O Youtube é uma mídia social que tem muita força no país pelo seu imenso acervo de vídeos sobre diversos assuntos. São milhares de produtores de conteúdo que diariamente alimentam a rede. Com mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço da internet, a plataforma é um espaço plural e diversificado. Ter um canal no youtube já não é mais um bicho de sete cabeças.
Em 2016, de acordo com uma pesquisa da Tecmundo, o YouTube conseguiu atingir a marca de mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos diariamente. Isso só foi possível porque o número de usuários dessa rede cresceu exponencialmente.
Na busca pela presença digital, diferentes empresas querem estar em todas as mídias e redes sociais ao mesmo tempo. Mas vale a reflexão: será que a minha empresa deve ter um canal no Youtube? A resposta é depende.
Se a sua estratégia é produzir conteúdo relevante, que entregue algo ao seu público e ser uma refêrencia no mercado sobre determinado assunto, criar um canal no YouTube é uma ótima forma de atingir seus objetivos.
Porém, mesmo com toda a praticidade da plataforma você precisará de um mínimo de produção e equipamentos para realizar as gravações. Por mais que a maioria dos vídeos pareçam caseiros é necessário ter câmera, microfones e uma boa edição de imagem. Caso contrário seu material será apenas mais um no meio da multidão, sem nenhum destaque.
Antes de começar:
Antes de mais nada, você precisa se fazer 6 perguntas: o que, quem, quantas, onde, por que e como.
Cada uma é essencial para desenvolver sua estratégia neste começo, mantendo você focado em aspectos cruciais para a evolução do canal da sua empresa.
- O que: A pergunta mais básica que você precisa saber a resposta é sobre o conteúdo que deseja criar. Um usuário comum pode escolher dentre diversas opções, já no caso de alguma empresa, seria melhor focar em conteúdo que tenha relação com sua área de atuação.
- Quem: Saber quem é que vai assistir seus vídeos. O seu tipo de conteúdo atrai muita gente, ou é algo mais de segmentado? Saiba o perfil das pessoas que tem interesse no tipo de vídeo que sua empresa deseja produzir.
- Quantas: Ser original é algo que chama mais atenção, pois ficar na mesmice não atrai nem mantem uma boa audiência. Observe quantas empresas já fazem o tipo de conteúdo que você pretende fazer.
- Onde: Os objetivos da sua empresa. O que a sua empresa espera conseguir com seu canal no Youtube, onde você quer chegar?
- Por que: Tenha certeza do motivo desta nova empreitada. Sempre guarde consigo o por que você está criando o canal, sua paixão pelo assunto a ser trabalhado, origem, etc.
- Como: Quando se produz conteúdo, seja ela qual for, é inevitável buscar melhorar sempre. Quanto mais refinada estiver sua produção, mais o seu público vai valorizar o seu trabalho e esforço. Então, pesquise maneiras de como melhor seu conteúdo cada vez mais.
Vantagens para a sua empresa de ter um canal no Youtube:
A plataforma é conhecida por ser dinâmica, interativa e apresentar conteúdo sobre o que você imaginar, desde tutorial de maquiagem até filmes e documentários. Para ajudar você nessa tarefa vamos listar algumas vantagens de ter um canal no Youtube:
1. Branding – crie valor para a sua marca!
Por mais que pareça estranho, mas gerar valor para a sua marca vai muito além de falar apenas sobre o seu segmento. É preciso diversificar os seus conteúdos e entregar um conteúdo relevante e de fundamental importância para quem irá consumir.
Exemplo 1: uma marca de espumantes pode falar sobre uma receita de torta que harmoniza com espumante, ou pode mostrar o processo de produção dos rótulos de uma linha.
Exemplo 2: uma loja de roupas pode dar dicas de organização do guarda-roupa e como reciclar peças antigas. Isso não fará com que as vendas aumentem em um primeiro momento, mas as pessoas lembrarão de sua marca e assim criarão uma relação com ela.
Deixe a criatividade agir, conteúdo não é apenas vendas! Nunca se esqueça disso.
2. Interaja com os seus usuários
Hoje já não existe mais uma comunicação ativa/passiva, como aquela em que a empresa produz conteúdo e o seu público apenas consome. O que acontece nas campanhas e conteúdos é uma participação dos usuários desde o processo de criação até a experiência e o feedback dos produtos.
Pense em ações que envolvam seu público, como por exemplo, pergunte sobre o que eles gostariam de saber em seu canal, o que não agradou e assim por diante.
Esteja aberto para ouvir e construir estratégias junto com quem mais interessa: o seu cliente! Então, ESCUTE!
3. Humanize sua marca no canal do youtube
Um assunto que ganhou a atenção das empresas é a humanização das marcas, ou seja, torna-las mais próximas de seu público. Estreitar a comunicação e entender o lado do seu cliente são estratégias que podem gerar bons frutos. Por isso, é fundamental oferecer um canal aberto de conversa com seus fãs.
Aqui a dica máxima é: dê uma cara para a sua empresa. Pode ser o dono, CEO, marketing ou até mesmo uma personalidade conhecida, mas o importante é que o usuário se enxergue naquela pessoa.
Afinal, nada mais chato e sem interesse que uma empresa falando para você sem nenhuma empatia e bom senso.
Importante ressaltar que a automação é muito bem-vinda, os robôs estão aí para nos ajudar e facilitar ainda mais o nosso trabalho.
Um bom exemplo disso é a Lu, do Magazine Luiza. Trata-se de um robô com feições humanizadas. No canal do Youtube da empresa, todos os vídeos são com ela e são incríveis!
4. Planejamento
Qualquer projeto não vai para frente sem que haja um planejamento.
No Youtube é bom manter uma regularidade nos vídeos, caso queira manter sua audiência.
Porém, vídeos dão um trabalho extra para serem produzidos, o que dificulta este aspecto, e então vem o planejamento para resolver este empecilho.
Seu objetivo é manter o canal da empresa em atividade e evoluir? Então faça coisas do tipo:
- Anotar ideias interessantes para criar seus vídeos.
- Montar um cronograma de postagens.
- Criar títulos atraentes.
- Estar antenado sobre as novidades, tanto da plataforma quanto do tema de seus vídeos.
Lembre-se que os usuário que conhecem a sua marca vão perceber se o seu planejamento for uma bagunça.
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