O Youtube já é uma plataforma de vídeos consagrada, conseguindo mais de 1,8 bilhões de usuários ativos por mês.
Apesar de parecer simples, postar um vídeo e atrair a atenção dos usuários exige bastante empenho e diferentes estratégias para alcançar tal feito.
Afinal, quanto mais pessoas estiverem produzindo conteúdo, maior será o filtro dos usuários para decidir o que vale a pena assistir e o que não vale.
Ter uma produção com estilo próprio, bem-feita e com informações relevantes te colocará no caminho certo.
Então, basta saber como trabalhar seu conteúdo para aumentar o seu número de visualizações, resultando em mais inscritos e clientes em potencial.
Quer saber como? Então continue lendo este post para receber dicas essenciais que vão render muitos benefícios para o seu canal no Youtube.
Caso você ainda não tenha um canal e gostaria de saber por onde começar, temos o post perfeito para lhe instruir! Basta clicar aqui para ser redirecionado.
A importância das visualizações
Conseguir visualizações é a base primordial para qualquer produtor de conteúdo no Youtube.
É através delas que os usuários vão se interessar pelo seu canal, e a partir deste ponto, se inscrever, comentar, compartilhar para outras pessoas, etc.
Quanto mais visualizações você tiver, melhor será o alcance do seu vídeo, já que o algoritmo do Youtube identifica que aquele vídeo está indo bem e talvez mais pessoas vão gostar.
Então, tudo gira em torno de conseguir que mais pessoas assistam seus vídeos, e para chegar neste resultado existe uma série de possibilidades, como:
1. Título
O mais básico que você pode fazer para chamar mais atenção, com certeza começa pelo título do seu vídeo.
Essa é a primeira maneira que seu público vai identificar o conteúdo a ser abordado, e então decidir se assiste ou não.
Ou seja, é crucial elaborar um texto fácil de compreender, ao mesmo tempo que conseguia levantar um interesse no usuário para ele querer consumir aquele seu conteúdo.
É recomendado que seu título seja bem específico, o que gera um engajamento maior devido a sua apresentação.
Por exemplo:
Ao invés de escrever algo como “Posts Perfeitos No Facebook”, o que dá uma ideia muito vaga, elabore algo como “5 Dicas Para Fazer Posts Perfeitos No Facebook”.
Outros exemplos:
Outro detalhe que não pode ficar de fora, é incluir sua palavra-chave no título pois, assim como qualquer outro post feito para as redes sociais, o algoritmo do Youtube só vai exibir seu vídeo corretamente caso a palavra-chave esteja presente.
Assim, quando o usuário for realizar a pesquisa, na qual seu vídeo tenha relação com o seu conteúdo o vídeo aparece nas opções sugeridas.
2. Thumbnail
O título não vende o vídeo sozinho, ele precisa de outro elemento para complementá-lo, e neste caso este seria a Thumbnail.
Para quem não está familiarizado com o termo: Thumbnail é a imagem que fica como destaque do seu vídeo.
Ou seja, quando seu vídeo aparecer na pesquisa do usuário sempre é mostrado o título do vídeo e uma imagem ao lado na qual faz parte do conteúdo.
O tamanho recomendado da imagem é de 1280 x 720, sendo que dependendo da maneira que o usuário estiver acessando o Youtube, a própria plataforma ajusta o seu tamanho.
Pode parecer algo simples, já que se trata apenas de uma imagem, mas é aí que você se engana!
A Thumbnail é fundamental para chamar atenção, não é à toa que existe o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
(Link do ultimo vídeo: “Você é vítima do Shadowban no Instagram?” )
Criando uma Thumb de qualidade as pessoas terão mais curiosidade para acessar seu vídeo.
Claro que não é qualquer tipo de imagem que vai conseguir tal feito, para isso sua imagem precisa ter:
- Alta qualidade;
- Cores chamativas;
- Tenha relação com o conteúdo daquele vídeo;
- Bem editada;
- Coloque uma frase relacionada ao conteúdo, mas de maneira harmônica com o resto dos elementos da imagem;
Quer mais exemplos? Então observe as imagens a baixo:
3. Descrição do vídeo
Feito o básico para atrair novos usuários, e consequentemente ganhar mais visualizações, chegou o momento de planejar sua descrição do vídeo!
A descrição serve para que o Youtuber defina sobre o que se trata aquele vídeo, junto de outras informações caso queira.
O Youtube usa esses dados para ranquear os vídeos quando os usuários forem pesquisar, ou para recomendar vídeos.
Sendo assim, para conseguir seu espaço em destaque, é inevitável fazer uma boa descrição.
Sempre escrevendo até no máximo 150 palavras, com o português correto (afinal, a pessoa que entrou no seu vídeo também poder ler, e talvez perca um pouco a confiança em você, caso haja algum erro), utilizar a palavra-chave, incluir links caso deseje, etc.
Sobra a inclusão de links externos, é importante ficar atento, pois o Youtube só libera a opção de colocar um link no final do vídeo para canais que sejam parceiros e para conseguir isso é preciso ter pelo menos 10 mil visualizações.
Agora, no caso de links na descrição, há relatos de que dependendo do site que você queira direcionar o usuário, a plataforma corta o alcance daquele vídeo.
Nada concreto, mas muitos Youtubers têm se queixado nas redes sociais sobre o assunto.
É bom ficar de olho para não perder visualizações por este motivo.
4. Tags
Outra maneira do Youtube identificar o conteúdo do seu vídeo é através das Tags.
Tags são palavras ou frases que dão característica para aquele determinado vídeo:
- Marketing
- Marketing Digital
- Música
- Negócio
- Receitas
- Economia 2019
Existe dezenas de possibilidade para Tags, mas é bom ressaltar que a Tag vem junto na descrição do vídeo, então não é interessante colocar muitas.
Basta ter sua palavra-chave e no máximo 6 outras opções para ajudar a alavancar seu vídeo no ranking do Youtube.
Caso queira ajuda para escolher as Tags, recomendamos o site: Keyword Tool.
5. Closed Captions
Um pequeno detalhe que pode ajudar a manter os usuários assistindo o seu vídeo, é utilizando o recurso Closed Captions.
Está é a ferramenta de legendas do Youtube; quando o usuário habilita está opção, todo o momento em que houver alguma fala no vídeo, vai aparecer na tela em uma caixa de texto.
Isto ajuda pessoas surdas, com deficiência auditiva, estrangeiros, ou até para as pessoas que não podem utilizar um fone de ouvido naquele momento, mas querem consumir seu conteúdo.
Fora que esta inclusão ajuda a impulsionar seu vídeo, o que acrescenta mais um motivo para utilizá-lo.
O próprio Youtube ajuda caso fique perdido neste etapa, basta procurar na sessão de ajuda da plataforma.
6. CTA
Independente do vídeo que você esteja assistindo, você vai se deparar com um CTA.
Este termo se refere a “Call To Action”, que seria uma maneira de incentivar o usuário a realizar alguma ação, após ter consumido o conteúdo.
No caso do Youtube, você vê bastante gente falando “Não esqueça de se inscrever no canal!”, “Clica no sininho para não perder as notificações”, “clica no gostei!”, “Acessa o link na descrição deste vídeo”, etc.
É uma prática que deve ser adotada, pois gera resultado!
Geralmente o CTA é passado no começo do vídeo, mas principalmente, no final; assim, você incentiva o usuário a ajudar divulgar seu conteúdo, visitar seu site, comprar algum produto da sua loja, etc.
Quer saber mais sobre o CTA? Temos um post completinho para você, basta clicar aqui.
Lembre-se de não abusar deste método porque isto pode ter o efeito oposto, incomodando seu público e talvez fazendo com que percam o interesse nos seus vídeos.
7. Qualidade de imagem e som
O Youtube disponibiliza uma qualidade de imagem bastante alta, chegando até aos 4k que é um padrão altíssimo, e que muita gente ainda não tem nem capacidade para reproduzir algo assim.
Obviamente que você não precisa gravar nem postar vídeos nesta resolução, porém é preciso postar vídeos com uma boa qualidade, caso não queira perder visualizações.
O recomendado seria postar um vídeo que tenha uma qualidade até 720p (coisa que muitos celulares alcançam), já que é uma qualidade boa e que a maior parte das pessoas consegue consumir.
Não precisa de equipamentos caros para realizar filmagens nesta qualidade, o importante é focar em uma imagem clara, que não tenha falhas, bem editada e que dê para enxergar e ouvir perfeitamente.
Uma experiencia agradável visualmente, faz diferença.
O mesmo equivale para a qualidade do som!
Um vídeo sem som é possível, mas não é o mais comum. Então, ou ele é bom ou é bom! não existe meio termo.
Qualquer incomodo de áudio que seu vídeo possa ter, já vai afastar bastante os espectadores.
Investir em um microfone bom que não capte barulho externo tá está bom tamanho para quem quer garantir a qualidade.
8. Introdução
Como existe uma infinidade de conteúdo no Youtube, os usuários estão cada vez mais seletivos no que pretendem assistir, por esta razão que os primeiros 20 segundos iniciais do vídeo são tão relevantes.
Nesse tempo inicial, você precisa focar em convencer o espectador a permanecer no vídeo, principalmente fazendo uma breve introdução do que será abordado no conteúdo.
Assim, o espectador sabe logo de cara o que esperar do vídeo tendo altas chances de ele continuar assistindo.
Para isso, seu conteúdo precisa ser bom, certo? Não se esqueça disso!
9. Tempo do vídeo
Outro detalhe a ser trabalhado é na duração dos vídeos, que também pesa na decisão de assistir ou não.
Depois de realizar a pauta do que vai ser falado no vídeo, observe quanto tempo isso deve resultar, pois dependendo do assunto, caso fique muito grande, pode acabar desgastando o usuário, fazendo com que ele não termine de assistir ao seu vídeo.
Em contrapartida, caso fique muito pequeno, pode acontecer do usuário achar seu vídeo incompleto, e criar um certo receio a respeito do seu trabalho.
Analise outros vídeos que tenham relação com o seu, para ver quanto tempo em média os outros canais utilizam, faça testes, ou até mesmo faça enquetes perguntando quanto tempo seus inscritos preferem.
A variedade de pessoas que utiliza o Youtube é grande, tem gente que não se importa de assistir vídeo de 1h, e outras que não aguentam mais de 5 minutos.
Pense bem antes de começar a gravar, porque depois de gravado, editado e postado, não tem como rever o tempo e esforço que você gastou.
10. Vídeos sugeridos
Sabe quando você está assistindo um vídeo no Youtube, e ao lado dele aparecem várias outras opções de vídeos? (para quem usa o app, fica abaixo do vídeo que está sendo assistido) , este é o local dos “vídeos sugeridos”.
O Youtube determina qual vídeo vai aparecer ali, dependendo do conteúdo (através da palavra-chave, título, descrição do vídeo, tags), número considerável de seguidores, bom tempo médio de visualizações e canais que o usuário segue.
Aparecer nos vídeos sugeridos é uma oportunidade de ouro!
Pois é uma maneira simples e prática de atingir seu público alvo, conseguindo mais visualizações e possíveis inscritos.
Não tem segredo de como fazer seu vídeo aparecer nesta listinha, basta seguir nossas dicas, manter uma periodicidade nas publicações, responder comentários, etc.
11. Divulgação
Quer mais visualização? Divulgue!
Parece algo simples e bobo, mas é uma etapa fundamental — principalmente para você que está começando.
Às vezes pode haver algum problema no Youtube e ele não divulgar seu vídeo na box dos seus inscritos, ou derrubar o alcance; a maneira de combater isso é divulgando em outros canais de comunicação.
Espalhe o vídeo nas suas redes sociais, peça pros amigos ajudarem, e quando chegar no momento de fazer o CTA no vídeo, não esqueça de pedir para compartilharem o vídeo e divulgarem por aí.
Dessa forma, você garante que seu vídeo chegue ao máximo de pessoas possível
Mas lembre-se de não acabar exagerando, pois caso você fique insistindo em divulgar o mesmo vídeo muitas vezes na mesma rede social, por exemplo, você estará causando o efeito oposto.
E além das dicas que demos hoje, temos outros posts que possam auxiliar em algumas categorias como:
- Qual a importância de ter um calendário editorial?
- O poder do feedback
- Bloqueio criativo? Diga adeus a ele com essas dicas!
- Google Drive: um guia completo com passo a passo
- Google Agenda – aprenda como organizar os seus compromissos com essa ferramenta gratuita!
- Tamanho ideal das imagens nas redes sociais – 2019
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