São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

OS ADVOGADOS E AS MÍDIAS SOCIAIS

OS ADVOGADOS E AS MÍDIAS SOCIAIS

Recentemente tive o prazer e a honra de palestrar no Congresso da Jovem Advocacia de São Paulo sobre Marketing Digital direcionado ao mundo dos advogados. Nessa palestra pude notar que esse assunto ainda é um mistério para muitos profissionais dessa área devido às rígidas regras publicitárias que rondam o mundo jurídico.

18954939_10211696421998175_4751791703170250515_o

Atualmente no Brasil, existem mais de 1 milhão de advogados e de acordo com o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é vedado fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail.

As colunas que o advogado mantiver nos meios de comunicação social ou os textos que por meio deles divulgar não deverão induzir o leitor a litigar nem promover, dessa forma, captação de clientela.

O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou veiculada por qualquer outro meio, para manifestação profissional, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional, vedados pronunciamentos sobre métodos de trabalho usados por seus colegas de profissão.

Porém, mesmo com todas essas restrições de divulgação e publicidade, temos uma esperança! São admissíveis como formas de publicidade, o patrocínio de eventos ou publicações de caráter científico ou cultural, assim como a divulgação de boletins, por meio físico ou eletrônico, sobre matéria cultural de interesse dos advogados, desde que sua circulação fique adstrita a clientes e a interessados do meio jurídico.

Resumindo: Para se destacar no mundo das mídias sociais os advogados devem focar em uma única coisa: CONTEÚDO!

X_estratégias_de_marketing_digital_para_advogados_correspondentes.jpg.jpeg

O QUE FAZER?

  • Escrever sobre novidades e notícias sobre as suas áreas de atuação no direito
  • Divulgar os artigos gerados pelo escritório
  • Divulgar os eventos que o escritório está envolvido ou que são relevantes aos clientes
  • Mostrar os acontecimentos interessantes sobre o escritório
  • Oferecer o cadastro de e-mail para receber newsletter  
  • Divulgar as mídias em que o escritório apareceu
  • Fazer as respostas diretas a contatos feito dentro do ambiente da rede

COMO FAZER?

  • Ter um blog de relevância sobre assuntos jurídicos
  • Usar o Linkedin para networking
  • Ter um site institucional bem feito e profissional
  • Replicar notícias de fontes confiáveis
  • Investir em uma página do Facebook
  • Produzir uma newsletter mensal ou quinzenal
  • Anúncios no Google

lem.pngLEMBRE-SE: O advogado NÃO DEVE confundir seu perfil pessoal com sua página profissional. A página do escritório é para comentar assuntos profissionais, tudo deve ser atrelado à imagem corporativa de atuação e a imagem que você quer passar para o mercado.

Não devem ser postados fotos da família, do bebê, do cachorrinho, do gatinho, da comida que você está saboreando no restaurante, do seu time do coração, do seu vestido decotado, do seu treinamento na academia e nem aquelas piadas da internet que nascem aos milhares todos os dias.

DICA DE OURO:  Evite termos jurídicos! O público que você está tentando atingir não vai entender o que você está tentando dizer se a linguagem for extremamente técnica normalmente utilizada por advogados.

Mesmo com tudo o que foi dito por aqui, se você não tem tempo ou alguém que possa produzir conteúdo para sua página, ainda existe a possibilidade de investir em Google Adwords, ou seja, colocar o seu site nos primeiros lugares da busca no Google.

Se você tem alguma dúvida a mais sobre o assunto, ou está precisando dar aquela alavancadas nos negócios, entre em contato! Estamos com preços especiais para Advogados!

E-mail: tnobile.marketing@gmail.com

Página no Facebook: https://www.facebook.com/thaisnobileSM/

Instagram: @thaisnobilemidiassociais

Linkedin: http://bit.ly/Thais-Nobile-Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *