Capa do post - Imagem de dois funcionarios trabalhando em um escritorio

O que é Endomarketing Digital?

Você já ouviu a expressão “Trabalhar em tal lugar é o meu sonho”? Essa é uma frase muito comum para nós trabalhadores.

Existem muitas empresas hoje que são conhecidas pelas suas excelentes condições de trabalho, além das sua presença nas redes sociais.

Essa fama se deve a alguns fatores, entre eles um que conhecemos por Endomarketing Digital.

Para contextualizar melhor essa ideia, eu vou te contar:

  • O que é o endomarketing e o endomarketing digital;
  • Quais as vantagens de se aplicar o endomarketing;
  • Como aplicar o Endomarketing Digital na sua empresa;

Fique por aqui e conheça mais sobre esse mundo.

Endomarketing

Imagem que mostra uma equipe comemorando

Antes de mais nada, é necessário saber o que é o endomarketing tradicional antes de explicar o que é o endomarketing digital ok?

Endomarketing são ações de marketing voltadas para outro tipo de público-alvo: os colaboradores de uma empresa.

Essas ações são normalmente realizadas por dois departamentos dentro de uma organização: o Marketing e o Recursos Humanos.

O Recursos Humanos fica responsável por entender quais são as necessidades dos colaboradores e quais são os problemas que impedem o engajamento e a interação dos mesmos.

Coletadas essas informações, a equipe de Marketing fica responsável por traçar ações e estratégias que irão trazer resultados positivos.

Isso em um contexto geral, ou seja, bons resultados tanto para o colaborador quanto para a organização.

Seu objetivo é melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, em outras palavras, podemos dizer que é um marketing interno.

Principais Vantagens

Aplicando o endomarketing é possível:

  • Aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores;
  • Diminui o índice de rotatividade da empresa;
  • Melhorar o clima organizacional empresa;
  • Criar uma relação de compromisso e lealdade com o colaborador;

Sem dúvida, o endomarketing é super importante para as organizações atualmente.

Endomarketing Digital

Imagem que mostra as funcionarias interagindo digitalmente

Assim como o nome diz, o endomarketing digital é uma evolução do endomarketing tradicional.

O seu objetivo é o mesmo, porém adaptando essas estratégias e ações às plataformas digitais.

Hoje, nós estamos sempre conectados, pesquisando coisas, recebendo informações e nos comunicando.

Por isso, as empresas precisam inovar e utilizar as tecnologias de hoje para interagir com seus colaboradores.

 

Quais são as vantagens de se aplicar o Endomarketing Digital?

Vamos listar algumas vantagens que o endomarketing digital poderá lhe trazer quando aplicado de maneira correta:

Motivação

Hoje a maioria da população está acostumada a se comunicar pela internet. Logo, promover a interação fora desse mundo digital talvez não seja tão interessante dependendo do perfil do seu colaborador.

Com o uso de redes sociais ou softwares de comunicação corporativa, os seus colaboradores podem se sentir mais motivados a interagir.

Fácil adesão de campanhas e comunicados

Utilizar plataformas digitais para se comunicar com seus colaboradores gera um dinamismo maior de envio, recebimento e internalização da mensagem.

Desse modo, é muito mais fácil promover uma campanha, acontecimento e etc.

Promove a integração dos colaboradores

Com essa comunicação facilitada, o colaborador não tem um contato limitado com os outros setores da empresa.

Graças às plataformas de comunicação interna, hoje é possível interagir com toda a empresa de forma rápida e simples.

Promove a economia

Ações realizadas nos ambientes digitais são mais econômicas para a empresa além de oferecer um custo/benefício maior se comparadas às ações em um ambiente físico.

 

Como aplicar o Endomarketing Digital dentro da minha empresa?

Funcionaria aplicando uma palestra

Primeiramente é necessário um entendimento geral do ambiente interno da empresa para que essas ações tenham um sucesso considerável.

No ambiente físico, normalmente os profissionais de Marketing e RH realizam:

  • Pesquisas dentro do ambiente de trabalho;
  • Eventos internos (Ex: Workshops, palestras etc);
  • Ações de integração (Ex: Happy hours, festas dos aniversariantes do mês, almoços, festas de fim de ano);
  • Cursos e treinamentos para a Capacitação dos colaboradores;
  • Outros benefícios (Ex: Vale academia, Viagens, passeios, almoço entre os funcionários);

Já no Endomarketing digital é um pouco diferente. Os gestores utilizam ferramentas e plataformas digitais para promover a interação entre os colaboradores.

Vamos falar dessas ferramentas:

1 – Blogs Corporativos

Através de um blog, é possível abordar assuntos do interesse dos colaboradores.

Existem diversos temas que podem ser abordados, como por exemplo: parcerias, quais são as melhores atividades para se realizar nas férias e etc.

Além disso, a organização pode convidar os colaboradores para escreverem sobre algo que possuem total domínio.

Quer saber mais sobre a importância de ter um blog corporativo? Clique aqui!

2 – E-mail Marketing

Essa é uma ótima forma de se enviar mensagens personalizadas para cada setor da empresa.

Isso se deve a capacidade de segmentação que o E-mail marketing oferece, além disso, é super comum os colaboradores checarem o seu e-mail todos os dias.

Para saber mais sobre a importância do E-mail Marketing, Clique aqui!

3 – Aplicativos

Existem diversas empresas que utilizam Aplicativos para promover a comunicação interna, seja ele desenvolvido internamente ou não.

Dessa maneira, compartilhar informações relevantes sobre a empresa e promover a interação de todas as áreas, se tornou algo bem simples.

4 – Vídeos

Assim como o blog, o objetivo dos vídeos é promover a interação dos colaboradores através de conteúdo relevantes e de qualidade.

Entretanto, eles podem ser disponibilizados em um canal corporativo do Youtube ou até mesmo em uma TV corporativa.

Confira 7 dicas pra se criar um canal de sucesso no youtube!

5 – Rede social exclusiva para colaboradores

Esse seria um ambiente restrito apenas para os diversos colaboradores da empresa.

Para apresentar um bom nível de engajamento, seria necessário que essa plataforma apresentasse suporte a um chat para a comunicação e que cada um colaborador tivesse o seu perfil profissional com a sua função e expertises.

6 – Redes sociais da empresa

Vestir a camisa da empresa é algo importante, uma boa forma de aumentar o engajamento dos colaboradores com a marca é estimulando os mesmos a interagir com a ela dentro das redes sociais.

Com toda a certeza isso pode ajudar na motivação, bem como no sentimento de compromisso e lealdade dos colaboradores.

Sem contar, é claro, que isso pode ajudar no engajamento das redes sociais da empresa.

Funcionário Feliz = Cliente feliz

Um grupo de colaboradores dentro do escritorio

Nós sabemos que mesmo que as organizações paguem bem, às vezes, a rotina de trabalho pode ser bem estressante.

Com o endomarketing e o endomarketing digital, é possível melhorar a vida dos seus colaboradores.

Realizando essas ações é possível fazer com que os colaboradores se sintam mais importantes para a organização, o que estimula que os mesmos se sintam mais motivados e por consequência produtivos.

Todos sabemos que um colaborador satisfeito e feliz, pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia e no lucro da empresa.

Por isso, estude como é a cultura organizacional da sua empresa e planeje bens quais as estratégias que irão se adequar melhor aos seus colaboradores!

Espero que esse post tenha esclarecido algumas dúvidas, certamente, esse conteúdo poderá ajudar no endomarketing da sua empresa.

Comente aqui se a sua empresa aplicar alguma dessas técnicas mencionadas e o que ela fez para te deixar mais motivado!

 

Fontes:

https://rockcontent.com/blog/endomarketing/

https://blog.opinionbox.com/endomarketing/

https://rockcontent.com/blog/endomarketing-digital/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *