São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

VISUAL THINKING

VISUAL THINKING

Quem aí já assistiu o seriado Dr. House já deve ter notado uma maneira muito peculiar que o famoso médico utiliza para organizar suas idéias durante o desvendar de um diagnóstico. Ele anota tudo em uma lousa branca para tentar organizar as idéias e ter uma melhor compreensão do caso e também, dar uma visualização do problema para toda a equipe, assim todos podem ajudar na busca pela solução.

Isso, nada mais é do que uma modalidade de Visual Thinking!

1-d1Ku-SREQfAP2r4SZc42YA

O Visual Thinking ( ou pensamento visual)  é uma metodologia que tem como base a clareza, a simplicidade e uso de uma simples folha de papel para ilustrar suas ideias. Pode também ser definido como pensar através do processamento visual usando a parte do cérebro que é emocional e criativa para organizar as informações de uma forma intuitiva e simultânea em um papel.

Esse processo pode ser através de diagramas, bilhetes na parede, figuras, notas, rascunhos e mapas visuais. Parece estranho pensar o negócio e suas ações desenhando! Mas, o processo leva à compreensão, ao diálogo e a comunicação das ideias de forma simples, efetiva e divertida.

Visual Thinking Sketchnote.png

Todos os dias, somos bombardeados com uma imensa quantidade de informações, e-mails, telefonemas, Skype, reuniões, cursos, palestras, etc. Neste cenário, é praticamente impossível tomar decisões, pois nós mal conseguimos absorver e compreender tudo que chega até nós. O resultado disso são as inúmeras reuniões improdutivas, perda de tempo, prejuízos com projetos mal-executados e, é claro, a sensação constante de frustração.

Em tempos de excesso, pensar visualmente se tornou algo necessário, sintetizar o conhecimento e projetos de forma visual pode ser um diferencial para o seu negócio, uma maneira nova de organizar tarefas e idéias.

Então, que tal colocar as mãos à obra? Parece difícil, mas é simples! Basta ter disposição, papel, lousa, caderno, caneta, giz, lápis, etc.

Desenhe! Imagens simples expressam suas ideias imediatamente. Pode ser os desenhos de traços e palitos, ninguém precisa ser o artista do ano!

Desenhe os serviços, as estratégias, tarefas a fazer….solte as ideias!

pensamento_visual

Mas se você não gosta de desenho, ou acha que não teria a menor habilidade pra isso, então escreva em Post-its em poucas palavras o que é importante e coloque em um painel!! Separe por cores, dias, locais, essas notas adesivas podem ser removidas, acrescentadas ou deslocadas facilmente! É uma baita ferramenta prática de entendimento, discussão e análise!

1fc56e27f6a7147f20a811c8c0c45d63

Envolva também a equipe, atividades em conjunto possibilitam uma compreensão compartilhada e uma comunicação eficaz para que todos sigam a mesma direção.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, atualmente, existem diversos cursos no mercado sobre Visual Thinking, esses cursos abordam técnicas e ferramentas que ajudam a organizar, desenvolver, estruturar e comunicar suas ideias de forma visual e dinâmica.

Por hoje é só pessoal!

Até breve!

Thais Nobile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *