Qual é a vantagem de se usar #Hashtag?

Apesar de ser comum entre os usuários de internet, a Hashtag ainda não é muito utilizada por uma boa parte dos usuários de redes sociais. Algumas pessoas não gostam ou até acham feio o uso excessivo de muitas tags.
Por isso, no post de hoje vou te contar a origem da hashtag, suas vantagens e dar dicas como de usar de maneira correta!

#OqueÉ?

Hashtags são palavras chaves relevantes que são associadas a algum tipo de assunto, tópico ou discussão. Basicamente as Hashtags são uma maneira de reunir e agrupar conteúdos que tem um determinado assunto em comum.

Isso permite que o conteúdo de um determinado post fique disponível a todas as pessoas com interesses semelhantes ao seu. Por exemplo: Se você estiver vendo um episódio de alguma série, você é perfeitamente capaz de ver o que outras pessoas acharam do episódio da semana digitando “#NomeDaSerie” na barra de pesquisa do Twitter.

Além de ser possível interagir com essas pessoas.
Hashtag

#Origem

Antes de ser popularizada no Twitter, o pioneiro programa de mensagens instantâneas: mIRC utilizava o nosso querido “jogo da velha” para marcar o nome das salas de bate papo com determinados temas.

No começo do Twitter, os usuários tinham uma dificuldade muito grande relacionada a organização.

Era muito difícil de navegar pelas diversas postagens que as pessoas faziam.
Foi aí que Chris Messina que na época (2007) era um estudante de design de comunicação, pensou em uma maneira de agrupar os diversos conteúdos sendo discutidos no Twitter através de links com temas de interesse dos usuários.

Para isso era necessário apontar o assunto da postagem através de um marcador.
A primeira postagem utilizando as Hashtags é de autoria do próprio Chris Messina:

Mas nem tudo eram flores, meus amigos, o Twitter não estava nem um pouco animado com a ideia. Isso mudou em outubro do mesmo ano quando ocorreram uma série de incêndios em florestas de San Diego na Califórnia. Os moradores da região utilizaram do Twitter para informar o que estava acontecendo, porém como não tinha um método de organizar as postagens era difícil buscar informações do ocorrido.

Assim, Messina ligou para o seu amigo Nate Rittler que era um dos cidadãos que estavam publicando informações através da rede de microblogs e pediu que ele marcasse os tweets com a #sandiegofire. Esse que foi o primeiro de muitos eventos a serem cobertos através dessa ferramenta.

Hoje, Chris Messina é considerado o inventor da Hashtag. Sua criação ajudou em diversos acontecimentos mundo afora. Em 2009 o Twitter a adotou oficialmente e até hoje qualquer palavra escrita que se antecede por # automaticamente se torna um hyperlink que te leva as publicações que foram marcadas com o mesmo termo.

#Vantagens

Existem diversas vantagens de se utilizar das Hashtags nas redes sociais, mas vamos por partes e explicar algumas delas:

Usabilidade

Como foi dito, usando as Hashtags não é preciso mais procurar de post em post para achar algum conteúdo relevante para você, basta apenas digitar a hashtag do mesmo e pronto.

Alcance

Como o conteúdo fica disponível a todas as pessoas que utilizam as redes sociais, o alcance que você pode ter é imenso já que os usuários não precisam necessariamente te seguir para visualizar as suas publicações.
Atualmente o Instagram permite seguir hashtags. Isso pode ser muito vantajoso para ficar sempre de olho nos assuntos que você tem mais interesse.

Interatividade e engajamento

Com elas, é possível acompanhar em tempo real conversas e discussões que estão sendo debatidos sobre determinado assunto. Direcionando-as para o seu público-alvo é possível conquistar novos seguidores tanto para a página da sua marca ou até mesmo seu perfil pessoal.

Mensuração

As hashtags podem te auxiliar também na mensuração de resultados de uma determinada ação de marketing, o alcance dela pode ser um bom parâmetro para saber se o conteúdo está agradando!

Informação

O Twitter nos mostra através do Trends Topics qual é a Hashtag mais marcada pelos usuários naquele momento. Sua empresa pode se beneficiar localizando assuntos e temas em destaque naquele momento, inspirando campanhas publicitárias.

#Dicas

Todo mundo tem aquele amigo(a) que posta uma foto de cerveja usando as hashtags: #Instalike #Focoforçafe #Top #Sóostop #Instadaily #Instabeer #Gratidãosempre #Nopainnogain #Academia #Sextaediadamaldade #Brasil #Saopaulo #Loka #Role #Sóosmaismais #Fundão #Marketeiros #Nãoteveaula #Aminhamaedeixa #Boanoite #Engov #Amomuitotudoisso #melhorbaréobardoivan e etc.

Muitas pessoas pegam aversão e vergonha alheia a esse tipo de post. Acontece muito nos dias de hoje, principalmente para as pessoas que estão começando a usar as redes sociais e não entendem muito bem como usar o recurso. Elas simplesmente saem marcando tudo.
Então vou deixar umas dicas para quando você for realizar as suas publicações ok?

Hashtag

Não crie frases

Uma tag é uma simples palavra-chave que quando alguém bate o olho, é capaz de identificar do que se trata aquela postagem. Pensando nisso não crie tags com frases inteiras. O texto fica longo, confuso e difícil de se ler. Esse tipo de hashtag não vai ajudar ninguém pois as chances de alguém digitar aquilo tudo são mínimas. Uma hashtags com 2 a 3 palavras é o recomendado.

Use letras maiúsculas em cada palavra

Pode parecer besteira mas isso ajuda muito na legibilidade da hashtag, como tudo é junto às vezes 3 palavras são difíceis de se ler. Colocar letras maiúsculas em cada uma delas separa um pouco as palavras e melhora a visibilidade da tag.
Percebem a diferença?

#felizdiadoorgulhonerd / #FelizDiaDoOrgulhoNerd

Evite assuntos polêmicos

Não estou falando apenas de nudez mas também de temas que podem causar incômodo a determinados grupos sociais. Então recomendo deixar assuntos como política e religião longe da imagem da sua empresa!

Utilize tags que casem com o assunto da publicação

Não adianta você postar uma foto de vestido de noiva e colocar #almoço. Não tem nada ver uma coisa com a outra. Seja coerente na escolha das palavras, nesse exemplo do vestido de noiva, talvez o ideal seja utilizar: #Noiva #Bride #Casamento #Vestido #EuAceito e etc.

Não exagere na quantidade

Quantidade exagerada de hashtags no Twitter pode fazê-lo entender que sua publicação é um spam, por isso não exagere e marque sabiamente seu tweet. Agora quando o assunto é Instagram, você pode utilizar muitas Hashtags. O seu limite é 30 porém não exagere também é melhor marcar a sua foto com tags bem pensadas e coerentes do que com qualquer coisa.

Atenção na ortografia

Uma letra errada e a hashtag já não está catalogando seu conteúdo da maneira correta. Então recomendo sempre revisar o português (ou inglês) para não marcar a publicação errada ok?

#Oficiais

As Hashtags são muito usadas quando algum evento específico ocorrendo. Para acompanhar os acontecimentos desses eventos foram criadas as Hashtags oficiais.
Um bom exemplo disso é a própria Copa do mundo.

Quando digitado #WorldCup o Twitter automaticamente colocava uma imagem de uma bola de futebol ao lado da tag (“Colocava” pois hoje isso não aparece mais). Era possível também usar uma Hashtag abreviada com a bandeira dos países que estavam competindo.

Perto do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita, também era possível colocar um pequeno emoji quando era digitado a tag dos heróis.
Como não é mais possível ver esses emojis vou usar um exemplo mais fácil como a tag do Masterchef Brasil, onde é possível ver a logomarca do reality show:

Mais uma Dica: Sempre opte por usar a Hashtag oficial de determinado assunto, isso faz com que conteúdo daquele evento fique concentrado em uma só tag não em três ou quatro.

#UtilizeAplicativos

Existem diversos aplicativos para android e IOS que mostram quais as hashtags ideais para se usar tanto no seu perfil pessoal, quanto no perfil da sua empresa. Um que eu recomendo e é bem completo é o Best HashTags for Instagram.

Apesar do nome ser em inglês, ele te mostra as principais hashtags em português e em inglês. Elas são divididas por categorias e dentro delas existem assuntos específicos.
Por exemplo, você quer fazer a divulgação de uma pizzaria, basta você navegar pela categoria food.

E copiar as tags da palavra “Pizza”

Em seguida é só colar na sua publicação e postar.

Nesse aplicativo também é possível editar e adicionar suas próprias hashtags e também configurar a linguagem das hashtags é realmente muito útil e prático.

#SóUsa

11 anos se passaram e a Hashtag se tornou uma linguagem social. Ela aparece muito em outras em comerciais, campanhas publicitárias, programas de rádio e tv, protestos e etc.

Recentemente o Facebook e o Youtube aderiu ao uso das mesmas, o Linkedin parece que está quase lá, porém o recurso não fez tanto sucesso no Facebook como fez no Twitter e no Instagram.

Hoje as hashtags são praticamente indispensáveis em qualquer publicação do Instagram seja ela na timeline ou no stories. Ainda mais se for para divulgar seus produtos ou serviços. Um boa hashtag pode causar  o engajamento e a fidelização daquelas pessoas que seguem a mesma. Por isso use as hashtags com sabedoria e aumente a visibilidade tanto do seu perfil pessoal quanto da sua marca.
Mas eu quero saber de você, você utiliza hashtags? Quantas em média? Segue alguma?

 

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