Guia Completo do Webinar nas Redes Sociais!

Com o avanço constante da tecnologia nos dias de hoje, a vida passa a se tornar um pouco mais simples.
Hoje, muitas pessoas aderiram ao Webinar como uma excelente forma de se conseguir leads (os famosos contatos: e-mail ou telefone).
Graças a velocidade da informação em mãos, a comunicação hoje é muito mais facilitada.
Temos o Youtube onde podemos ver tutoriais de algo, ou até mesmo aprender mais sobre um determinado assunto!
Inclusive se você ainda não conferiu o meu canal, Clique aqui e conheça! O meu conteúdo é recheado de dicas que vão ajudar e muito a entender mais sobre marketing digital e como administrar as suas redes sociais!
De qualquer forma, uma das áreas que aproveitou as vantagens da internet e das redes sociais foi a de palestras e aulas!
Hoje, é possível transmitir em tempo real o conteúdo presente nas palestras através de um Webinar.
É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje!
*Você conhece as vantagens de ser fazer lives? Clique aqui e descubra!*

O que é um Webinar?


Webinar é uma estratégia dentro do marketing digital que consiste na realização de aulas online.
Em outras palavras: um webinar é um seminário (ou aula) online sobre um tema específico, geralmente transmitido ao vivo, porém o mesmo pode ser previamente gravado.
Normalmente apenas o transmissor fala, contudo é possível interagir com espectadores através de um chat, e os mesmo podem interagir entre si.
Vale lembrar que essas transmissões podem ser abertas ou fechadas, isso se você possui um público assinante, ou seja, o conteúdo é exclusivo apenas para esse público.
Alguns dos principais objetivos dos Webinars são:

  • Gerar novos leads:
  • Qualificar seus leads atuais;
  • Converter leads em clientes;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;

Webinar X Lives

Quero deixar uma coisa claro, Webinars e Lives são coisas diferentes ok?
Uma Live é um evento ao vivo transmitido de algum dispositivo que tenha conectividade com a internet, visando interação entre o público e seu interlocutor.
Você pode fazer uma live para mostrar a festa onde você está, ou até mesmo mostrar alguma paisagem, por exemplo.
Já os Webinars são seminários (ou aulas) online sobre um tema específico que podem ou não serem transmitidos ao vivo via livestream ou serem previamente gravados.
Webinars tem o objetivo principal de agregar valores e conhecimentos para o público, logo eles são mais sérios e profissionais, então não confundam!

Vantagens dos Webinars


Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, os Webinars te oferecem uma série de benefícios, vamos falar um pouco deles:

Chamar mais atenção.

A luta pela atenção do público é uma realidade, porém, quem faz um webinar tem uma vantagem.
Atualmente boa parte das pessoas preferem participar de um evento ao vivo que do ler um artigo.
Logo, os Webinars pode chamar a atenção de um público bem diferenciado e fiel.

O Engajamento Cresce!

Dar “a cara a tapa” com certeza ajuda a aumentar a sua conexão com o seu público, isso ocorre tanto em stories, quanto webinars e vídeos.
A maior vantagem do webinar é semelhante a das lives: a interação em tempo real com o seu público.

Aumentar a sua autoridade

Além dessas vantagens, o webinar pode te transformar numa autoridade sobre determinado assunto quase que instantaneamente.
Por isso, é fundamental que você entregue um conteúdo de qualidade.
É fácil de perceber quando uma pessoa domina totalmente um assunto, logo, isso pode se tornar um faca de dois gumes.
Então, não tente falar sobre algum assunto que não domine de verdade.
Dica de ouro: Se jogue no carisma! Na hora de fazer o seu Webinar seja simpático, sorria e fale com clareza, assim você conquista o seu público de maneira permanente!

Tráfego

Fazer um Webinar é um excelente convite para trazer mais visitantes para o seu site e aumentar a lista de contatos.
Caso os usuários gostem do seu conteúdo eles serão muito mais propensos a te seguir e querer ter mais contato com você.

Suas Vendas podem aumentar

Se você vende produtos ou serviços, os Webinars são excelentes para demonstrar o seu profissionalismo e qualidade do seu trabalho.
Você terá um grande público interessado no seu conteúdo, e ao mesmo tempo que deseja consumir seus produtos/serviços.

Onde eu posso realizar um Webinar!


Existem algumas plataformas voltadas para a realização de Webinars, é caso das plataformas:

Contudo, é perfeitamente possível que você realize os seus webinars utilizando as redes sociais!
Na verdade esse é o jeito bem mais simples de aplicar essa estratégia e você ainda pode aproveitar a audiência que já está lá dentro!
Vamos falar de cada uma delas:

Facebook

O Facebook sem dúvidas é uma ótima opção, pois ele te permite definir o público do webinar através de listas, além de ser possível de se interagir com eles através dos comentários.
Porém, essa é uma funcionalidade limitada se comparada com as plataforma profissionais.
O Facebook também te permite programar a realização de uma transmissão ao vivo e existem métricas que medem o desempenho da transmissão.

Youtube

No Youtube é possível agendar o webinar, uma boa vantagem dessa plataforma sãos os KPIs também conhecidos como Indicadores Chave de Performance.
Com eles é possível avaliar os resultados obtidos com a transmissão.
Os pontos negativos do Youtube é o seu chat que pode ficar desorganizado com facilidade similarmente ao do Facebook. Infelizmente a plataforma não possui uma landing page própria.
Quer aumentar as suas visualizações no Youtube? Clique aqui e confira essas dicas!

Instagram

O Instagram é a rede social que vêm crescendo em todos os aspectos, inclusive na transmissão de vídeos ao vivo.
Após o fim da transmissão, a rede social te permite salvar a gravação e compartilhá-la no Stories!
Outra possibilidade é compartilhar esse seu Webinar via IGTV! Ferramenta que está em constante crescimento dentro do Instagram!

Google Hangouts on Air

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas, e inegavelmente muito boa. Embora o Hangouts não tenha sido criado para esse propósito.
Essa ferramenta permite fazer transmissões gratuitas sem limite de participantes.
Essa ferramenta é integrada com o Youtube, portanto seu webinar será transmitido ao vivo justamente através da sua conta do Youtube.
Para isso, você terá que integrar sua conta do Gmail com o Youtube.

Skype

O aplicativo da Microsoft também uma ótima pedida já que o mesmo permite chamadas de vídeos com diversas pessoas ao mesmo tempo.
Sua versão gratuita tem suporte para uma reunião de até 10 pessoas, além da possibilidade de minimizar a tela do programa para realizar outras tarefas enquanto escuta o interlocutor.
Além da sua versão gratuita, ele possui a versão “for bussiness”. Essa versão te permite o compartilhamento de telas e conversas protegidas por criptografia.
Outra vantagem é o recurso Surface hub que deixa os usuários fazerem anotações numa simulação de quadro.

Linkedin

Caso você queira realizar Webinars voltados para um público mais profissional e exigente, o linkedin com certeza pode te ajudar.
Além de fornecer landing pages, nele é possível realizar transmissões ao vivo e hospedar a gravação da sua palestra!
Outra função bem útil são as notificações. Quando alguém dos seus contatos começa uma transmissão ao vivo, você é avisado.

Twitter

Apesar de não ser a opção mais popular, o Twitter também pode hospedar os seus Webinars!
Assim como o Instagram, o chat do Twitter é um pouco desorganizado, principalmente se você tem um público muito grande assistindo.
Ele também oferece as estatística da transmissão como:

  • Número de espectadores ao vivo;
  • Número de espectadores que assistiram a gravação;
  • Tempo total assistido;
  • Tempo assistido dos espectadores;
  • Duração da transmissão;

Você também é capaz de editar a gravação, escolhendo o seu título e o ponto de início da transmissão.

Como Fazer um Webinar?


Achou interessante? Ótimo, agora vou te dar umas dicas PRÁTICAS para que você possa realizar um Webinar de qualidade.
Então vamos começar:

Qual o objetivo do seu Webinar?

Como foi dito anteriormente, webinars são realizados com um determinado objetivo.
Escolher esse objetivo é o 1º passo já que a partir daí as próximas escolhas serão feitas a em base disso.
Vamos dar um exemplo, eu desejo gerar novos leads com esse webinar.

Escolha um Tema!

Feito a escolha do objetivo, vamos escolher um tema para o webinar. Lembre-se de criar um título atrativo, para que as pessoas se interessem no assunto, ok?
Caso você não saiba sobre o que falar, analise qual dos conteúdos já publicados fez mais sucesso.
Ainda no nosso exemplo: Vou realizar um tutorial de como aumentar o engajamento e o números de seguidores do Instagram, já que esse é um tema que muita gente me pergunta.
O Título será: “Cresça no Instagram de maneira orgânica e sem aplicativos de terceiros!”

Planejamento Técnico

Planejamento é chave de tudo que você irá realizar na vida. Isso é algo que deve ser levado a sério, principalmente se você deseja realizar Webinars ao vivo.

Roteiro

Mesmo que você domine um determinado assunto, um roteiro é fundamental em um webinar de qualidade. Com ele você será capaz de organizar os principais tópicos sem você se perder.
Como resultado, a compreensão do seu público será maior, já que o conteúdo está bem organizado.

Data

Após definir o objetivo é o tema, vamos escolher uma data. Quanto antes você decidir essa data, mais rápido você irá se programar e poderá já iniciar a divulgação.

Plataforma

Agora está na hora de escolher a minha plataforma de transmissão, que pode ser uma das redes sociais citadas, ou até mesmo uma ferramenta voltada para webinars.
Essa escolha deve variar do objetivo do seu webinar ou sua preferência.
Como estamos simulando um webinar sobre Instagram, nada melhor que utilizá-lo para isso!

Landing Page

Uma landing page é a página em que as pessoas farão a inscrição para participar do webinar.
Como o meu objetivo é gerar novas leads, é fundamental que eu possua uma!
Lá elas terão que cadastrar o seu email para que sejam avisadas de tudo que estiver relacionado ao evento.
Dica: Essa página deve conter o tema principal, data e outras informações relevantes.

Divulgação

Com tudo isso feito, hora de divulgar o seu Webinar, e como sabemos, existem diversas maneiras de se fazer isso na internet, vamos listar algumas delas:

  • Newsletter;
  • Redes sociais;
  • Faça anúncios online;
  • Calls to Action no seu site;
  • Avisando seus parceiros;

Realize Testes

Lembre-se de uma coisa: Coisas ruins e imprevistos podem acontecer, cabe a você se precaver.
Diversos problemas podem surgir no meio da transmissão como por exemplo:

  • Falhas técnicas;
  • Travas na landing page;
  • Queda da transmissão;
  • Falta de suporte;
  • Pouca robustez da plataforma escolhida.

Por isso, antes de realizar o Webinar, teste todos esses aspectos.

Luz, Câmera, Ação!

Webinars, assim como lives são bem mais complicados de se produzir.
É necessário uma análise profunda das diversas variáveis, principalmente uma análise do seu público-alvo.
Mesmo assim, essa é uma estratégia que se mostra muito consistente quando é feita da maneira correta.
Por fim, Espero que esse post te ajude a entender um pouco melhor sobre a importância dos webinars e como eles podem aumentar o seu engajamento e vendas.
Deixa aí nos comentários se vocês assistem webinars, se tem algum que recomenda, ou se você já realizou um!

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