Certamente, aparecer nas primeiras posições do Google com um blog de sucesso pode ser considerado o Santo Graal do marketing na internet.
Estar na primeira página de buscas (sem pagar Adwords) representa uma enorme oportunidade para receber visitantes que realmente se interessam pelo seu conteúdo.
Entretanto, a ideia principal de um Blog é oferecer informações de valor ao cliente, em troca de visitas.
Por isso, a criação de blog profissional é uma excelente estratégia para quem está iniciando o marketing digital.
Um blog profissional, organizado, com conteúdo de qualidade e relevante ao público alvo pode te trazer algumas vantagens, como:
Custo baixo para a criação
Caso você tenha conhecimento pode criar o seu Blog sozinho através de plataformas apropriadas, como por exemplo, o WordPress.
Mas se tiver dificuldades, você pode escolher uma empresa de criação de blog.
Certamente hoje existem muitas empresas que oferecem esse serviço por baixo custo e com grande qualidade.
Aumento da visibilidade
Nunca se esqueça de elaborar um conteúdo de extremo valor para o seu leitor! Assim, faça a divulgação deste artigo no e-mail marketing, redes sociais e trabalhe o posicionamento deste post nos resultados orgânicos.
Assim, conforme as pessoas forem lendo seu artigo mais visibilidade sua empresa estará ganhando.
Relação próxima com o público
Não existe um Blog de sucesso sem um relacionamento próximo com o público
Então, as postagens devem possuir um conteúdo rico e ser sobre assuntos interessantes. Certamente isso pode te ajudar a se relacionar com seu publico e trazer a fidelização deles.
Ser referência em algum nicho do mercado
Quanto maior o número de posts em seu blog, maior o seu número de visitas, maior também será a sua visibilidade e, assim, maior será a sua imagem como referência de conhecimento em determinado nicho.
Então, dedique-se a ter um Blog de sucesso que as oportunidade serão muito maiores do que apenas receber visitas no site.
Dependendo do seu objetivo, o blog pode ser a melhor forma de ter um espaço autoral próprio. Tanto pessoal quanto profissional.
Entretanto, as redes sociais vêm e vão, mudam, saem do ar, sofrem a interferência do algoritmo. Mas, o blog é seu e depende apenas de você para se tornar um blog de sucesso.
Então, agora vamos falar sobre algumas partes um pouco mais técnicas para se ter um blog de sucesso:
O famoso SEO
É aqui que entra o famoso SEO (Search Engine Optimization) na história!
Certamente você não precisa ser um programador para configurar o SEO para o seu site, na verdade, isso pode ser feito com relativa facilidade.
Basicamente o SEO é uma ferramenta essencial para que um blog/site consiga ter um tráfego orgânico de qualidade.
Então, para utilizá-lo existem diversas regras a serem seguidas para extrair o máximo possível de sua funcionalidade.
Nesse quesito entram itens como:
- Limite de palavras inter títulos
- Descrição do conteúdo
- Quantidade de palavras de transição
- MetaTags
- Links internos e externos
- Legibilidade
- e muitas outras!
Há uma série grande de coisas a serem feitas para deixar seu texto perfeitamente de acordo com o que é pedido.
Então, separe um tempinho no seu dia para estudar SEO, pois esse é o caminho direto para conseguir um Blog de sucesso.
Quer conhecer os 7 segredos sobre SEO –>> CLIQUE AQUI!
Melhores plataformas para ter um blog de sucesso:
Existem diversas plataformas para montar o seu site/blog, hoje vou citar aqui apenas 3.
WordPress: grande parte dos sites hoje roda a plataforma WordPress. O que muita gente não sabe é que você pode ter um site no WordPress.com totalmente de graça. Porém, ele terá algumas limitações.
Blogger/Blogspot: essa é uma plataforma do Google muito simples de usar mas que não é tão robusta quanto o WordPress. Nos últimos anos acabou ficando em segundo plano e não tem tantos adeptos quanto no passado.
Wix: você também pode começar um blog de forma gratuita no Wix – o construtor de sites é robusto e cheio de opções. Porém, no meio do caminho pode encontrar algumas limitações na parte gratuita.
Definindo o seu nicho:
O primeiro passo para criar um blog de sucesso é definir qual será o seu nicho. Então, defina muito claramente sobre qual tema o seu blog vai produzir informações.
Após ter isso bem claramente estabelecido, chegou a hora de alguns outros passos técnicos:
- Escolha o nome e compre o domínio.
- Contrate a hospedagem
- Faça instalação do WordPress (ou de outra plataforma)
- Finalize o design e publique o primeiro conteúdo.
A parte operacional não é tão complicada, mas você precisa planejar melhor o que você quer para não perder tempo.
Para criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele o primeiro passo de todos é o conteúdo. Então, se o seu objetivo for ter visibilidade na internet, não adiantará escrever por escrever, é necessário ter um nicho estabelecido.
O ideal é que o assunto do seu blog seja do seu conhecimento, pois somente assim, será possível ter credibilidade e sucesso com ele.
Escolha as palavras-chave corretas
O primeiro passo na implementação do SEO será ter as palavras-chave certas. O que significa que as palavras-chave são importantes e têm tendência nas pesquisas de alto volume.
Parece fácil, mas selecionar as palavras-chave corretas para usar nas suas páginas principais pode ser complicado, as pessoas podem usar palavras-chave muito amplas ou muito competitivas, o que resulta numa alta taxa de rejeição (bounce rate) para o site.
Outro erro comum é usar várias páginas para classificar a mesma palavra-chave, lembre-se de não repetir esses erros.
Algumas das ferramentas que podem ser usadas para encontrar as palavras-chave corretas são o Google Keyword Planner, o KWFinder e o Keyword Explorer da Moz.
Dicas especiais para os iniciantes
Considerando que agora o seu blog já está pronto e configurado, e também que você já estabeleceu um nicho de atuação. Vamos à algumas dicas para ter um blog de sucesso:
Escreva pelo menos 4 grandes artigos sobre este nicho. Grande em extensão do conteúdo e em profundidade.
Algo primoroso, que quem encontrar com certeza vai querer compartilhar. Você pode procurar os melhores resultados do Google sobre o tema que quer abordar e se desafiar a fazer melhor do que tudo o que conseguir encontrar na primeira página de resultados.
Posicione links dentro dos textos. Então, produza 5 outros artigos que direcionem para cada um dos 4 grandes artigos iniciais.
O objetivo com estes é criar um tipo de conteúdo que apresenta a ideia geral, mas encoraja o leitor a visitar os artigos principais.
No final desta tarefa você terá 24 artigos com links internos!
Isso vai dar boa interação do usuário com seu blog. Além disso, com 5 artigos apontando para cada conteúdo é mais fácil ter sucesso captando a atenção de diferentes pedaços do público.
Siga com essa estrutura para cada novo tópico. Juntamente com isso não se esqueça do SEO!
Como ganhar dinheiro com o meu blog?
Então agora vamos para aquela pergunta que todos querem saber! Como vou ganhar dinheiro com um blog?
1. Exibindo anúncios
– Google Adsense: é um dos programas mais conhecidos e utilizados. O dinheiro que o Google paga por clique no anúncio varia e é determinado por vários fatores, incluindo a quantidade e qualidade do tráfego.
- Vantagem – Renda passiva, os anúncios geram dinheiro enquanto você está dormindo, por exemplo.
- Desvantagem – É necessário um bom tráfego para gerar receita.
https://www.google.com/adsense/login/pt_…
Aprenda mais sobre o Google Adsense CLICANDO AQUI!
– Hotwords: Assim como o Adsense, sua vantagem é que funciona de forma contextual, isto é, os anunciantes compram palavras e estas são grifadas e linkadas em nossos sites. Ganhamos R$ 0,08 por cada clique que geramos. São bem atenciosos no suporte.
– Commission Junction: São milhares de empresas que oferecem seus serviços e produtos através do CJ. Você busca pelo tipo de produto que deseja veicular, pede para participar daquele programa, e depois é só gerar o link e colocar em seu site ou blog. Chega o cheque em dólar pelo Correios.
– Buscapé: Programa bem controverso. Alguns recomendam, outros não. Pagam R$ 0,10 por clique premium (aquele que o usuário faz alguma ação no site como procura, navega ou vai para alguma loja).
http://afiliados.buscape.com.br/
2. Espaço para publicidade privada (banners)
Vender espaço publicitário é uma das práticas mais comuns para ganhar dinheiro com um blog.
Pode ser um pouco mais trabalhoso encontrar um anunciante que pague, mas, diferente da forma anterior, o blogueiro fica com 100% do dinheiro e acaba sendo mais lucrativo, pois o pagamento é fixo e mensal, com um período de tempo determinado pelas duas partes.
Então, você pode fazer parceria com outras empresas do mesmo ramo que seu projeto e fazer parceria com elas para postagens sobre essa empresa.
Por exemplo, vamos supor que você tenha um blog sobre assunto de beleza, você pode fazer uma parceria com uma loja de maquiagens e fazer postagens sobre os produtos dela, em troca de dinheiro ou produtos.
3. Post patrocinado
Esse caso específico é quando se escreve um artigo no blog inteiramente dedicado a avaliar um produto ou serviço e se recebe por isso.
Nestes casos, os leitores do blog precisam estar cientes e é preciso estar claro que o trabalho se trata de um artigo pago.
Então, nunca deixe de avisar o leitores disso.
4. Marketing de Afiliados
Essa é com certeza, uma das maneiras mais rentáveis de ganhar dinheiro com um blog, e que certamente vem crescendo no Brasil, embora não no ritmo de outros países.
Ser um afiliado, consiste no tipo de monetização em que você escreve artigos indicando links de produtos ou serviços de terceiros.
Então, se houver uma compra através do seu link você ganha uma comissão – sem custos para o comprador – o que varia de acordo com a empresa e produto indicado.
Como ter um blog de sucesso sem anúncios?
Mas, se depois disso, você decidir que não quer colocar nenhum tipo de anúncio no blog, mas mesmo assim quer ter um blog de sucesso.
Eu trouxe algumas dicas que vão resumir tudo pra você, e você pode chamar essa estratégia de “Os 8 P´s”
Pesquisa: Determinar para onde direcionar os posts do blog com base no entendimento do comportamento online dos consumidores definindo claramente o público alvo.
Planejamento: Elaborar o planejamento de marketing digital para definir como o blog da empresa se transformará em um negócio.
Produção: Executar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do blog e em suas funcionalidades.
Publicação: Escolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no blog, de acordo com as diretrizes de SEO.
Promoção: Produzir conteúdos relevantes e com viés viral para utilizar o grau de atividade do consumidor para gerar a sua propagação de forma natural.
Propagação: Provocar a rede a compartilhar o conteúdo do site de consumidor a consumidor e assim acumular capital social.
Personalização: Adotar uma comunicação personalizada por meio da segmentação do público-alvo com o objetivo de criar relacionamentos.
Precisão: Mensurar os resultados das ações para saber o que deu certo e o que deu errado e assim alterar estratégias quando necessário.
Enfim, tenho certeza que depois de tudo o que falamos nesse post você vai ter um blog de sucesso muito em breve!!!
Então, aproveite cada dia, se jogue no mundo do SEO e seja feliz criando o seu próprio conteúdo digital!