Unboxing é uma boa estratégia de marketing?

Hoje a coisa mais comum quando você está em dúvida na hora de comprar algum produto na internet é pesquisar suas especificações e pesquisar opiniões de pessoas que já adquiriram aquele produto. Melhor que isso é ver um vídeo de Unboxing, por exemplo, daquele celular que você está namorando faz tempo.

No post de hoje, vamos falar sobre o Unboxing e sua estratégia dentro do marketing digital. Será que é vantajoso? Fique aí e descubra!

Un o que?

Unboxing nada mais é que o ato de tirar algo da caixa, ou desempacotar alguma coisa. Pois é, é isso mesmo! Também é um formato de vídeo onde o seu objetivo é desempacotar algum tipo de produto e fazer comentários sobre o mesmo para que as pessoas vejam em detalhes como é.

Usuários e fãs de alguma determinada marca, geralmente assistem esse tipo de conteúdo. Em muitos casos, potenciais clientes estão pesquisando mais sobre algum determinado produto assistem um unboxing para vê-lo nos olhos de outro usuário.

unboxing

Porque faz tanto sucesso?

Hoje, fazer compras na internet é como esperar um presente de aniversário. Ele demora um pouco pra chegar, você fica bastante ansioso e quando o pacote chega parece natal! É ou não é? Eu sinto isso sempre que está para chegar algum livro novo!

Ver unboxings de algo que você deseja muito aumenta o desejo das pessoas e as fazem confiarem mais nas marcas, a ponto de realizar aquela compra.

Existe Unboxing para diversos nichos, a lista vai de smartphones a comida e brinquedos para pets!

Além de computadores, colecionáveis, maquiagem, cartas, brinquedos, canecas, etc.

Você é capaz de achar unboxing de quase tudo no Youtube, por isso se você tem um e-commerce essa é uma ótima forma de divulgar produtos.

Quer saber outras maneiras de aumentar a visibilidade da sua empresa? Confira como aumentar o alcance orgânico da sua marca!

Posso usar isso para aumentar minhas vendas?

 

Muitas empresas produzem esse tipo de conteúdo e através dos cartões do Youtube, eles divulgam links patrocinados para encaminhar os usuários para a página do produto.

Outra estratégia adotada é divulgar o seu produto através de influenciadores. Alguns canais no Youtube são inteiramente focados em unboxings e reviews de produtos. Cabe a você fazer uma pesquisa de mercado e escolher quais Youtubers tem o perfil mais semelhante ao da sua marca.

Além disso os influenciadores dão informações técnicas daquele produto e fazem comparações entre produtos semelhantes.

unboxing

Unboxing Fail

Sim esse tipo de unboxing é o mais temido, para qualquer empresa que envia os seus produtos para clientes e influenciadores. Unboxing Fail é aquele unboxing de clientes que não estão nem um pouco satisfeitos com a qualidade do seu produto. Isso porque provavelmente ele chegou danificado de alguma forma ou até mesmo faltando itens.

Se você não estiver patrocinando os influenciadores e por alguma distração você mandar o seu produto danificado ou até mesmo ele ser danificado no caminho (Alô! correios…) Isso pode prejudicar muito a sua marca.

Os influenciadores não vão dosar críticas e os clientes também não. Afinal quem vai comprar de uma loja que manda um produto danificado pro unboxing? Então atenção redobrada quando for mandar alguma amostra para Influenciadores

Marketing boca a boca é muito forte, ainda mais na internet onde se pode encontrar reviews e opiniões de clientes satisfeitos e insatisfeitos

Experiência com o Unboxing

Hoje no Youtube videos de unboxings possuem milhões de visualizações, então é muito importante que você empreendedor forneça uma boa experiência com o seu cliente.

Um bom vídeo de unboxing, bem explicado, com uma boa de imagem e ângulos diferentes para mostrar o produto é fundamental.

unboxing

Demonstra como o seu produto funciona, e o que é possível fazer com ele. Isso só vai somar na hora do cliente decidir se vai comprar com você ou não.

O cuidado com o empacotamento e a caixa dos seus produtos também é essencial. Clientes que recebem produtos com a caixa feia ou amassada tendem a não comprar mais daquela loja. Por isso, crie uma identidade visual atraente e embale seus produtos com material de qualidade

Abra a sua caixa para o mundo

Então, existem diversas empresas e até mesmos sites de entretenimento que aderiram a esse tipo de negócio. Por exemplo, o site Omelete possui a sua própria “Mystery box” e eles enviam colecionáveis e camisetas relacionadas a cultura pop através de um plano mensal.

Outro grande exemplo a ser citado é o da Asus com o seu mais novo smartphone o Zenfone 5. A empresa mandou o seu novo produto para diversos influenciadores especializados. E a audiência que isso trouxe não é pouca não, meus amigos!

Contudo, canais de tecnologia podem ser decisivos na hora de decidir qual modelo você irá comprar. Eu mesmo já vi diversas reviews antes de decidir qual aparelho celular eu iria adquirir.  Então, se você digitar “Zenfone 5 unboxing” vai aparecer pelo menos uns 20 canais fazendo um video e falando sobre o produto. Isso só aumenta a confiança entre a persona da Asus e a marca.

Enfim, o Unboxing pode ser explorado tanto no youtube quanto em outras mídias, no instagram já existe essa modalidade. Mas se você pretende fazer unboxing dos seus produtos no instagram utilize ângulos bem visíveis que mostram detalhes do produto. Fale às suas especificações e use hashtags que tenham haver com ele.

Quer saber mais sobre as vantagens da Hashtag? Clique aqui

Portanto, se você aí quer alavancar as suas vendas e melhorar a credibilidade da sua loja virtual, de uma chance para o unboxing! É possível conseguir resultados surpreendentes com ele.

 

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