Porque o E-mail Marketing é tão importante?

Com a era digital, a internet e redes sociais se popularizaram de uma maneira global. Hoje é perfeitamente normal vermos pessoas de todas as idades (a grande maioria pelo menos) com um smartphone na mão.

Com isso, alguns recursos que já estavam por aqui antes desse “boom”, foram bastante beneficiados.

O E-mail é um grande exemplo disso. Antes, as pessoas usavam para se comunicar com seus amigos e entes queridos.

Já as empresas o utilizam como ferramenta para agilizar e padronizar o trabalho.

Hoje o E-mail é obrigatório para todos, já que é preciso ter um endereço eletrônico para criar uma conta no Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, etc.

Segundo o Pew Research 92% dos adultos online utilizam o E-mail.

Pensando nisso o post de hoje vai te contar a importância do E-mail marketing dentro do marketing digital.

Vantagens do E-mail Marketing

 As redes sociais são de extrema importância para suas campanhas, porém, você não deve se limitar a apenas adotá-las como único meio de divulgação.

O E-mail marketing tem um potencial muito grande a ser explorado. Veja suas principais vantagens:

Alcance

O E-mail é a atividade mais comum praticada na internet, desde de sua criação até os dias de hoje.

Criando a sua base de dados, abre a possibilidade de interação com um número considerável de leads.

Como o e-mail é obrigatório para qualquer um que deseja embarcar na internet esse alcance é muito mais amplo.

Veja aqui dicas para aumentar o seu alcance orgânico no google e nas principais redes sociais!

e-mail

Segmentação do seu público-alvo

Quando você possui uma base de dados muito grande e não sabe que tipo de e-mail é mais interessante para essa base, o melhor caminho é analisar os dados dos seus leads e segmentá-los.

Através das informações de cada indivíduo na base, você é capaz de separá-los por interesse, idade, último produto/serviço consumido ou qualquer outra informação que ele tenha te fornecido.

Com isso, você é capaz de mandar uma mensagem chamativa e pessoal para todos daquela base que tem um interesse em comum.

Formato

E-mail marketing é uma ferramenta muito versátil, com ela podemos mandar diversos tipos de e-mail.

Newsletter, e-mails promocionais, e-mails de boas vindas, e-mails sazonais e etc.

Ele te permite uma personalização grande, basta você adequar o seu e-mail com a identidade da sua marca e os gostos do seu público-alvo.

Quer saber mais sobre os tipos de e-mail marketing? Clique aqui que tem um post completo sobre os formatos e diferenças de email marketing! 

Retorno

Existem diversas ferramentas de e-mail marketing no mercado, algumas pagas outras não, é o caso do Mailchimp.

Com ele é possível criar campanhas de e-mail marketing gratuitamente, porém um ponto negativo é que a plataforma é em inglês.

Se você não souber nada de inglês a adaptação vai se tornar um pouco mais difícil.

De qualquer forma, utilizando ele e outras plataformas gratuitas, é possível ter um retorno muito grande sem pagar nada.

Quer saber quais outras ferramentas você pode usar para melhorar o seu marketing digital?

Confira o meu post que eu falo de algumas ferramentas gratuitas para melhorar a sua performance!

Engajamento

Com o e-mail você lembra o seu público-alvo que você não esqueceu dele.

Pode ser que ele passe na sua loja virtual só para ver o que tem de bom e talvez leve alguma coisa. Por isso trate bem o seu público via e-mail!

Acredite, clientes que já tiveram uma boa experiência com você estão sempre mais propensos a voltar.

Mensuração

É possível mensurar os resultados de suas campanhas utilizando e-mail marketing.

Quantos e-mail foram entregues, número de e-mail abertos, taxa de cliques e etc…

Lembrando que também é possível realizar testes A/B com o seu público.

Assim você será capaz de decidir qual formato que mais agrada o seu público e quais os melhores dias e horários para mandar os seus e-mails.

e-mail

 

A ferramenta se mostra excelente para tem um blog ou site.

Faça uma newsletter com as suas últimas publicações!

Se você tem uma floricultura, escreva dicas de como manter aquela flor que o cliente comprou.

O Importante é sempre mandar conteúdo que tem algo relacionado a sua marca ou nicho.

Aumento no número de vendas

Muitas empresas de grande porte mandam suas ofertas e promoções através de e-mails.

Isso porque trata-se de uma excelente forma de divulgar os seus produtos.

Basta um clique e seu cliente já está analisando o seu produto. Com dois ou mais ele realiza uma compra.

Se você tem um e-commerce, esse é um ótimo método para divulgar aquela semana dos 10% de desconto ou a semana do frete grátis.

A melhor carta, é aquela que você deseja receber

Apesar do e-mail marketing ser mais utilizado para fins comerciais, seu objetivo está longe de ser apenas por esse propósito.

Ele é muito importante para divulgação da sua marca e a contato com seu público.

Veja bem, diferente dos famosos Spams, o e-mail marketing é mandado apenas para usuários que desejam receber aquele conteúdo.

Você não deve mandar e-mails para quem não deseja receber aquela promoção ou não está interessado em um determinado produto.

Como é o usuário que preenche as informações e marca se quer ou não receber os seus e-mails, fica mais reforçado o fator de interesse.

A sua base de leads quer receber o seu conteúdo! Então porque não investir nessa comunicação e mandar um conteúdo de qualidade?

Então invista! Um e-mail bem profissional, bem escrito e visual pode sim melhorar as vendas do e-commerce além de abrir uma porta para desenvolver um relacionamento com seus clientes!

 

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