Como testar a velocidade da Internet

Poucas coisas são mais prejudiciais e irritantes do que uma internet lenta, então saber como testar a velocidade da sua internet é fundamental para descobrir que tipo de problema está acontecendo.

Será que o problema é a operadora de serviços ou o seu equipamento?

Hoje vamos falar sobre o assunto e também ver um passo a passo sobre como testar a sua internet!

 

Afinal, como se calcula a velocidade da Internet?

Essa medição ocorre a partir de ferramentas ou aplicações que podem estar associadas ao seu navegador. No caso de celulares, estão associadas ao que você pode baixar na Google Play Store, por exemplo.

Essas ferramentas ou aplicações, ao entrarem em ação, enviam um “ping” – com um determinado pacote de informação, para o endereço IP do utilizador (que está solicitando a medição). 

Muitas vezes o “ping” pode ser enviado de diferentes servidores, distâncias diferentes ou entre servidores com diferentes velocidades. 

O tempo de demora na resposta é a latência naquele momento. 

A partir daí é escolhido automaticamente (embora muitas aplicações permitam selecionar manualmente) o servidor que naquele momento é mais rápido.

Este processo repete-se para download e para o upload, a partir do mesmo servidor.

A ferramenta/aplicação utiliza um algoritmo para inferir a partir da comunicação com o servidor selecionado.

 

Ficou complicado? Vou resumir: 

O seu computador envia para o site de medição um conjunto de dados aleatórios, sempre em mesma quantidade, associado a um “timestamp” (a data e hora do envio), por n vezes. 

Ao final dos envios, o site faz a conta do tempo que aquilo levou pra chegar e te diz o valor médio. 

 

O hardware pode interferir na velocidade da internet?

Algumas vezes, quando falamos em transferência de dados,  o gargalo não necessariamente é a velocidade da internet. Às vezes os pacotes são transferidos em uma velocidade adequada, porém depois de entregues falta capacidade à máquina para processá-los com a fluidez esperada.

Então, a resposta é sim! A velocidade pode variar muito conforme se alterem os equipamentos utilizados. Deve-se levar em conta os equipamentos de rede, as placas e os cabos antes de se desesperar com uma internet lenta.

Por exemplo, até mesmo fazer dobras de 90º em um cabo pode derrubar a velocidade da transmissão.

Além disso, a maioria dos equipamentos são muito sensíveis a vários tipos de interferências. Portanto uma coisa que encarece o equipamento ou o cabo são as tecnologias utilizadas para evitá-las.

É por isso que equipamentos de uso industrial costumam ser bem mais caros por serem mais robustos, o que permite que suportem trabalhar em condições mais extremas do que um equipamento de uso residencial, mesmo que ambos tenham uma velocidade de trabalho idêntica.

Outro grande ponto a se observar é no caso do wi-fi. Além do wi-fi ser mais lento que a transmissão pelo cabo, ele também está sujeito a mais ruídos.

Não adianta comprar uma placa de rede gigabit, se você usar roteador de 100Mbps, o máximo que sua rede vai transmitir será em 100Mbps.

Existe uma série de variáveis que pode interferir na performance, algumas mais que outras, hardware é certamente uma delas, mas sozinho ele pode ou não ser o problema.

 

Como medir a velocidade da minha internet

Entre no site: https://beta.speedtest.net/pt

velocidade da internet

O que é a taxa de bits baixados (velocidade de download)?

Essa informação indica a quantidade de dados que a rede pode receber (download) em um segundo. Quanto maior é a taxa, melhor é a velocidade da conexão.

velocidade da internet

O que é a taxa de bits carregados (velocidade de upload)?

Essa informação indica a quantidade de dados que a rede pode enviar (upload) em de um segundo. Quanto maior é a taxa, melhor será a velocidade da conexão.

velocidade da internet

De maneira resumida, o teste de velocidade da Internet realiza a transferência de arquivos entre uma central e o seu dispositivo.

Ao iniciar o teste de velocidade, um arquivo de tamanho X é transferido do servidor ao aparelho, medindo desta maneira a velocidade de download e logo depois esse mesmo arquivo é transferido do seu aparelho até o servidor para medir a velocidade de upload.

Uma vez feitas as transferências a ferramenta calcula o tempo para a recepção do sinal, as taxas de transferência, latência, etc.

velocidade da internet

É normal receber uma velocidade um pouco menor que a contratada. Se, por exemplo, sua velocidade é até 50MB, o resultado do teste poderá ser entre 35MB e 10MB.

Isso acontece porque a central que distribui o sinal e a sua casa podem ter distância superiores aos padrões e que isso acarrete em oscilações na distribuição do serviço.

Se você realizar o teste de velocidade via Wifi em vez de conectar o PC através do cabo de rede, lembre-se de que a velocidade que você mede pode ser menor do que a operadora realmente oferece a você.

 

A internet fica mais lenta quando outra pessoa também está usando ela?

Vou fazer uma analogia aqui para ficar mais fácil: você já reparou no diâmetro das tubulações de água no abastecimento de um bairro? São gigantes né?

Ao se aproximar da entrada de uma residência a tubulação vai diminuindo de diâmetro até ficar uns tubos fininhos o suficiente para entrar nas paredes.

Portanto, cada vez vai passando uma quantidade menor de água.

Com a net residencial é similar, os dados vão reduzindo. Então ela vai ser adaptada ao pacote que contratou com a operadora.

Agora, se na sua casa abrirem várias torneiras de água ao mesmo tempo, o que acontece à pressão da água em cada torneira? Diminui com o número de torneiras abertas.

Na internet residencial, se você tiver contratado um pacote com 100Mbps e estiverem várias pessoas conectadas ao mesmo tempo, a velocidade vai-se dividir pelos vários utilizadores. 

A divisão dessa velocidade pode não ser igual para todos pois também depende dos conteúdos que cada um estiver vendo no momento.

 

Porque é que a velocidade de download anunciada pelas operadoras nunca corresponde à velocidade real da Internet?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares!

A velocidade anunciada por operadoras e/ou provedoras de internet é em Megabits por segundo (Mbps) e a velocidade de download é em Megabytes por segundo (MB/s). 

Então, aqui está o pulo do gato: nos anúncios eles sempre usam o termo mega e não o termo megabit, o que causa essa confusão em muita gente.

1 Megabyte é igual a 8 Megabits, logo, quando você contrata uma internet de 10 mega, por exemplo, a velocidade de download vai ser 1/8 esse valor, ou seja, dividida por 8. 

Assim, 10/8 é igual a 1.25. Ou seja, 10 mega (Megabits) = 1.25 MB/s (Megabytes).

Então, quando você for contratar uma internet sempre tenha isso em mente, a velocidade de download tem que ser dividida por 8.

Exemplos:

10 mega = 1.25 MB/s.

25 mega = 3.12 MB/s.

50 mega = 6.25 MB/s.

100 mega = 12.5 MB/s.

Um choque né? Eu sei…

 

Como melhorar/aumentar a velocidade da internet

Isso depende unicamente do seu provedor, e dos equipamentos que você tem em casa.

Se seu provedor possuir ultravelocidades como 50Mb, 100 Mb , 250 Mb basta solicitar upgrade.

Porém o seu roteador wifi, o notebook ou celular tem que ter também a capacidade de processamento para atingir essas velocidades.

 

 

Por que precisamos de internet cada vez mais rápida?

A velocidade da internet acompanha a evolução do mundo. Quanto mais o mundo se inova, maior a necessidade de troca de dados com maior rapidez.

Isso é muito importante, por exemplo, no comando de máquinas robotizadas à distância. 

Os futuros carros autónomos têm de ter capacidade de “tomar decisões” na fração de segundo. Não podem esperar que a internet demore vários segundos na comunicação.

Uma cirurgia remota não pode esperar reiniciar o roteador no meio do procedimento, não é mesmo? Então, com a evolução vem também a necessidade de uma tecnologia melhor.

Além desses pontos,  o constante aumento de resolução das telas tem levado a um aumento massivo da quantidade de dados para alimentar tantos milhões de pixels. E sabemos que isso ainda vai longe né?

 

Em qual país do mundo a internet é mais rápida?

Além de todos os fatores que já mencionamos aqui como capacidade dos equipamentos e planos das operadoras, sempre existem exceções.

A média em cada país é sempre superficial, pois, assim como no Brasil, existem as zonas com cobertura mais rápida e as mais lentas.

Cada operadora e empresa de medição utiliza um sistema próprio com aplicações e algoritmos próprios, então, os resultados podem variar muito.

Uma coisa é a medição através da rede fixa, outra coisa é a rede móvel.

De acordo com o site Internet Speeds By Country 2020 e a empresa Ookla o país com banda larga fixa mais rápida é Singapura com a velocidade média de 153.85 Mbps.

Já a velocidade mais rápida de rede em internet móvel é a Noruega, com a velocidade média de 62,66 Mbps.

 

Curiosidade: Qual é a velocidade da internet na NASA?

91 Giga ”bits” por segundo

Muitos cometem esse erro ao lê-lo como 91Gbps, mas o fato é que, Gb NÃO É GIGABYTE É GIGABIT

A NASA usa a rede Shadow, que fornece interconexões entre importantes laboratórios e datacenters. Portanto, downloads e uploads são feitos somente entre esta rede. É também chamado de rede ESnet-Science Science.

Esses 91Gbps foram testados apenas nesta configuração de conexão (rede sombra), uma rede segura e confiável.

Resumindo, a NASA utiliza uma internet 13000 vezes mais rápida que a conexão de rede normal.

 

Conheça nossos E-books:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,