Existe uma frase que tem se tornado uma verdade absoluta: “se a sua empresa não está nas redes sociais, então ela não existe”. O Facebook, é claro, está nessa lista das redes sociais mais importante da atualidade.
Então hoje, vou te dar um passo a passo completo sobre como criar uma página no Facebook para a sua empresa.
Vamos lá?
Primeiro de tudo: para criar uma página no Facebook você tem que ter perfil pessoal dentro da plataforma.
Apenas perfis pessoais podem ser administradores de páginas. Um único perfil pode ter diversas página dentro dele, mas uma página não pode ficar sem um perfil como administrador, se isso acontecer, ninguém mais terá acesso a essa página para fazer postagens.
Então, entre no seu perfil (já estou mostrando tudo com o layout novo do Facebook, ok?) e na coluna a esquerda clique em Páginas:
Após isso, clique quem “+ Criar nova Página”:
Nessa próxima tela você deverá decidir o nome da sua página, é aqui que entra no nome da sua empresa.
O Facebook não permite páginas com nomes repetidos. Então, espere o sinal verde aparecer ao lado para saber se o nome que escolheu está disponível para uso.
Você poderá alterar o nome da sua página, mas só depois de alguns dias, então não escolha algo que você poderá se arrepender.
Se aprovado, o nome escolhido aparecerá ao lado para você ver como ficou.
Chegou a hora de escolher a categoria da sua página, você precisa escolher uma que já seja cadastrada pelo Facebook, não adianta querer inventar algo novo.
Mas fique tranquilo, la dentro existem centenas de categorias diferente para você escolher.
Coloque a primeira letra do que você acha que pode ser uma boa categoria para o seu negócio.
Como no exemplo a seguir, eu coloquei a letra “S” e apareceram diversos itens como:
- Site de notícias e mídia
- Site de comércio eletrônico
- Serviços diversos
- Serviço local
e assim vai…. precisa dar uma garimpada mesmo.
Chegou a hora de escrever uma breve descrição sobre a sua empresa.
Seja breve e direto ao ponto nesse momento, as pessoas não costumam perder muito tempo lendo essa parte.
E não se preocupe, você pode alterar esse texto a qualquer momento.
Ao lado você verá como ficou.
Como um exemplo para que veja como ficou, vou mostrar os demais itens dentro da minha página.
Como podem ver, coloquei no nome da minha Agência, e a categoria que nos enquadramos é Serviços de marketing na internet.
As fotos da sua página do Facebook também são de extrema importância. Na foto redonda, o indicado é colocar o logo da sua marca, assim quando a pessoa olhar saberá instantaneamente do que se trata.
Na parte da capa você pode escolher entre colocar uma foto ou um vídeo. Coloque algo chamativo, mas que seja simples e de fácil entendimento. Algo que represente o que a sua empresa faz.
Para continuarmos a criar uma página no Facebook para a sua empresa, chegou a hora de conhecer o menu lateral que aparece nela:
1 – Na central de anúncios você encontrará onde fazer os anúncios patrocinados para sua empresa.
2 – Na caixa de entrada você encontrará as mensagens inbox tanto para o Facebook como para o Instagram (após vincular ele na sua página) e também os comentários dos usuários nessas duas redes.
3 – Notificações: aqui é uma parte importante para ficar sempre de olho, praticamente toda a comunicação da sua página chega por aqui. Então sempre olhe o que está acontecendo nas suas notificações.
4 – Informações: Nessa parte você verá a grandiosidade do Facebook. Sendo assim, aqui você encontrará os gráficos e análises profundas sobre tudo o que está acontecendo na sua página. Aumento ou queda de seguidores, interações, taxa de engajamento, posts mais populares, melhores horários para postar e muito mais!
5 – Qualidade da Página: Nesse item você poderá ficar de olho se está tudo OK com sua página e se recebeu alguma punição do Facebook. Mas, fique tranquilo se tiver algo você com certeza poderá recorrer.
6 – Configurações da página: Aqui você encontrará o seguinte menu em sua barra lateral:
Para parte onde está escrito GERAL, você encontrará detalhes muito importantes sobre a sua página, como visibilidade, segurança, moderação, mensagens, idiomas e muito mais!
Não vamos falar sobre cada uma delas aqui se não o post ficaria muito extenso. Mas, o Facebook deixou uma explicação em cinza mais claro para cada item, então ficou bem fácil de compreender.
No item Funções Administrativas você poderá colocar outras pessoas como administradores ou editores da sua página. Isso significa que outras pessoas também terão acesso a realizar postagens e mudanças nas configurações da sua página. Então, sempre tome muito cuidado com quem você coloca como administrador da sua página!
Na parte do menu onde está escrito Instagram e WhatsApp é onde você vinculará as suas contas para que fique tudo unificado e você possa postar no Facebook e no instagram ao mesmo tempo, por exemplo. Sendo assim, para realizar anúncios, estar com essa parte vinculada corretamente é essencial.
A Caixa de Entrada de Suporte é apenas para a sua comunicação interna entre a sua página e o suporte técnico do Facebook, por exemplo, caso tenha uma conta bloqueada.
Ao final de todas essas configurações iniciais, você conseguiu criar uma página no Facebook para a sua empresa!
O que achou do processo? Foi rapidinho ne?!
Agora é a hora de criar conteúdo! Deixe a imaginação e a criatividade fluerem!
Conheça nossos E-books: