todo o tipo de situação!

Realize uma Pré-Campanha

Primeiramente, antecipe algumas ofertas dentro da sua loja. Porque? (você deve estar se perguntando)
Bem, isso pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.
Dessa maneira, o cliente vai se sentir curioso, quer dizer, se está custando isso agora, imagina na Black Friday!

Faça uma pesquisa de mercado

Quanto de desconto você deve dar? Existem diversas formas de se definir essa escolha, mas uma ação que pode te ajudar na decisão é analisar os preços da concorrência.
Por certo, é possível ter uma noção prévia de como estão os preços das outras marcas.

Como resultado você poderá oferecer descontos reais, que sejam vantajosos para o seu cliente e ao mesmo tempo para você!
Outra dica é avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos seus principais concorrentes.
Vamos combinar que não adianta ter o melhor preço quando se tem o maior valor e tempo de frete.

Vou deixar uma DICA VALIOSA quanto a isso: Preço: baixo, Frete: alto = Clientes insatisfeitos.
Agora, Preço: alto, Frete: Grátis = Clientes Satisfeitos.
Lembrando que existe sites de comparação de preços como o Zoom e o Buscapé, com eles você é capaz de analisar bem os preços que os seus correntes estão oferecendo.

Revise o seu Estoque

Analisar o seu estoque é um os primeiros passos! Não adianta deixar a sua loja por completo em promoção.
É recomendado escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo.

Assim você pode realizar negociações com os fornecedores com o objetivo de reforçar o estoque desses produtos. Dessa forma, você pode conseguir bons descontos na aquisição e consequentemente oferecer descontos maiores aos consumidores.

DICA DE OURO: Monte Kits com aqueles produtos parados no estoque.

Crie ações voltadas para Black Friday

Para o seu cliente saber que pode ter um excelente desconto na Black Friday, é mais do que necessário que você crie campanhas voltadas para o evento!
Entretanto, é necessário um enorme planejamento para a realização dessas campanhas. Lembre-se, todos os seus concorrentes estarão realizando campanhas para atrair as pessoas.

É essencial que durante o ano, você já separe uma verba voltada para os anúncios patrocinados nesse período da Black Friday ok? a concorrência será gigante, não se pode vacilar.
Fazer uma campanha se destacar não é uma tarefa fácil, é preciso um diferencial onde a Inovação, criatividade e conceito da marca fique em evidência. Capriche ok?

Olha o Frete!

Todos sabemos da quantidade de pedidos que vem acompanhado com Black Friday certo? Nem sempre seus fornecedores, correios, ou até mesmo transportadoras vão dar conta de todas as entregas dentro do prazo.
A boa notícia que é grande parte do consumidores estão acostumados com longos prazos de frete durante a Black Friday, porém, não a brecha para vacilar.

Converse com os seus fornecedores e determine um prazo chamativo e realista para a chegada do produto.
DICA DE OURO: Duplique o tempo do frete, isso abre a possibilidade de atraso na entrega sem o cliente saber. Além do mais, se ele espera que um produto chegue em 15 dias, e o produto chega no 10 dia útil, ele vai ficar muito feliz!

Seja Transparente!

Acho que todo mundo já ouviu o termo: “Black Fraude”.
Vou ser direta: Não suba os seus preços antes para aplicar o desconto depois. Se o seu cliente de longa data está planejando comprar algo com você ele irá perceber e isso pode afastá-lo para sempre!
Não é preciso criar uma promoção para cada item do seu e-commerce, contudo, crie promoções reais, como foi dito anteriormente, você pode se utilizar do evento para vender a mercadoria parada no estoque!
Os consumidores de hoje não são mais ingênuos, eles pesquisam, eles sabem quanto que seus produtos custam, acredite!
Como eu disse antes, existem sites de comparação de preços que mostram o seu histórico de preços, logo, os clientes vão saber se você subiu o preço para fingir desconto!

Dica Bônus: Reforce a estrutura do seu site ou plataforma de E-commerce!

Segundo o Reclame Aqui, o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday de 2015, foi a dificuldade em finalizar a compra.
Sim, até hoje, muitos sites apresentam uma queda violenta de desempenho e bugs durante a Black Friday. Isso resulta em clientes insatisfeitos e comprando com a concorrência.

Para evitar isso, realize uma análise completa dentro da sua plataforma!
Procure Bugs e corrigir erros que podem impactar as vendas, inclusive problemas de performance ok? Tudo deve estar funcionando perfeitamente.

Planejamento é a chave para qualquer estratégia!

Homem planejando suas ações para a Black Friday
Em resumo, a Black Friday hoje não pode ser ignorada, cada vez mais empresas estão gastando seus esforços e recursos para conseguir lucrar nesta data.
O planejamento antecipado para esse evento se mostra fundamental, afinal, é na Black Friday que você vai tentar zerar os seus estoques, conseguir novos clientes, ouvi-los e resolver os seus problemas.

Depois que realizar as suas vendas, é preciso trabalhar no relacionamento e fidelização dos clientes, através das ações de pós-venda!
Para a sua marca conseguir o seu espaço dentre desse mar de promoções é bem difícil, porém, seguindo essas dicas, certamente você irá conseguir bons resultados!
De qualquer forma, espero que esse guia tenha te ajudado.

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