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Os 19 maiores erros cometidos nas redes sociais

Os 19 maiores erros cometidos nas redes sociais

Confira aqui os 19 maiores e mais comuns erros no uso das redes sociais. Aprenda com eles a crescer e conquistar o sucesso.

  1. Não ter uma estratégia

Criar uma conta nas redes sociais e esperar para ver o que acontece nunca funciona.

Assim como você elaborou um plano de negócios para sua empresa decolar, você deve ter o mesmo cuidado para estabelecer sua estratégia nas redes sociais.

Esse projeto requer um investimento não apenas na implantação, mas também na manutenção cuidadosa.

Nas redes sociais a interação com o público é muito rápida, intensa e próxima, o que pode ser ótimo para a sua empresa como também pode ser desastroso.

Não existe uma abordagem perfeita ao construir sua estratégia de redes sociais, tudo vai depender do seu nicho, tipo de negócio, público-alvo, locar e etc…

  1. Não contratar um Social Media

As redes sociais são consideradas ambientes informais, e essa ideia faz com que as empresas não deem a importância que ela deve ter.

É comum vermos empresas criando perfis nas mídias sociais e deixando na mão de pessoas que não entendem nada desse novo universo da comunicação digital, trata-se de um grande erro, pois um profissional qualificado saberá fazer com que a mídia social tenha um papel importante na empresa.

  1. Não estar preparado para gerir uma crise

Quando há uma grande interação com o público, sempre esperamos que seja em forma de elogios e propaganda espontânea, mas nem sempre é isso que acontece.

Muitas empresas, têm grande dificuldade em identificar e treinar a equipe para lidar com situações de crise numa rede social, onde todos podem estar lendo o que acontece e compartilhando para um grande público.

Alguns erros podem ser contornados facilmente, outros vão requerer um esforço maior da equipe. Isso não quer dizer o fim do mundo e uma crise de comunicação nas redes sociais não invalida um projeto inteiro.

Uma interação negativa pode acabar se transformando em uma oportunidade para crescimento ou indicar uma melhoria fantástica na sua empresa. Assim, você deve pensar em como lidar com as interações negativas de modo a transformar esse consumidor insatisfeito em um cliente que pode voltar a fazer negócios e recobrar a confiança na sua marca.

  1. Não ter atenção ao conteúdo postado

Às vezes temos uma dificuldade em equilibrar a balança entre quantidade e qualidade na hora de postar.

Mas a dica de ouro é: seja relevante! As pessoas querem algo que seja interessante ao que elas estão vivendo e não apenas uma enxurrada de propagandas.

Lembre-se: mesmo botão que curte é o que deixa de curtir.

  1. Usar espaço apenas com publicidade e propaganda

Com certeza é o erro mais comum cometido pelas empresas, não adianta publicar apenas os seus produtos e preços, algumas pessoas ainda n sabem que você existe.

Então, mais uma vez, seja relevante!! mostre ao seu público-alvo materiais que eles gostam. Dê acesso àquilo que eles desejam conseguir. Se você vende batatas, que tal mostrar receitas interessantes ou dicas maravilhosas sobre como prepará-las?

Menos da metade do seu conteúdo deve ser propaganda, mais do que promover, as redes sociais são canais de engajamento!

  1. Copiar + colar respostas

Interações automatizadas nas redes sociais são facilmente percebidas. Copiar respostas e colar como forma de comunicação não apenas é falho, como também é indicativo de uma falta de atenção para com o seu público.

Saia do automático! Redes sociais são humanizadas, então dê a atenção que o seu público merece.

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  1. Não desenhar e entender seu público-alvo

Algumas perguntas devem ser feitas antes de começar qualquer atividade de uma rede social, como: Quem são as pessoas que você deseja atingir? O que elas querem e como elas se comportam? Quais os horários em que acessam as redes e através de quais meios (smartphones, tablets, computadores…)?

Entenda bem suas personas para desenhar postagens e escolher imagens que as conquistem.

  1. Não conhecer a concorrência nos canais usados

Uma valiosa dica de como melhorar sua estratégia e como focar seus esforços para conquistar melhores resultados é examinar minuciosamente o seus concorrentes.

Estude e descubra o que ele está fazendo de certo, de errado e até mesmo para saber qual o público que ele atinge.

  1. Muitas contas, pouco a dizer

Outro erro é achar que, quanto mais contas em redes diferentes, mais conectada sua empresa está.

Ter diversas contas sem conteúdo pode ser pior do que não ter conta nenhuma.

Se você está começando a se localizar no mundo das redes sociais, escolha duas redes e invista seus esforços e suas finanças nela! Mas sempre com a devida orientação, claro!

  1. Uso ineficaz de hashtags

Colocar hashtags é uma ferramenta que deve ser usada para fortalecer a marca, colocar linhas e linhas delas em uma imagem não faz a sua empresa parecer moderna, muito pelo contrário, acaba sendo muito desconfortável para a visualização do público.

Criar uma campanha com uma hashtag pode ser uma ótima oportunidade de medir a sua força dentro das redes sociais e garantir uma maior interação.

  1. Não ouvir seu público

Ter em mente apenas postar coisas interessantes para que você obtenha sucesso nas redes e deixar de ouvir o seu público nas redes sociais é um caminho curto para o fracasso. Esse mesmo público é quem indica o que deseja ler e indica para a sua equipe quais assuntos que podem ser abordados nos seus espaços.

Ao invés de quebrar a cabeça pensando em novidades, leve em consideração o que ele tem a dizer.

  1. Uso inadequado de imagens

Postar imagens feias e de baixa qualidade não podem passar nem perto de uma rede social, não existe mais desculpa para isso hoje em dia. Valorize a imagem da sua marca investindo em material de qualidade para o fundo do perfil, avatar, fotos para matérias e afins.

  1. Não converter seguidores/fãs/amigos em clientes

Não adianta ter mil seguidores se eles são apenas seguidores. Eles precisam se transformar em clientes para a sua empresa e garantir retorno aos seus esforços e investimentos.

Desloque-os da rede para o seu site com uma chamada atrativa e não apenas com intenções de venda, mostre o quando pode mudar a vida dele com seu produto.

14 – Comprar curtidas e seguidores:

Nem todo mundo sabe, mas é possível comprar seguidores e curtidas para certas redes sociais. Mesmo sendo uma péssima ideia, esta ainda é uma prática que acontece bastante.

Adquirir centenas ou milhares de seguidores com pouco ou nenhum esforço parece tentador, mas são seguidores vazios.

Eles não se importam com o que você está dizendo ou o que você está fazendo. E muito provavelmente não estão interessados no que você está oferecendo, não gerarão lucros, apenas gastos.

15 – Postar demais:

Em muitas redes sociais ocorre algo que poucas pessoas imaginam, a fadiga de posts. Lotar uma página de postagens diariamente não fará seus clientes gostarem mais da sua empresa ou achar que ela é ótima e moderna, muito pelo contrário isso pode acabar cansando a imagem da sua marca.

Você pode ter muita coisa para compartilhar com seu público, mas antes de postar alguma coisa, pergunte-se: “Será que eles se importam com isso”? Se a resposta for não, então não há maneira mais rápida de perdê-los do que enchendo seus feeds de “spam”.

16 – Ignorar o ROI (Retorno Sobre Investimento):

As mídias sociais são, relativamente, um canal de marketing barato. Mensurar o seu ROI é essencial para certificar-se de que não apenas a sua estratégia de social media está funcionando, mas que você também não está perdendo dinheiro com isso.

17 – Apagar comentários negativos:

Deixar depoimentos críticos serem vistos por todos representa uma grande oportunidade para fazer um cliente feliz em um local público e, além disso, reconhecer publicamente um problema do seu negócio que você talvez não tivesse conhecimento.

Você nunca vai ser capaz de deixar cada um de seus clientes ou consumidores felizes, mas com certeza pode usar as redes sociais para amenizar a tempestade e ainda melhorar sua imagem ao mesmo tempo. Ao responder publicamente, você pode até mesmo colocar uma conversa a seu favor.

18 –  Não investir dinheiro

Um ponto muito crítico quando se fala de redes sociais é a parte de investimentos financeiros, a maioria das pessoas acha desnecessário, já que, usá-las é algo totalmente gratuito. Porém, sem o correto investimento em conteúdo e financeiro o alcance será muito menor e o objetivo a ser alcançado ficará comprometido.

19 – Empresas esquecem de questionar os seus clientes

Clientes adoram dar opinião e influenciar as diretrizes das companhias, mas é improvável que eles façam isso sem serem solicitados primeiro. As empresas precisam ter o costume de utilizar o Facebook ou Twitter para questionar seus clientes sobre determinados produtos. Trata-se de um ótimo caminho para aumentar o engajamento da sua rede social e ainda descobrir o que interessa aos seus clientes.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para melhorar ainda mais o funcionamento das redes sociais da sua empresa!

Por hoje é só!

Até a próxima!

Thais Nobile

 

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