É de conhecimento geral que o Google tem diversos projetos com uma gama que abrange muitos setores diferentes.
E especificamente na questão do Marketing Digital, temos muitas ferramentas disponíveis para melhorar nosso alcance, aumentar a base de clientes, ganhar dinheiro com anúncios, etc.
Aqui no blog, falamos bastante sobre estas tais ferramentas, porém ainda existe outras que merecem destaque, e talvez você nem ao menos conheça de sua existência!
Este é o caso do Google Grants!
O que é o Google Grants?
O Marketing de Inclusão social é uma realidade, e um gigante como o Google não ficaria de fora dessa.
Então basicamente o Google Grants é voltado para organizações sem fins lucrativos conseguirem fazer sua divulgação online de uma maneira “especial”.
Trata-se de uma ferramenta que permite você fazer sua publicidade online, na qual visa além de divulgar sua missão, alcançar novos doadores, mais visitantes para seu site, voluntários, etc.
Os anúncios funcionam para pessoas que estão pesquisando sobre organizações sem fins lucrativos no mecanismo de busco do Google, de tal forma que seu site apareça nas primeiras opções de pesquisa, resultando em uma grande gama de visualizações.
Segundo informações fornecidas pelo Google em seu site, o impulsionamento de seu site/blog é bem alto, sendo mais específico:
- Mais de 18 milhões de cliques no site
- 100 mil pessoas inscritas
- 1500 professores fazendo download de recursos
Além disso, você consegue utilizar o Google Analytics e o rastreamento de conversões para ter uma noção de como anda o desempenho de seus anúncios.
Dessa forma, cada vez mais você pode melhorar sua maneira de anunciar sua causa, consequentemente atraindo mais pessoas.
É comprovado que várias organizações utilizam este serviço em todo o mundo.
Segundo uma organização da Austraria, The Fred Hollows Foundation, que cuida de pessoas com problemas de visão e não tem condições para realizar tratamentos:
“O Google Ad Grants nos ajudou a entrar em contato com milhares de colaboradores de todo o país e isso criou mudanças por meio da conscientização.”
Benefícios:
Como qualquer outro programa do Google, existe diversos benefícios de utilizar seu serviço.
No caso do Google Grants eles seriam:
- Melhores meios de divulgar sua causa.
- Aumento das visualizações e da atividade em seu site.
- Meios de acompanhar de perto o resultado de suas ações de marketing.
- Alcançar mais pessoas que precisam de ajuda.
- O Google avalia sua ONG e, dependendo do resultado, você consegue um valor de até US$ 10.000 dólares em publicidade do Google Ads por mês, para criar seus anúncios de texto (lembrando que a cada clique, o custo é de US$ 2.00 dólares).
Antes de começar a anunciar…
Como já foi dito e é de conhecimento geral, o Google tem diversas iniciativas que conseguem beneficiar pequenos nichos.
No caso de organizações sem fins lucrativos é uma ajuda maior do que você talvez tenha noção.
E antes de falar dos anúncios com o Google Grants, precisamos falar do Google para organizações sem fins lucrativos.
Google para organizações sem fins lucrativos:
Este é um serviço do Google para estas organizações, tendo foco em serviços mais personalizados.
Aqui no Brasil os benefícios ligados a este programa são:
· G Suite: É um conjunto de aplicativos integrados que as organizações podem usar o próprio domínio e conseguir uma produtividade maior em suas ações. Os aplicativos são Gmail, Google Agenda e Documentos Google.
· Google Ad Grants: Vamos falar mais dele neste post, mas é basicamente o serviço que você vai utilizar para divulgar sua causa, conseguir doações, mais voluntários, etc.
· Programa do Youtube para organizações sem fins lucrativos: Com este serviço você consegue recursos diferenciados para sua organização como cards para link externo, possibilizando direcionar seus apoiadores; recursos do YouTube Giving podem ajudar na captação de recursos e na mobilização de apoiadores; a Escola de Criadores de Conteúdo oferece lições especiais para organizações sem fins lucrativos; grave ou edite vídeos nos Estúdios de Criação globais do YouTube.
· Google Earth e Google Maps: É possível criar um tour virtual para os apoiadores mostrando o impacto que as doações tem, além de acesso premium ao Google Maps Platform, possibilitando a criação de um visualizador avançado para apresentar dados importantes no mapa.
Como fazer parte do Google para organizações sem fins lucrativos:
Para entrar neste programado do Google, basta acessar a página inicial do site oficial, e clicar na opção “Primeiros passos”.
Depois de logar na sua conta do Google, clique em “continuar”.
E para ter direito a estes serviços existe um critério, e dependendo de qual for o tipo da sua organização, não é possível se qualificar. Após verificar, basta prosseguir.
Escolha agora o país e região na qual reside a organização.
Depois disso, a qualificação só é concedida caso você tenha um token, no qual você consegue se cadastrando no site parceiro do Google TechSoup.
Como não somos este tipo de organização, não é possível mostrar o restante do cadastro. Mas, certamente é algo bem básico.
Só tenha certeza de concluir o cadastro para depois pensar em criar os seus anúncios.
Qualificação para o Ads Grants:
Para poder realizar os anúncios usufruindo dos benefícios que citamos a cima o primeiro passo é ter seu site inscrito no Google para organizações sem fins lucrativos.
Outro ponto é reconhecer e aceitar certificados exigidos pelo Google.
Também demonstrar que sua organização não tem discriminação nenhuma, além do recebimento e uso correto do dinheiro arrecadado pelas doações.
Depois disso, seu site precisa ter uma alta qualidade de acordo com as politicas do Ad Grants, que você pode conferir clicando aqui.
Por último, receber aprovação no processo de pré-qualificação do Google Grants. Logo após sua inscrição no Google para organizações sem fins lucrativos.
Adquirindo sua pré-qualificação:
Após ser aprovado no Google para organizações sem fins lucrativos, existe a chance de conseguir utilizar o Google Ad Grants. E para conseguir tal recurso é preciso seguir uma etapa de 4 passos.
1 etapa: criando sua conta
Com o mesmo e-mail que você utilizou para cadastrar no Google para organizações sem fins lucrativos, você vai criar uma conta no Google Grants.
Fique atento que além do e-mail precisar ser igual, o nome de usuário também tem este requisito.
Clique aqui para ser direcionado e realizar o cadastro.
O cadastro é bem simples, o único ponto para tomar cuidado é quando você for seleciona a “Moeda”, pois independentemente do país na qual você reside, a moeda selecionada precisa ser o dólar americano.
2 etapa: pesquisa de pré-qualificação
Agora, é preciso responder perguntas para uma pesquisa de pré-qualificação.
Seu objetivo segundo o Google é: “identificar a qualificação para o programa Ad Grants e coletar mais informações sobre as organizações. Com as respostas, buscaremos melhorar sua experiência e a eficácia do apoio oferecido à sua organização.”
Basta clicar aqui para responder.
3 etapa: treinamento
Sua conta precisa seguir uma série de políticas e regras que o programa exige, e o Google disponibiliza um vídeo de 5 minutos explicando o que é preciso ser feito. Após ver o vídeo, você precisa realizar o treinamento e teste do Ad Grants.
Clique aqui para ser redirecionado.
4 etapa: enviando sua conta para análise
Por fim, mas não menos importante. Chegamos a etapa final.
Agora é preciso que você copie o ID de cliente que fica no canto superior direito.
Depois, realizar o login na sua conta do Google para organizações sem fins lucrativos.
Clicar em “Ativar o Google Ad Grants”, inserir o ID de cliente e clicar em enviar.
Em até 5 dias o Google vai analisar e enviar novas instruções para você.
A importância da parceria:
Sempre que você conversa com alguém de uma ONG, certamente em algum momento vai ouvir algo do tipo “qualquer ajuda é bem-vinda”.
Qualquer valor de doação, ou o simples fato de parar seu tempo para ouvir sobre a causa na qual lutam já é um sinônimo de vitória.
Agora, conseguir fazer uma parceria com o Google, que vai lhe trazer diversos benefícios imperdíveis, é algo que não pode deixar passar batido.
Isso vai ajudar tanto sua ONG, como principalmente a quem você esteja dando suporte.
Por este motivo que é preciso saber administrar bem suas ações.
Aproveitando todos os serviços que possam impulsionar seu crescimento, tendo melhores chances realmente ajudar quem precisa.
Com tanta vantagem tentadora, vale ressaltar que tentar “passar a perna” no Google é algo inimaginável. O que acarretaria em uma perda imensurável e sem retorno desta parceria oferecida por eles.
O que mais o Google oferece:
Da mesma forma que temos este post especial falando sobre uma ferramenta do Google, existe outros posts que talvez ajude você a realizar o marketing digital da sua empresa.
Posts como:
· 25 fatos sobre o algoritmo do Google
É importante você sempre estar ligado aqui no blog, pois toda semana temos posts novos.
Quer receber nosso conteúdo em primeira mão? Então basta entrar para nossa lista de transmissão do Whatsapp.
Não esqueça de deixar um comentário; qualquer dúvida critica ou sugestão é sempre muito bem-vinda. Compartilhe com seus amigos que também ajuda bastante a gente.