Promoções nas redes sociais

A palavra Promoção mexe profundamente com os nossos sentimentos.

Quem não gosta de ganhar alguma coisa ou ter um belo desconto, não é mesmo? Basta apenas alguns cliques para estar concorrendo!

Este é o maravilhoso mundo das promoções em redes sociais, você pode acabar não ganhando nada, mas perder você também não vai, então de um jeito ou de outro, acabamos entrando em muitas por aí.

Hoje falaremos sobre este assunto, observando os dois lados da moeda, afinal, realizar uma promoção não é tão simples quanto parece. Existe uma série de regras que devem ser seguidas.

Também abordaremos a importância de fazer valer o alcance que você vai conseguir com esse tipo de evento.

Você confere tudo isso e muito mais em nosso post!

Promoção X Concurso

Todos nós sabemos qual é a função de uma promoção, no caso das empresas, é conseguir chamar atenção das pessoas para o seu negócio e converter isso em vendas de seus produtos ou serviços.

Só que não é tão simples assim, primeiro, precisamos ficar atentos para não confundir “promoção” com “concurso”, porque há uma diferença entre as duas coisas, não só pelas características de cada uma, mas também os requisitos necessários para realizar, legalmente, uma delas.

Caracterizamos uma promoção quando o prêmio é oferecido de forma gratuita através de: sorteio, mérito ou vale-brinde.

Este é o formato que mais vemos por aí, principalmente no quesito sorteio até mesmo alguns influenciadores digitais organizam este tipo de promoção.

É um meio muito simples de se inscrever, já que basta seguir a página ou compartilhar algo (depende dos requisitos que você estabelecer) para estar participando.

Agora no caso do organizador, a história é outra.

Para realizar a promoção você precisa: 1º Registrar nos órgãos competentes para oficializar, o que envolve uma série de burocracias, prazo e custo adicionais; 2º Precisa ter um mecanismo para cadastrar quem são os participantes.

Concurso

Caracterizamos um concurso quando o prêmio é oferecido de forma gratuita través de: ação cultural, meramente recreativa ou artística.

No caso do concurso, antigamente não precisava realizar nenhum tipo de registro, porém, com a lei portaria nº 422, de 18 de julho de 2013 este cenário mudou.

Qualquer tipo de distribuição gratuita de prêmios, precisa ser apresentado à Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda ou à Caixa Econômica Federal.

Fora isso, as pessoas que querem participar terão mais trabalho, pois algo precisa ser feito da parte deles para concorrer. Isso varia desde criar um desenho, bolar alguma frase criativa, etc.

Tudo depende do que vai se tratar o seu concurso.

promoções

Como funciona o processo

Primeiramente, antes de começar a planejar como irá funcionar tudo, você precisa saber as regras que cada rede social possui e, é bom ficar de olho, pois as regras são únicas para cada uma.

Nós vamos facilitar sua vida deixando o link para que você possa ver no próprio site oficial: Facebook; Instagram; Twitter; Youtube;

Depois dessa etapa, você precisa planejar o escopo desta sua iniciativa, será uma promoção ou concurso?

Precisa de alguma forma, ter alguma relação com sua marca, já que no final de tudo, você está querendo atrair seu público alvo, não é?

Portanto, não adianta fazer um sorteio de uma cesta de chocolate, sendo que você vende camisetas.

Faça algo que tenha relação com seu negócio.

Agora queremos oficializar tudo isso. Primeiro você precisa pagar a “Taxa de fiscalização”, o valor varia dependendo do valor do prêmio oferecido.

No final, você precisa enviar pelo sistema o comprovante de pagamento desta taxa, junto com a documentação exigida, para solicitar a autorização. (Fonte: Fazenda.gov.br)

Bom lembrar que, caso a empresa não registre esta promoção e alguém denuncie, a empresa poderá ser multada tendo que pagar 100% do valor referente ao prêmio.

Ocasionando também a proibição de realizar qualquer tipo de promoção ou concurso por até 2 anos.

Mas com tudo resolvido, chegamos a parte de divulgação. Seja simples e objetivo, deixe tudo o mais claro possível. Assim, no final, basta enviar o prêmio.

Viu como não é nada simples? Certamente vai demandar muito tempo para organizar, contudo, o resultado disso tem grandes chances de ser muito bom!

Não basta apenas chamar atenção

Qual é a causa, motivo, razão ou circunstância para criarmos as promoções? Conseguir um alcance maior, correto? Assim mais pessoas poderão conhecer seu negócio e as chances de aumentar seu número de clientes é grande. Isso é meia verdade.

Existem muitos “caça-sorteio” pela internet. São nada mais, nada menos que pessoas que ficam procurando sorteios, promoções e concursos para participar e depois que termina eles deixam de seguir e interagir com a marca.

promoções

Com certeza este método atrai muita gente ( principalmente nas redes sociais), justamente pelo motivo que abri o texto, todo mundo gosta de ganhar algo. Entretanto, isso não quer dizer que a pessoa, a partir dali, vai passar a gostar da sua empresa.
Muitas vezes, uma promoção pode gerar um falso ( e temporário) aumento no engajamento.

Por isso é muito importante você trabalhar a forma com que você fideliza seus clientes! Produzir conteúdos relevantes para melhorar o engajamento.

Então lembre-se de que os clientes não comprar produtos e serviços, eles compram uma experiência. Foque no seu público alvo e trabalhe.

A realidade

Mesmo com todas essas regras e burocracias que citamos aqui, sabemos que a realidade do que acontece nos sorteios, promoções e concursos nas redes sociais é bem diferente do que a lei exige. 

Se você resolver fazer algum desses eventos sem o devido registro nos órgãos oficiais conforme manda a lei, saiba que as redes sociais podem te bloquear ou até mesmo fechar a sua conta.

Então pense bem, o seu prejuízo pode acabar sendo bem grande, né?

O que pode lhe ajudar

Para conseguir aproveitar o melhor que as promoções e concursos tem a lhe oferecer, fique de olho em nosso blog!

Temos posts novos toda a semana trazendo conteúdo relevante e diferente, você vai conhecer métodos novos e dicas incríveis de como conseguir continuar crescendo de forma saudável.

Enfim, não esqueça de compartilhar este post com seus amigos e comentar aqui em baixo o que achou do tema, se você já realizou uma promoção, como foi? Esperamos ver sua opinião!

 

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

  Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,