Quando falamos de Marketing Digital e planejamento, há certos elementos que sempre repetimos exaustivamente para reforçar sua importância.
Um dos tópicos constantemente abordado é da criação do calendário editorial.
Sim, parece algo bem simples, mas quando você começa a por em prática tudo que foi decidido para sua estratégia, a sua relevância é provada.
Para enfatizar melhor seus benefícios e fazer você aderir a essa ferramenta antes que suas postagens não tenham o alcance que merecem, resolvemos criar um post inteiramente dedicado a este assunto!
Aqui você vai encontrar:
- Qual a função de um calendário editorial;
- Os benefícios que eles trazem para sua estratégia;
- Passos simples para desenvolver o seu próprio calendário;
Graças ao calendário editorial, muita dor de cabeça e perda de tempo é evitada, então não deixe de conferir, pois para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso, esta maneira de organização não pode ficar de fora!
Não é apenas agendar as postagens?
O termo “calendário editorial” não se refere somente a “agendamento de postagens”.
Claro que faz parte do seu significado, mas existe outras funções que englobam sua gama de características.
Primeiro de tudo que a etapa de agendamento é algo trabalhoso, não é simplesmente determinar dias específicos para postagem.
É preciso avaliar qual é o melhor dia para ser postado, o horário na qual tem mais chance do seu público alvo estar online, o tipo de conteúdo, datas comemorativas e etc…
Sem contar que, cada rede social possui o seu ritmo próprio, formato, público e particularidades.
Então, realizar a mesma publicação em todos os seus canais de comunicação, não vai gerar o mesmo resultado.
Outro ponto é na organização de pautas e temas de conteúdo.
Na hora de começar a botar a mão na massa, caso não tenha definido o que se deve fazer, diga adeus a sua produtividade, pois você vai passar horas e mais horas sem saber sobre o que abordar.
Por este motivo é preciso realizar pesquisa de temas, anotar ideias que possam gerar algo interessante, buscar inspirações, etc.
Também inclui nesta conta, marcar as palavras-chave que cada publicação vai utilizar, ou quem sabe as palavras que já foram usadas.
Assim você consegue manter uma variedade boa de conteúdo, sem ter que repetir incontáveis vezes o mesmo tema.
Tudo isso faz parte do seu calendário editorial, é um modelo para você manter controle sobre suas atividades.
Fonte: Quicksprout
“Por que eu devo aderir o calendário editorial na minha estratégia?”
Tanto empresas de diversas áreas de atuação, quanto freelancers, devem organizar cuidadosamente suas atividades.
Afim de não cometer pequenos erros como: duplicar conteúdo, pouco alcance nas publicações, perca de prazos e oportunidades, etc.
Com o básico gesto de anotar algumas informações, muito dos problemas podem ser evitados.
Sendo um pouco mais específico nos benefícios que este método pode trazer, podemos citar:
1- Saber o que cada um deve fazer
É de consenso universal que cada um tem sua maneira de realizar suas tarefas.
O que pode ser algo negativo para o Marketing Digital de uma empresa, já que não vai haver uma padronização/organização, nem nada do tipo.
Por isto, ter um calendário editorial serve para que todos saibam o que e quem deve fazer, em qual data, horário, etc.
2 – Sem atraso no conteúdo
Sabendo o que fazer e quando entregar, fica muito mais dinâmico o trabalho, fazendo sua consistência de produção manter um alto nível.
Resumindo: seu blog ou rede social sempre vai ter algo novo para o usuário conferir, gerando mais chances de engajamento, curtidas, compartilhamento, comentários, etc.
3 – Tempo exato para o que for necessário
Dependendo do tipo de conteúdo, a produção pode levar um tempo, por exemplo, um vídeo.
Pauta, gravação e edição demandam tempo, claro que isto depende do tipo de vídeo e sua duração.
Um mal planejamento pode custar um tempo maior de espera, e você acabar deixando seu público de mãos vazias.
Utilizando do calendário editorial, é possível identificar qual conteúdo é mais prático do que o outro, dessa forma você tem a opção de adiantar conteúdos mais simples, fazendo um paralelo com outro mais complicado.
No final, seu perfil não fica parado.
4 – Agora é possível diversificar seus formatos
Tendo tudo organizado até então, agora você desfruta do resultado obtido para conseguir melhores resultados em seu Marketing de conteúdo.
Sabendo quando, quantidade e horário que seu público consome seu conteúdo, seu trabalho fica mais assertivo, além de melhorar também.
Como qualquer outra estratégia, é preciso haver testes para saber o que dá certo, e o que não.
Dessa forma, com os dados obtidos pela sua organização devido ao calendário editorial, é possível fazer estas melhorias, diversificar mais o conteúdo, até mesmo tentar formatos diferentes.
Ao invés de utilizar apenas imagens no Facebook, quem sabe fazer um vídeo?
Chegou a hora de criar o seu próprio!
Pelos motivos que já falamos aqui, a criação de um calendário editorial é uma peça fundamental para o seu negócio.
Evita problemas, ajuda na organização e também na comunicação entre as pessoas da empresa.
Apesar de soar como algo meio complicado de se fazer, acredite, é bem simples! Basta saber estipular tudo certinho e simples, para que não gere nenhuma dúvida.
O básico
Como aqui no site falamos bastante de assuntos relevantes, já temos um post completo falando sobre o “Google Agenda”.
Ferramenta gratuita da Google, que oferece diversas opções de agendamento para qual for a sua necessidade.
Você também tem a possibilidade de colocar lembretes de tarefas ou reuniões.
Por ser gratuita e fácil de utilizar, com certeza é um bom ponta pé inicial para a organização.
Basta clicar aqui para ler o nosso post completo e descobrir como ela funciona.
As maravilhas do compartilhamento de arquivos
Continuando a falar do Google, outra de suas ferramentas que são bem úteis para seu calendário editorial é o Google Drive.
Utilizando o serviço de nuvem, é extremamente fácil compartilhar informações entre os membros da sua equipe.
O serviço disponibiliza 15GB gratuito para armazenamento de arquivos, o que é um espaço bem considerável para quem está começando, vai durar bastante.
Você consegue limitar quem tem acesso, quem pode criar ou excluir arquivos.
O melhor de tudo é ter disponível a opção de criar planilhas! Que no caso seria sua maneira de fazer o controle das atividades, anotar temas de postagens, autor, data, horário, palavras-chave, etc.
Como não poderia faltar, temos um guia completo sobre o Google Drive, caso tenha interesse, clique aqui para ler.
Não há problema em optar por outro tipo de armazenamento em nuvem, só tenha em mente que toda a equipe precisa ter acesso aos arquivos e a planilha com o planejamento de conteúdo.
Alternativa
Prefere algo diferente ou mais específico para planejamento? Então lhes digo que existem diversos sites só com este intuito.
Um deles é o Trello. Uma plataforma de organização e gestão de projetos — talvez a mais conhecida inclusive.
Nele você define de maneira intuitiva qual tarefa precisa ser feita e quem deve faze-la, o tempo de duração, sua etapa, etc.
Fora que é possível organizar por projeto, então fica fácil separar cada conteúdo de suas redes sociais.
Qual o time responsável pela elaboração dos vídeos para o Youtube, ou quem cuida das fotos diárias no Instagram e qual o tipo de postagem.
Existem outras ferramentas seguindo um caminho similar, que é bom dar uma olhada! Obviamente que temos um post falando deste assunto, clique aqui para ser redirecionado.
Mãos à obra
Por fim, após definir como será a forma que você ou sua equipe vão trabalhar, basta colocar tudo em ordem:
- Definição da frequência/horário/data das postagens;
- Data limite de entrega do conteúdo;
- Anotar quais temas serão utilizados e descrever o que deve ser feito;
- Para qual rede social vai aquele conteúdo;
- Manter as informações atualizadas;
Já criou a sua?
Agora que o post reuniu o necessário para você saber da importância do calendário editorial, não há desculpas para não criar o seu próprio!
Acredite quando falamos que não é bom deixar ficar em cima da hora para então resolver organizar suas tarefas.
Isto pode manchar a sua imagem, passando um tom de amadorismo, sem contar os problemas que já citamos.
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- Como Ganhar Dinheiro Pelas Redes Sociais
- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
- Criatividade: 20 dicas incríveis para se tornar mais criativo!
- Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja virtual
- Como ganhar dinheiro no YouTube sem precisar aparecer nos vídeos?
- Como Criar um Blog de Sucesso
- Tudo o que você precisa saber sobre o TikTok!
- O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer?
- Preço por Inbox é PROIBIDO!
Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!