7 Segredos Sobre SEO

Não importa o quanto falamos de SEO por aqui, sempre tem mais informação para ser dada a respeito dele.
SEO é crucial para seu marketing de conteúdo. Vira e mexe é interesse acompanhar se há alguma novidade a respeito, ou apenas se inteirar melhor sobre essa técnica.
Então, neste post vamos abordar novamente este assunto apresentando 7 segredos sobre SEO que você precisa saber para conseguir aplicá-lo corretamente em suas publicações, alcançando assim ótimos resultados no ranqueamento no mecanismo de busca do Google.

Introdução rápida do SEO

“[..] SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog […]”
Fonte: Rockcontent.
Basicamente o SEO é uma ferramenta essencial para que um blog/site consiga ter um tráfego orgânico de qualidade, e para utilizá-lo existem diversas regras a serem seguidas para extrair o máximo possível de sua funcionalidade.
Nesse quesito entram coisas como:

  • Definição de palavra chave
  • Limite de palavras entre inter títulos
  • Descrição do conteúdo
  • Quantidade de palavras de transição
  • Tags

Há uma série grande de coisas a serem feitas para deixar seu texto perfeitamente de acordo com o que é pedido.
Agora, vamos apresentar outros tipos de informações que talvez você não saiba sobre SEO, ou outras formas de usufruir de suas funcionalidades!

1. Meta Tags

Para quem não está familiarizado, a meta tags é um recurso utilizado para dar uma descrição sobre o conteúdo que está sendo abordado naquele post específico do seu site.
Dessa forma, ajudando o Google a ranquear melhor o seu post, pois quando o usuário for pesquisar algo que tenha relação com sua publicação, ela apareça como resultado e tenha uma noção do que vai encontrar.

Preencher as meta tags pode soar como uma tarefa fácil, mas não se engane é preciso ter uma série de cuidados como:

  • Inserir a palavra-chave
  • Obrigatoriamente ter menos de 153 caracteres
  • Ser objetivo na sua descrição do conteúdo
  • Não ter erros de português

Trate de desenvolver as suas meta tags com cuidado e atenção!

2. Mobile-First

Foi-se o tempo em que sua única preocupação girava em torno dos acessos via desktop.
Inclusive, hoje em dia, existem sites que recebem mais acesso via mobile do que qualquer outro meio.

E segundo o próprio anúncio feito no blog oficial do Google, não existe distinção entre ranqueamento entre o desktop e celulares.
Ou seja, caso seu site não esteja indexado corretamente para seus usuários de mobile, seu site vai perder ranqueamento sem levar em consideração os acessos feitos por outras formas.
Portanto, é preciso trabalhar para que seu site tenha uma versão para celulares e tablets bem-feita, onde os usuários destas mídias tenham a mesma experiência que no desktop.
Tenha em mente que o conteúdo precisa ser legível em aparelhos menores, assim como as imagens e vídeos; deixar tudo estruturado de maneira correta, vai manter seu site em destaque nas buscas.

3. Busca por voz

Segundo uma pesquisa do site Stone Temple, foi perguntado se as pessoas estavam confortáveis para acessar os comandos de voz como “Hei Siri”, “Ok Google” ou “Alexa”. E serca de 61% afirmaram que “sim”.

Isso mostra como a busca por voz está sendo mais comum que antigamente, portanto é outro quesito a ser levando em consideração ao pensar no SEO de sua página.
Reforçando a importância de ter uma meta tags bem dirigida, assim como uma palavra-chave de fácil compreensão garantindo que uma pesquisa por voz seja capaz de encontrar seu site.
A principal recomendação é que você crie frases otimizadas para que a palavra-chave buscada esteja respondendo uma pergunta, porque este é o tipo de pesquisa por voz mais comum.

4. Palavras-chaves em negrito ou itálico

Parece simples, mas o Google leva em consideração as palavras que você coloca em negrito ou itálico.
Então pela sua relevância, sua palavra-chave deve aparecer no mínimo uma vez estilizado dessa forma.
Consequentemente chamando atenção do buscador do Google o que ajuda na sua classificação. Só é importante ressaltar que utilizar este método em excesso poder ter um impacto negativo.

5. Título em H1

Uma função básica que sempre é bom ser reforçada é sobre o título de sua publicação.
Nele é preciso obrigatoriamente conter a palavra-chave, já que o SEO necessita de sua inclusão para ter uma noção prévia do que se trata seu texto.
Outro detalhe é que o título precisa estar no tamanho chamado “H1”.
Na programação do seu site existe uma linha de código para aumentar o tamanho das palavras e, falando especificamente do título, existe uma exatamente para deixá-lo do tamanho perfeito que seria: “<h1>”.
Peça para a pessoa encarregada da programação do seu blog/site ficar atenta para este detalhe!

6. Links atraentes

A URL da sua página precisa ter uma aparência e estrutura atrativa, não algo como “https://thaisnobile.com.br/p?=18b5seo;/”, precisa ser algo limpo dessa forma: “https://thaisnobile.com.br/dicas-de-seo/”.
É recomendado ter algo mais limpo que seja de fácil compreensão.
Isso também vale para links internos, que além de não serem bem visto pelo Google, os usuários também ficam receosos de clicar.
Por este motivo que existem os encurtadores de links, na qual você personaliza eles da maneira que deseja. Além disso, é possível monitorar quantos cliques teve naquele link.
Aqui no blog temos um post sobre um destes encurtadores chamado de “bitly”, caso queira saber mais, clique aqui para ser redirecionado para o post.

7. Funcionalidade da página

Performance é algo que sempre é levado em consideração, e o Google avalia isto em seu site.
Já que seu objetivo é exibir os melhores resultados para seus usuários,  um site lento que contém erros de programação e péssimos links, certamente não vai ganhar destaque.
Tenha em mente que seu site precisa atender a uma série de pessoas. Você tem a necessidade de fazer isso de forma eficiente.
Verifique se o seu site carrega corretamente as páginas. Se não é lento, pesado, se as imagens estão no tamanho adequado, o texto sem erros ortográficos, caso tenha vídeo veja se não está com o link quebrado, etc.

Mais sobre SEO você encontra aqui!

Qualquer um que queira produzir conteúdo na internet é crucial ter este tipo de conhecimento sobre SEO.
E felizmente aqui no blog temos posts falando sobre o assunto.
Quer dar uma conferida para aumentar seu conhecimento? Então segue os links:

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